Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL DA NIKE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP
TUTOR A DISTÂNCIA
CAMPINAS - SP
MAIO - 2017
TUTOR A DISTÂNCIA
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em CURSO do Centro de Educação a Distancia - CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP, como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Técnicas de Negociação, Comportamento Organizacional, Empreendedorismo, Ética e Relações Humanas no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal e Profissional.
CAMPINAS – SP.
MAIO – 2017
PASSO 1
	a) Por que é importante considerar a “W” dos participantes de um processo de negociação? 
	Porque toda negociação é baseada em uma relação entre pessoas, que sofrem influência direta das suas “W” para a tomada de suas decisões. As “W” de cada pessoa interferem diretamente nas relações humanas, sejam elas pessoais ou profissionais.
	b) No caso da empresa estudada, como a “W” pode afetar nas negociações e nas estratégias desenvolvidas pela empresa? 
	É fundamental não só saber identificar como também saber lidar com os diversos ‘W’ das partes envolvidas no processo de negociação. O desenvolvimento dessa capacidade pode ajudar o negociador a obter resultados mais efetivos no que diz respeito à satisfação dos interesses das partes, bem como a encontrar alternativas criativas para soluções de conflitos, chegando mais rápido ao ganha-ganha. 
	c) Considerando a importância da comunicação nas negociações, cite estratégias e meios que as empresas têm adotado para lidar com a questão da “W” nos processos de comunicação. Pesquisar casos verídicos.
	
	Em qualquer processo de negociação, as estratégias devem estar presentes, tanto sob a perspectiva de um resultado como na importância do relacionamento. Podemos incluir cinco tipos de estratégias, que são:
- Estratégia de acomodação: negociação perde-ganha.
Ação: abre mão dos resultados.
Objetivo: preservar o relacionamento.
- Estratégia de evitar: negociação perde-perde.
Ação: não se evita o conflito.
Objetivo: nenhum aspecto é relevante para evitar o conflito.
- Estratégia competitiva: negociação ganha-perde.
Ação: negociador ganha a qualquer custo.
Objetivo: busca do ganho.
- Estratégia colaborativa: negociação ganha-ganha.
Ação: busca de resultados.
Objetivo: prioridade para os relacionamentos e os resultados.
- Estratégia do compromisso: combinação de situações.
Ação: partes não atingem boa colaboração.
Objetivo: prioridade em atingir alguns resultados e/ou preservar o relacionamento.
Dois pontos devem ser identificados e avaliados pelos negociadores na escolha das estratégias. São eles:
- A relevância das relações passadas, presentes e futuras com o opositor.
- A importância do resultado a ser obtido com a negociação.
Já outra linha de estudiosos de área de negociação afirma que as estratégias são classificadas em função dos papéis desempenhados pelos negociadores na condução da negociação. Podemos elencar negociador efetivo:
Características: conhecer os fatos relacionados à negociação;
		 Formalizar e documentar todas as declarações;
		 Realizar questões reais;
		 Verificar os fatos;
		 Responder questionamentos;
		 Proporcionar Informações Claras e Complementares.
	Conforme Martinelli (2006, p.28): “os negociadores efetivos podem ser insensíveis às reações emocionais e aos sentimentos da outra parte, perdendo-se nos próprios detalhes da negociação”. Deve ter o máximo cuidado do negociador efetivo não questionar os próprios indivíduos da equipe, contribuindo negativamente para o potencial estratégico da equipe.
PASSO 2
	a) Quais benefícios tais prática traz para as empresas? 
	
Aumentos das vendas, maior interesse e visibilidade para as empresas, o storytelling traz curiosidade ao despertar interesse na história contada, isso cria identidade à marca e traz força para o seu marketing.
	b) Como companhias como a Nike podem adotar tal ferramenta, considerando sua dimensão e diversidade cultural? 
	Criando uma história baseada num ídolo, como por exemplo, o jogador de futebol Neymar, conhecido mundialmente, ou também como o jogador Cristiano Ronaldo, ambos tem muita visibilidade e isto traz curiosidade e ajuda a impactar e criar vínculos com os clientes, que passam a comprar e usar a marca.
	c) Quais impactos tal prática pode provocar na cultura de uma organização como a Nike?
	Atrair milhares de clientes, impulsionando as vendas e aumentando a visibilidade da marca.
PASSO 3
a) Com base no que você leu acima sobre a obra de Schumpeter, identifique características citadas pelo autor que classificam a companhia estudada como uma empresa inovadora. 
	Produtores iniciam mudanças e não consumidores, que são induzidos 
Produção: combinação de materiais e forças 
Desenvolvimento: novas combinações
5 CASOS:
1 Novo bem ou nova qualidade - 
2 Novo método de produção - 
3 Novos mercados - 
4 Novas fontes de matérias-primas - 
5 Nova organização industrial 
b) Leia a notícia: “Nike divulga preços de tênis inspirados em ‘De volta para o futuro’”, disponível em: http://www.tecmundo.com.br/nike/111712-nike-divulga-preços-tenis-inspirados-volta-para-futuro.htm> Identifique como o empreendedorismo se mostra em tais casos e qual o tipo de inovação apresentada. 
	
	O empreendedorismo causa um impacto positivo, ao relembrar o filme "De volta para o futuro" este famoso tênis do Marty McFly, é uma grande jogada de marketing, por ser um produto que muitos sonhavam em ter por causa do filme. É uma inovação demonstrada no sistema de amarração do tênis, que se adapta instantaneamente ao pé.
c) Busque outros exemplos de inovação desenvolvidos pela companhia em questão e as classifique como inovações radicais ou incrementais (cite, no mínimo, três).
1-
NIKE HYPERADAPT 1.0: 
O FUTURO DO AJUSTE
Uma inovação desta nova era da performance personalizada, o Hyper Adapt é a primeira etapa do conceito de amarração auto ajustável. Ele oferece um ajuste preciso que pode ser ajustado às necessidades de mudança do jogo. Através desta inovação pioneira, a Nike oferece um sinal do futuro dos calçado.
2-
COLEÇÃO NIKE FUTEBOL:
APRESENTANDO TRAÇÃO FLYKNIT
Desde o advento da plataforma Air, há 40 anos, os designers faziam uso de espuma e borracha para separar a plataforma Air do pé, com objetivo de melhor apoio e tração. Hoje, a realidade é outra. Após anos de pesquisa, essas barreiras puderam ser removidas para criar eficiência máxima aos corredores. Simplesmente com um cabedal Nike Flyknit e amortecimento Nike Air, o Nike Air VaporMax quer reinventar a forma como os calçados são feitos e oferece aos atletas o amortecimento mais puro já criado. 
3-
NIKE LUNAREPIC FLYKNIT:
CORRIDA SEM ESFORÇO
A plataforma Nike Flyknit continua a demonstrar seu poder à medida que reescreve as regras de engenharia de desempenho. Hoje, o Nike Flyknit está disponível em todos os esportes para todos os atletas em todas as condições, um salto quântico para uma tecnologia lançada há quatro anos exclusivamente para maratonistas. As combinações de fios e técnicas de costura digitais que compõem o Flyknit oferecem aos atletas opções mais fortes e à prova de intempéries, à medida que a Nike continua a explorar as infinitas possibilidades desta tecnologia inovadora para superar os maiores desafios do mundo do esporte.
PASSO 4
	a) Discorra sobre a visão que o documentário apresenta acerca das grandes corporações. 
	A grande questão por trás das corporações e, na verdade, por trás de todo o modelo capitalista é até que ponto se deve ir em busca do lucro máximo. O filme apresenta diversos casos de abusos, das fábricas que pagam um salário muito baixo e vendem os produtos lá produzidos por quantias muito maiores até a “compra” do direito de explorarbens naturais, como a água. Nos casos citados, e em tantos outros exibidos ao longo do filme, há questões éticas e morais deixadas de lado, superadas pela oportunidade de lucrar cada vez mais.
	The Corporation busca conscientizar o espectador sobre o que acontece no meio econômico global, denunciando abusos e tentando combater criando tumultos. Não através de quebra de fábricas ou algum outro meio violento, mas na simples cobrança das pessoas às empresas, deixando de consumir determinadas marcas até que suas respectivas corporações assumam uma postura mais humanitária. Esquecem que, por trás de uma corporação, há pessoas, de carne e osso, de perfil parecido com as que protestam.
	b) Atualmente, como se encontra a relação da companhia em questão com os ativistas sociais que atacam e arranham a imagem da corporação?
	A empresa tem melhorado a remuneração e condições de trabalho de seus funcionários terceirizados e estabeleceu uma política de aproximação com as comunidades carentes.
	 c) Quais medidas empreendedoras sustentáveis a Nike tem desenvolvido?
	
A Nike vem cultivando a imagem de empresa responsável através do apoio a ONGs e eventos ecológico e social (Air to Earth – programa de reciclagem de produtos Nike; P.L.A.Y. - Participante in the LivesofAmerica’sYouth – programa de integração de jovens carentes; Race to Stop Global Warming – patrocínio de corrida contra o aquecimento global etc.).
PASSO 5
a) Identifique, no case apresentado no início deste desafio (Um case de Marketing Global: Nike Inc.), quais atitudes a companhia tem desenvolvido para contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. 
É importante e fundamental para uma corporação do porte da Nike se valer de marcas registradas e de patentes, o que acontece em mais de 100 países. O intuito é se diferenciar da concorrência e agregar valor aos produtos desenvolvidos e comercializados pela companhia, principalmente em decorrência dos gastos com pesquisas e desenvolvimentos, design e marketing. 
b) A empresa se mostra preocupada com a missão que o mundo corporativo precisa ter com o estabelecimento de projetos de vida para os funcionários?
Sim, já faz parte os funcionários praticarem esportes, e a empresa tem melhorado a remuneração e condições de trabalho de seus funcionários e estabeleceu uma política de aproximação com as comunidades carentes norte americanas
 c) Identifiquem, na notícia indicada acima, decisões e estratégias voltadas para a cultura organizacional. 
Para propagar os conceitos estabelecidos pela estratégia global da companhia, a empresa agrupa países em função de sua similaridade e tenta criar, preferencialmente, produtos com demanda universal dentro de nichos específicos e segmentados de mercado. Isto é causa da estratégia de comunicação global que possibilita a veiculação de anúncios conceituais.
d) A direção da empresa se preocupa em aproveitar as vantagens de ter como parte integrante do seu capital humano pessoas com etnias diferentes?
	Sim, a empresa agrupa países em função de sua qualidade, do seu caráter e tenta criar produtos específicos segmentados de mercados. Esta segmentação permite que se identifique e defina os consumidores, tornando a abordagem ao público alvo mais efetivo pela utilização de elementos que combinem informações demográficas, de atitudes e de estilo de vida.
REFERÊNCIAS
http://sendosustentavel.blogspot.com.br/2010/02/nike-delineia-estrategia-global-para.html
https://www.guiadoboleiro.com.br/noticia/2016/03/23/chuteiras-nike-anti-clog-tecnologia-contra-lama-5011.html
PLT Técnicas De Negociação Martinelli (2006, p.26): Lewicki (2002, p.29):
http://www.marketingviewer.com.br/estrategias-globais-sustentabilidade-e-inovacao/
http://www.webrun.com.br/h/noticias/lancamento-mundial-da-nike-apresenta-novas-tecnologias/16620
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: história, geografia. Brasília: MEC/SEF, 1997. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro051.pdf
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf
UNESCO. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília: 2010. Disponível <http://ftp.infoeuropa.eurocid.pt/database/000046001-000047000/000046258.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2013.

Outros materiais