Buscar

semiotica

Prévia do material em texto

1 ) Onde há fumaça, há fogo trata especificamente de um :
R: INDICE
 
2) São considerados Signos Simbólicos, exceto: 
R: Lâmpada Acesa
 
3) A concepção teórica de significado e sentido tem papeis diferentes na semiótica, a saber         
(assinale a alternativa correta) 
R: O Significado esta para o signo assim como o sentido esta para a mensagem.
 
4) A dissertação, nos textos escritos, é o que mais se aproxima da terceiridade de Peirce por estar ligada a conceituações, a formulações quase sempre abstratas. Nesse tipo de discurso há uma realidade que precisa de uma exposição intelectiva, racional e que depende de conhecimento para explicitada. Marque a única opção que não corresponde a esse conceito. 
R: Na dissertação o raciocínio indutivo é o caminho mais usado para os argumentos. 
 
5) Sobre a Terceiridade, é possível afirmar. Assinale a alternativa Correta:
R: É o momento em que, estimulado pelos signos, o receptor faz associações com a cultura na tentativa de interpretá-lo.
 
6) Os signos denominados arbitrários são aqueles que: 
R: Tem uma relação convencional com o objeto que representam.
 
7) Um capítulo de um livro é um signo e o leitor, sob o ponto de vista da Tríade peirceana será
R: O interpretante
 
8) Dentro da tricotomia do signo da semiótica peirciana há o reconhecimento da primeiridade, secundidade e terceiridade. O interpretante apresenta estes três pontos como sendo REMA, DISCENTE e Argumento respectivamente. Sobre o Discente é correto afirmar:
 R: Quando o interpretante enseja articulações interpretativas, afirmações.
 
9) Um signo è sempre construção que leva em conta processos  relacionais que estão muito longe de serem apenas uma suposição ou uma decisão deliberada de interlocutores. O semioticista CH. S. Peirce denominou como interpretante.
R: Interpretante é uma instancia que corresponde ao processo relacional que leva um sig no a ser traduzido por outro signo, a partir da representação que o signo mantem com o objeto. 
 
10) Como a abordagem semiótica apresenta a compreensão do sentido ? 
R: O sentido é o fruto da construção da enunciação, a compreensão de sistemas produtores de linguagem. 
11) Ao tratar da semiótica da imagem, no livro imagem, cognição, semiótica e mídia , Lucia
Santaella, sinaliza que as imagens podem ser observadas tanto na qualidades de signos que representam aspectos do mundo visível quanto em si mesmas, como figuras puras e abstratas ou formas coloridas. A diferença entre ambas as maneiras de observação se refletira na dicotomia signos icônicos versus signos plásticos. “Significa dizer que : 
R: Os signos plásticos compreendem as cores, formas, linhas, texturas e a própria composição interna da imagem. 
 
12) Leia o texto abaixo e complete as lacunas com uma das opções que seguem:
A legitimidade de cada pronunciamento e de outras semioses, que permitem o  exercício livre e continuado de tradução do significado do monumento, diz respeito a instancia do interpretante porque é PROCESSO,  porque é construção em ato comunicativo ou enunciado, sem ser dada a priori, a semiose só pode ser pensada como um exercício de liberdade do SIGNO  na produção da Significação. Esse é o ponto de partida e o ponto da abordagem da semiótica da comunicação. Aqui comunicação é, fundamentalmente, SEMIOSE. Compreendê-la é uma forma de adquiri a consciência de linguagem que permite ler e significar as manifestações que foram os sistemas culturais. 
R: PROCESSO- SIGNO-SEMIOSE
 
13) Sobre a semiótica e a linguagem publicitaria, assinale a alternativa incorreta
R: As peças publicitarias são criadas de forma intuitiva e aleatória, tendo como base somente a inspiração de seus produtores no momento criativo.
 
14) Podemos encontrar discursos que utilizam diversos tipos de linguagem compostas por signos em narrativas como, exceto:
R: Cadeira
 
15) Falar em linguagem publicitaria é falar de sedução, persuasão. A publicidade, na maioria das vezes, trabalha o texto sincrético, isto é, alia linguagem visual e linguagem verbal. O interpretante, ao ler num texto publicitário uma palavra, deve associá-la a situações fora daquele contexto. 
Observe a seguinte mensagem publicitaria e, como interpretante, marque a opção mais adequada: (BULIMIA. DUAS VEZES O SABOR, NENHUMA CALORIA).
R: A verdadeira intenção não vem sob forma de imposição e sim de sugestão
 
16) Em matrizes da linguagem e pensamento, Lucia Santaella sugere um método de analise de linguagens ( áudio) visuais de acordo com as diferentes modalidades da matriz visual, que são: as formas representativas, não –representativas e figurativas. Observe as assertivas e assinale
a alternativa incorreta.
 
 
I - Formas não – representativas são as formas não- identificáveis, não-definiveis, que na imagem televisiva, por exemplo, se apresentam, na maioria das vezes, como um fundo que busca apenas valorizar a figura em cena.
 
II- Formas representativas aparecem quando a imagem passa a estabelecer relaçoes de significado com os outros elemntos da cena, com a musica, o texto, o contexto etc.
 
III – Formas figurativas são formas quando existea denotação, no caso do cenário, por exemplo, se pode reconhecer uma sala de estar, um foye, diferenciar uma enseada de uma gruta etc.
 
R: TODAS AS ALTERNATIVAS ESTÃO CORRETAS.
 
17) As charges no jornalismo impresso são empregadas como:
R: Recurso icônico e indicial.
 
18) Se observamos uma campanha publicitaria num outdoor e nos detivermos, por exemplo, nas cores, linhas, formas, volumes, em terminologia semiótica estaremos analisando:
R: Os qualissignos das mensagens.
 
19) A abordagem semiótica  propõe um outro funcionamento ao clássico circuito de formulado pela teoria da comunicação que pressupõe na mensagem  uma codificação comum entre o polo de emissão e recepção. Como a semiótica pensa sobre a mensagem/ recepção. 
R: A semiótica é uma ciência que da significado de como a mensagem chegara ao receptor e de como a mensagem será interpretada pelo receptor. Podendo se decodificada de varias formas.
 
 20) Em tempo de novas mídias interativas, a semiótica ganha papel fundamental nos novos processos comunicacionais. Explique a afirmação, relacionando a importância da semiótica às novas formas de comunicação. 
R: A semiótica trabalha com a simbologia e se torna importante para as novas mídias ao lidar com o sentido que os eleitores dão aos elementos

Outros materiais

Perguntas Recentes