Buscar

Reticuloperitonite traumática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Reticuloperitonite traumática 
Definição: doença esporádica dos ruminantes causada pela perfuração do retículo pela ingestão de material perfurocortante, que resulta na contaminação das cavidades e órgãos.
Peritonite= devido a perfuração ocorre à Inflamação da membrana que reveste a parede abdominal e cobre os órgãos abdominais. ( Peritônio)
Animais acometidos: Em especial acometendo mais os bovinos, raros em caprinos e ovinos.
Pelo fato de acometer mais os bovinos ,podemos citar a rápida ingestão de alimentos, outro fator que predispõe a ingestão de corpos estranhos é a deficiência alimentar de minerais (MARTINS et al, 2004), já que a baixa ingestão de ferro, cálcio, fósforo, zinco e/ou cobalto, favorece a ingestão de corpos estranhos, principalmente restos de arame farpado, pregos, parafusos e outros objetos que são ricos nesses minerais, presença da papilas caudalmente na cavidade oral, além da grande capacidade de contração do retículo. 
Enquanto que em bovinos jovens raramente encontra-se corpos estranhos nos pré- estômagos, ate 90% dos animais adultos podem possui-los dependendo das condições de criação dos mesmos.
A frequência está relacionada as condições de manejo ( sendo mais raro em animais criado a pasto), instalações, fornecimento de alimento, época do ano, construção ou reforma recente na propriedade , estado de conservação, manutenção de equipamentos na fazenda.
Podemos encontrar : pregos, ferrolhos, pedras, arames.
PATOGENIA 
A ingestão do corpo estranho e subsequentemente penetração na parede reticular, leva do desenvolvimento de uma reação inflamatória localizada e aguda a peritonite. Se a penetração ocorrer somente nas dobras da parede do órgão, o curso da doença será mais brando, com inapetência temporária e redução na produção de leite.
SINAIS CLINICOS 
Os sintomas são extremamente variáveis e diretamente influenciados pela região anatômica da perfuração dentro do retículo, sua profundidade pela lesão visceral abdominal ou torácica associada e pelas características físicas do objeto causador.
A forma clássica da doença, caracterizada por peritonite localizada aguda, acarreta queda na ingestão de alimentos, além de uma súbita e drástica interrupção da produção leiteira, a qual pode reduzir-se em ate 50% dentro de 12 horas. Os animais acometidos podem apresentar relutância para movimentar-se, arqueamentos da coluna vertebral, gemidos, dispneia, dor abdominal e a abdução dos membros torácicos. Ocasionalmente regurgitam mais material do que eles podem reter como bolo alimentar, isso representa um disparo neurogênico relacionado com a pressão do reflexo de regurgitação originário de irritação reticular. 
Já a peritonite localizada crônica apresentam sinais de perda de peso, pelos em más condições, anorexia intermitente, redução da produção leiteira, alteração da consistência das fezes e disfunção ruminal com ou sem timpanismo leve. Tais animais podem ter uma postura arqueada, além de dor abdominal.
Há peritonite aguda difusa caracteriza-se pela aparência de profunda toxemia dois a três dias após o aparecimento da peritonite local. A motilidade do trato alimentar esta diminuída, observa-se acentuada depressão e a temperatura encontra-se discretamente elevada ou subnormal. A frequência cárdiaca aumenta para até 100 – 120 – bpm, e os gemidos de dor podem aparecer com 
o auxilio da palpação digital profunda sobre quase toda a parede abdominal ventral. Tal estagio normalmente é seguido por rápido colapso na circulação periférica. Na fase terminal, o decúbito e a depressão são comuns.
Animais com pleurite ápos perfuração por corpo estranho normalmente apresentam-se depressivos com taquicardia e febre. A pleurite manifesta-se rapidamente caracterizada por respiração superficial, sons pulmonares abafados.
RETICULOPERICARDITE TRAUMATICA
Definição: é a inflamação do pericárdio, resultando no acumulo de liquido e /ou exsudato entre os pericárdios visceral e pariental. A mesma ocorre por perfuração do pericárdio por um corpo estranho linear e/ou metálico.
Acontece devido a sintopia entre o coração, que se localiza muito próximo da região diafragmática do retículo.
ESPECIES ACOMETIDAS: Bovinos, mais raro em caprinos e ovinos 
PATOGENIA
Durante a passagem pelo aparelho digestório, os corpos estranhos são retidos no rúmem ou retículo. Mas se tratando de estruturas perfurantes, poderão dirigir-se no sentido intrareticular, transpondo a parede reticular, causando uma peritonite focal ou difusa, ou perfurar o diafragma e saco pericárdico, causando RPT. Raramente pode ocorrer perfuração do fígado e baço e ao atingir a cavidade torácica ocasionalmente pleurites ou perfuração do pulmão esquerdo.
SINAIS CLINICOS
Nas pericardites traumáticas a apresentação clinica irá variar de acordo com o volume e velocidade de formação de efusão pericárdica. 
Poderá ocorrer morte súbita devido a hemorragia, se houver perfuração das artérias regionais principais e também no caso de penetração no miocárdio ou ruptura da artéria coronária.
Acúmulo de exsudato fibrino – purulento no saco pericárdio leva a uma alteração cardíaca funcional, manifestada por aumento da frequência cardíaca e da área de som maciço durante a percussão cardíaca, congestão venosa com prova positiva da estase venosa na veia jugular e consequentemente edemas submandibulares e pré- esternal, levando à uma insuficiência cardíaca congestiva e a morte.
 Apresentando também – febre, anorexia, depressão ou perda de peso, edema periférico, distensão e pulsações venosas jugulares, taquipneia ou dispneia são os principais sintomas clínicos, dores através da postura anormal, caracterizada pelo cotovelos em abdução, mugidos expiratórios espontâneos ou induzidos, ficar em estação com os membros torácicos apoiados em superfície elevadas.

Outros materiais