Buscar

Resumo Direito Civil V

Prévia do material em texto

AV2 de Direito Civil V
Direito de Família
Conceito: É difícil sua conceituação, logo definimos o que é família e acaba sendo feita a enumeração dos vários institutos que regulam as relações entre pais, filhos, cônjuges e conviventes, ou seja, a relação das pessoas ligadas por um vínculo de consanguinidade, afinidade ou afetividade.
Histórico: A sociedade só aceitava a família constituída pelo matrimônio e a lei regulava somente o casamento, as relações de filiação e o parentesco. O reconhecimento social dos vínculos afetivos formados sem oficialidade fez as relações extramatrimoniais entrar no mundo jurídico pela jurisprudência, o que levou a CF a criar o conceito de entidade familiar o que chamou de união estável. O legislador teve que regulamentar este instituto e integrá-lo no livro do direito de família. O CC esqueceu de disciplinar as famílias monoparentais reconhecidas pela Constituição como entidade familiar. Igualmente nada traz sobre as uniões homoafetivas, que vêm recebendo da jurisprudência reconhecimento no âmbito do direito das famílias.
Princípios: 
Princípio da Solidariedade Familiar: Estabelece a solidariedade financeira, espiritual e moral entre os parentes. Encontra-se expresso no Art. 1.694/CC (Podem os parentes, os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação). Observando a Necessidade x Possibilidade.
Princípio da Pluralidade de Entidades Familiares: A CF reconhece como entidade familiar as famílias monoparentais, as constituídas através de casamento e da união estável. Existe outros tipos, mesmo que não disciplinado em lei.
Princípio da Monogamia: Art. 1521, inciso VI. Veda que pessoas casadas venham contrair novas núpcias.
Princípio da Isonomia entre os Filhos: Determina que todos os filhos tenham os mesmos direitos, que são iguais. Art. 227 §6º/CF (Os filhos, havidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação).
Princípio da Isonomia entre os Cônjuges: Todas as decisões devem ser tomadas por ambos os cônjuges. Não há preferência entre eles.
Princípio da Paternidade Responsável e do Livre Planejamento Familiar: A CF veda que o estado limite o número de prole de qualquer pessoa. Logo, qualquer um pode ter a quantidade de filhos que quiser, porém a paternidade deve ser responsável, os genitores têm dever de guarda, sustento e educação dos filhos.
Princípio do Melhor Interesse do Menor: O juiz deve verificar e estabelecer aquilo que for melhor para o bem-estar do menor.
Princípio da Afetividade: O juiz, nas questões inerentes ao direito de família deve verificar a afetividade, que poderá prevalecer sobre a paternidade Biológica. 
Parentesco: Vinculo decorrente da consanguinidade (descendência/vinculo de sangue), civil (decorre dos atos da vida civil/adoção) ou do casamento que une pessoas da mesma família. O grau de parentesco é calculado em função do número de gerações.
Parentesco por Consanguinidade: Mediante um ancestral em comum. Pais (1º grau), avós (2º grau).
Parentesco Colateral: (Art. 1.592) São parentes em linha colateral ou transversal, até o quarto grau, as pessoas provenientes de um só tronco, sem descenderem uma da outra. Irmãos (2º grau), Tios (3º grau) e primos (4º grau). 
Afinidade: Não é propriamente dito um parentesco. Criado pelo casamento ou por relações sociais (sogro, sogra, genro e nora nunca se dissolve e gera impedimento para o casamento). União estável. Padrasto, madrasta e enteados (1º grau). 
Parentesco em Linha Reta: quando as pessoas descendem umas das outras diretamente (filho, neto, bisneto, trineto).
Art. 1.595: Cada cônjuge ou companheiro é aliado aos parentes do outro pelo vínculo da afinidade. § 2º: Na linha reta, a afinidade não se extingue com a dissolução do casamento ou da união estável
Do Casamento
Dos esponsais: (noivos) A doutrina atual entende como um fato social, sem obrigatoriedade na celebração do casamento, logo o simples rompimento não gera dever de indenizar. Entretanto a jurisprudência reconhece o direito a 50% das despesas realizadas no preparo para o casamento, e dependendo das circunstancias indenização por P/D.
Segundo Orlando Gomes trata-se de um contrato preliminar e consequentemente tem força vinculante e no caso de violação haverá possibilidade de P/D. 
Natureza Jurídica:
Clássica ou Contratualista: O casamento configura um contrato de vontades convergentes para a obtenção de fins jurídicos, adotado por Orlando Gomes.
Supra Institucional: O casamento é uma grande instituição social, a família e amigos do outro passam a ser seus também. Destaca o conjunto de normas imperativas a que aderem os nubentes.
Mista ou Eclética: Mistura das duas acima. O casamento é um contrato, mas também é uma instituição social.
Atualmente: A doutrina estabelece que o casamento está contratualizado, não é especificamente um contrato, porém os cônjuges podem inserir normas inerentes aos contratos.
Da Habilitação para o Casamento: Os nubentes devem comparecer ao registro de pessoas naturais, fornecendo a documentação necessária. Se os nubentes residirem em locais diferentes a habilitação poderá ocorrer em qualquer dos dois lugares.
Art. 1.525: O requerimento de habilitação para o casamento será firmado por ambos os nubentes, de próprio punho, ou, a seu pedido, por procurador, e deve ser instruído com os seguintes documentos: I - certidão de nascimento ou documento equivalente; II - autorização por escrito das pessoas sob cuja dependência legal estiverem, ou ato judicial que a supra; III - declaração de duas testemunhas maiores, parentes ou não, que atestem conhecê-los e afirmem não existir impedimento que os iniba de casar; IV - declaração do estado civil, do domicílio e da residência atual dos contraentes e de seus pais, se forem conhecidos; V - certidão de óbito do cônjuge falecido, de sentença declaratória de nulidade ou de anulação de casamento, transitada em julgado, ou do registro da sentença de divórcio.
Art. 1.528: É dever do oficial do registro esclarecer os nubentes a respeito dos fatos que podem ocasionar a invalidade do casamento, bem como sobre os diversos regimes de bens.
Publicidade: O cartório fixará as proclamas no quadro de aviso, com a publicação em jornais de grande circulação, para o caso de alguém conhecer um motivo que impeça a realização do casamento.
Depois de publicado verifica-se a inexistência de impedimento ou de causa suspensiva. Após essa verificação o procedimento de habilitação será encaminhado ao MP e posteriormente ao juiz para que este autorize a realização do casamento. (Art. 1.526: A habilitação será feita pessoalmente perante o oficial do Registro Civil, com a audiência do Ministério Público. § único: Caso haja impugnação do oficial, do Ministério Público ou de 3º, a habilitação será submetida ao juiz.)
Será extraída a certidão de habilitação a qual possui prazo de validade improrrogável de 90 dias. (Art. 1.532/CC: A eficácia da habilitação será de noventa dias, a contar da data em que foi extraído o certificado.)
Se o casamento não for realizado dentro dos 90 dias haverá necessidade da realização de nova habilitação.
Da Idade Núbil: (Art. 1517/CC): O homem e a mulher com dezesseis anos podem casar, exigindo-se autorização de ambos os pais, ou de seus representantes legais, enquanto não atingida a maioridade civil. § único. Se houver divergência entre os pais, aplica-se o disposto no parágrafo único do art. 1.631, § único (Divergindo os pais quanto ao exercício do poder familiar, é assegurado a qualquer deles recorrer ao juiz para solução do desacordo.)
No caso de suprimento judicial irá vigorar o regime da separação obrigatória de bens
A autorização deve ser fornecida no momento da habilitação para o casamento. A autorização será assinada por ambos independente da guarda pertencer a apenasum dos genitores.
Art. 1.520; Excepcionalmente, será permitido o casamento de quem ainda não alcançou a idade núbil (art. 1517), para evitar imposição ou cumprimento de pena criminal ou em caso de gravidez. A jurisprudência também admite isso nos casos em que ambos os pais autorizarem e comprovando que a pessoa coabita com a outra como se casados fossem.
Após os 18 anos, como a pessoa já tem plena capacidade, poderá por si só se habilitar para o casamento. 
Impedimento para o Casamento: O registro civil deve verificar se não há impedimentos para o casamento. Tais impedimentos estão taxados no Art. 1.521/CC - Não podem casar: 
I: os ascendentes com os descendentes, seja o parentesco natural ou civil. Trata-se de uma questão de moralidade pública e também para evitar a turbatius sanguíneos (evitar nascimento de filhos defeituosos).
II: os afins em linha reta. (Casar com os sogros).
III: O adotante com o adotado e com o cônjuge do adotante.
IV: os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o 3º grau inclusive. 
V: o adotado com o filho do adotante. São legalmente irmãos.
VI: as pessoas casadas. Evita a bigamia.
VII: o cônjuge sobrevivente com o condenado por homicídio ou tentativa de homicídio contra o seu consorte. 
No caso de violação de qualquer dos incisos acima o casamento será considerado nulo. Uma vez nulo jamais se tornará valido. A sentença que determina a nulidade terá efeito ex nunc (para sempre)
Do Casamento Putativo: é o casamento que, suscetível de anulação, produz até a sentença, todos os efeitos civis de um casamento válido para os filhos e o(s) cônjuge(s) que procederam de boa-fé na celebração. Se a culpa for de um dos cônjuges, este será obrigado a cumprir as promessas do pacto antinupcial e perderá todas as vantagens.
Art. 1.561/CC: Embora anulável ou mesmo nulo, se contraído de boa-fé por ambos os cônjuges, o casamento, em relação a estes como aos filhos, produz todos os efeitos até o dia da sentença anulatória. § 1º Se um dos cônjuges estava de boa-fé ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis só a ele e aos filhos aproveitarão. § 2º Se ambos os cônjuges estavam de má-fé ao celebrar o casamento, os seus efeitos civis só aos filhos aproveitarão.
Na vigência do CC/16 em face do Decreto-Lei 2300/91 admitia-se aos colaterais de 3º grau, desde que realizado o exame pré-nupcial com a comprovação de que não haveria a turbatio sanguíneos. Hoje a posição majoritária, tendo em vista o disposto no art. 1521/CC, o casamento não pode ocorrer.
Do Casamento Nuncupativo: é o casamento realizado em situações especiais (quando há doença grave). No prazo de validade da habilitação um dos nubentes adoece e não pode comparecer ao registro civil de pessoas naturais. Pode solicitar que o juiz de paz, o oficial do registro e 2 testemunhas compareçam no local em que se encontrar para realizar o casamento. 
Risco de Vida: Neste caso dispensa a prévia habilitação e a autoridade celebrante. A pessoa deve manifestar a vontade de contrair núpcias na presença de 6 testemunhas, após seu falecimento o cônjuge viúvo comparecerá ao registro civil de pessoas naturais com as testemunhas informando acerca do casamento. O ato será registrado no livro de registros tardios. Se o doente não falecer precisará comparecer pessoalmente ao registro civil para ratificar o ato em um prazo razoável, caso contrário presume-se que desistiu. Na duvida confirma-se o casamento. (Art. 1.540: Quando algum dos contraentes estiver em iminente risco de vida, não obtendo a presença da autoridade à qual incumba presidir o ato, nem a de seu substituto, poderá o casamento ser celebrado na presença de seis testemunhas, que com os nubentes não tenham parentesco em linha reta, ou, na colateral, até segundo grau.)
Art. 1.539: No caso de moléstia grave de um dos nubentes, o presidente do ato irá celebrá-lo onde se encontrar o impedido, sendo urgente, ainda que à noite, perante duas testemunhas que saibam ler e escrever. § 1º A falta ou impedimento da autoridade competente para presidir o casamento suprir-se-á por qualquer dos seus substitutos legais, e a do oficial do Registro Civil por outro ad hoc, nomeado pelo presidente do ato. § 2º O termo avulso, lavrado pelo oficial ad hoc, será registrado no respectivo registro dentro em cinco dias, perante duas testemunhas, ficando arquivado.
Art. 1.541: Realizado o casamento, devem as testemunhas comparecer perante a autoridade judicial mais próxima, dentro em dez dias, pedindo que lhes tome por termo a declaração de: I - que foram convocadas por parte do enfermo; II - que este parecia em perigo de vida, mas em seu juízo; III - que, em sua presença, declararam os contraentes, livre e espontaneamente, receber-se por marido e mulher. § 1º Autuado o pedido e tomadas as declarações, o juiz procederá às diligências necessárias para verificar se os contraentes podiam ter-se habilitado, na forma ordinária, ouvidos os interessados que o requererem, dentro em quinze dias. § 2º Verificada a idoneidade dos cônjuges para o casamento, assim o decidirá a autoridade competente, com recurso voluntário às partes. § 3º Se da decisão não se tiver recorrido, ou se ela passar em julgado, apesar dos recursos interpostos, o juiz mandará registrá-la no livro do Registro dos Casamentos. § 4º O assento assim lavrado retrotrairá os efeitos do casamento, quanto ao estado dos cônjuges, à data da celebração. § 5º Serão dispensadas as formalidades deste e do artigo antecedente, se o enfermo convalescer e puder ratificar o casamento na presença da autoridade competente e do oficial do registro.
Do Casamento Consular: Ambos devem ter a mesma nacionalidade da autoridade diplomática, as formalidades e impedimentos são os da legislação do país de origem, o casamento não se realizará se a legislação do país em que se localiza o consulado ou a embaixada não permitir.
O Cônsul: Deve ser de carreira, tempo de exercício na função, o cônsul honorário não pode realizar o casamento.
Da Celebração do Casamento: Presentes os contraentes, o juiz de paz, na presença de 2 testemunhas realizará o casamento. As testemunhas devem saber ler e escrever, se não necessitará de mais 2 que saibam. Pode ser público ou privado, em ambos deve ser realizado de portas abertas para que se alguém souber de algum impedimento possa se pronunciar.
Art. 1.533: Celebrar-se-á o casamento, no dia, hora e lugar previamente designados pela autoridade que houver de presidir o ato, mediante petição dos contraentes, que se mostrem habilitados com a certidão do art. 1.531.
Do Casamento por Procuração: (Art. 1.542. O casamento pode celebrar-se mediante procuração, por instrumento público, com poderes especiais. § 1º A revogação do mandato não necessita chegar ao conhecimento do mandatário; mas, celebrado o casamento sem que o mandatário ou o outro contraente tivessem ciência da revogação, responderá o mandante por perdas e danos. § 2º O nubente que não estiver em iminente risco de vida poderá fazer-se representar no casamento nuncupativo. § 3º A eficácia do mandato não ultrapassará noventa dias. § 4º Só por instrumento público se poderá revogar o mandato.)
Se ambos os nubentes estiverem se casando por procuração, há necessidade de procuradores diferentes.
Se o casamento for celebrado e antes da celebração a procuração for revogada sem a comunicação do mandante ao mandatário, o casamento será valido sem haver coabitação.
Se o casamento for realizado e não houver coabitação, este será nulo.
Do Momento da Celebração: A resposta dos contraentes deve ser: pessoal, verbal, separada e sucessiva, além de ser afirmativa. Sendo o ato mais formal do direito civil brasileiro, esses requisitos precisam ser necessariamente observados, dessa forma o silêncio de qualquer dos nubentes caracteriza-se como recusa, da mesma forma se um dos dois apresentar dúvida ou indecisão a autoridade deve suspender a realização do ato.
Art. 1.538: A celebração do casamento será imediatamente suspensa se algum dos contraentes: I- recusar a solene afirmação da sua vontade; II - declarar que esta não é livre e espontânea; III - manifestar-se arrependido. § único: O nubente que, por algum dos fatos mencionados neste artigo, der causa à suspensão do ato, não será admitido a retratar-se no mesmo dia. (ou seja, apenas no dia seguinte).
Manifestada a vontade de contrair núpcias o juiz proferirá as palavras sacramentais. (Art. 1.535: Presentes os contraentes, em pessoa ou por procurador especial, juntamente com as testemunhas e o oficial do registro, o presidente do ato, ouvida aos nubentes a afirmação de que pretendem casar por livre e espontânea vontade, declarará efetuado o casamento, nestes termos: "De acordo com a vontade que ambos acabais de afirmar perante mim, de vos receberdes por marido e mulher, eu, em nome da lei, vos declaro casados.").
Se antes de proferir as palavras sacramentais um dos nubentes vier a falecer o estado civil do outro será solteiro. Se falecer após o juiz proferir as palavras e antes da assinatura do livro, o outro será considerado viúvo, já que a assinatura do livro é um mero procedimento administrativo.
Dos deveres dos cônjuges: Conforme o estabelecido no art. 1566/CC: São deveres de ambos os cônjuges:
I - Fidelidade recíproca: O adultério caracteriza-se como violação dos deveres conjugal, podendo ser o cônjuge ser considerado culpado pela dissolução da sociedade conjugal. A doutrina afirma que em caso de divórcio ou separação não há que se discutir culpa, porém o CC estabelece que o cônjuge culpado somente poderá pleitear alimentos se inexistir outro parente que possa prestá-los.
A jurisprudência admite o adultério virtual, logo a exigência de conjunção carnal está relativizada.
Namoros são considerados atos preparatórios evidenciando nesse caso a injúria grave.
II - Vida em comum, no domicílio conjugal: Encontra-se relativizado, pois admite-se que os cônjuges tenham residências distintas. No que tange a vida comum está inserido a obrigatoriedade da pratica sexual (o cônjuge que se nega reiteradamente a pratica do ato está violando o dever conjugal).
Art. 1.569: O domicílio do casal será escolhido por ambos os cônjuges, mas um e outro podem ausentar-se do domicílio conjugal para atender a encargos públicos, ao exercício de sua profissão, ou a interesses particulares relevantes.
III - Mútua assistência: Abrange a assistência moral, material e espiritual. 
Art. 1.568: Os cônjuges são obrigados a concorrer, na proporção de seus bens e dos rendimentos do trabalho, para o sustento da família e a educação dos filhos, qualquer que seja o regime patrimonial.
Art. 1.570: Se qualquer dos cônjuges estiver em lugar remoto ou não sabido, encarcerado por mais de 180 dias, interditado judicialmente ou privado, episodicamente, de consciência, em virtude de enfermidade ou de acidente, o outro exercerá com exclusividade a direção da família, cabendo-lhe a administração dos bens.
IV - Sustento, guarda e educação dos filhos: Art. 1.567: A direção da sociedade conjugal será exercida, em colaboração, pelo marido e pela mulher, sempre no interesse do casal e dos filhos. §º único: Havendo divergência, qualquer dos cônjuges poderá recorrer ao juiz, que decidirá tendo em consideração aqueles interesses.
V - Respeito e consideração mútuos: Constante e de forma reiterada causa dissolução do casamento.
Da Prova do Casamento: É feita través da certidão de casamento. Os cônjuges poderão, se necessitarem, pedir segunda via no registro de pessoas naturais. Se o registro não puder fornecer a 2º via, haverá a necessidade de ação declaratória.
Ação Declaratória: Primeiro demostra a razão pela qual não é possível fornecer a segunda via e posteriormente demonstra a existência do casamento.
Art. 1.543: O casamento celebrado no Brasil prova-se pela certidão do registro. §º único: Justificada a falta ou perda do registro civil, é admissível qualquer outra espécie de prova.
Da ineficácia do Casamento: O CC disciplinou apenas o casamento nulo e anulável, não mencionando o casamento inexistente.
Do casamento inexistente: Atualmente admite-se a inexistência do casamento quando ausente um dos elementos estruturais: Sujeito, objeto e manifestação de vontade. Uma vez que caracterizada a coação irresistível (forçar alguém a agir de determinada forma, de modo que a pessoa não pode resistir) evidencia-se o casamento inexistente e a sentença produzirá efeito ex-tunc (imediato com efeito retroativo), resguardando-se os direitos de 3º de boa-fé.
Teoria da Inexistência: Orlando Gomes diz que a teoria da inexistência do casamento foi uma construção doutrinária, destinada a explicar situações nas quais não se justificava tecnicamente a aplicação da teoria das nulidades. Ainda, afirma que tais casamentos diferem dos nulos, porque nulos são os que reúnem os elementos necessários à sua constituição, mas defeituosos. Os atos inexistentes são os que não chegam a se formar, por faltar-lhes uma condição necessária à existência jurídica.
Do Casamento Nulo: Art. 1.548: É nulo o casamento contraído: I - pelo enfermo mental sem o necessário discernimento para os atos da vida civil; II - por infringência de impedimento. a sentença produzirá efeito ex-tunc, resguardando-se os direitos de 3º de boa-fé.
Diferente do CC/16 o atual CC não permite que qualquer ato nulo se convalesça pelo percurso do tempo, logo o casamento nulo jamais se tornará valido.
Art. 1.549; A decretação de nulidade de casamento, pelos motivos previstos no artigo antecedente, pode ser promovida mediante ação direta, por qualquer interessado, ou pelo Ministério Público.
Art. 1.552: A anulação do casamento dos menores de dezesseis anos será requerida: I - pelo próprio cônjuge menor; II - por seus representantes legais; III - por seus ascendentes.
Do Casamento Anulável: Art. 1.550. É anulável o casamento: I - de quem não completou a idade mínima para casar; II - do menor em idade núbil, quando não autorizado por seu representante legal; III - por vício da vontade, nos termos dos arts. 1.556 a 1.558; IV - do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento; V - realizado pelo mandatário, sem que ele ou o outro contraente soubesse da revogação do mandato, e não sobrevindo coabitação entre os cônjuges; VI - por incompetência da autoridade celebrante. §º único: Equipara-se à revogação a invalidade do mandato judicialmente decretada.
Art. 1.551: Não se anulará, por motivo de idade, o casamento de que resultou gravidez.
Os prazos que o CC prevê para a anulabilidade do casamento tratam-se de decadência, logo se o prazo não for observado o direito se extinguirá e a sociedade conjugal só poderá ser extinta através do divórcio.
Art. 1.556: O casamento pode ser anulado por vício da vontade, se houve por parte de um dos nubentes, ao consentir, erro essencial quanto à pessoa do outro.
Art. 1.557: Considera-se erro essencial sobre a pessoa do outro cônjuge: I - o que diz respeito à sua identidade, sua honra e boa fama, sendo esse erro tal que o seu conhecimento ulterior torne insuportável a vida em comum ao cônjuge enganado; II - a ignorância de crime, anterior ao casamento, que, por sua natureza, torne insuportável a vida conjugal; III - a ignorância, anterior ao casamento, de defeito físico irremediável, ou de moléstia grave e transmissível, pelo contágio ou herança, capaz de pôr em risco a saúde do outro cônjuge ou de sua descendência; IV - a ignorância, anterior ao casamento, de doença mental grave que, por sua natureza, torne insuportável a vida em comum ao cônjuge enganado.
Art. 1.558: É anulável o casamento em virtude de coação, quando o consentimento de um ou de ambos os cônjuges houver sido captado mediante fundado temor de mal considerável e iminente para a vida, a saúde e a honra, sua ou de seus familiares.
Do Regime de Bens: Caso os nubentes não optem por um regime, supletivamente, aplica-se o Regime da comunhão parcial de bens, desde o advento da lei 6515/77. Antes o regime supletivo era o de comunhão universalde bens. Se os nubentes desejarem contrair núpcias por qualquer regime diverso ao legal devem realizar o pacto nupcial.
Do Pacto Antenupcial: Trata-se de negócio jurídico formal, já que a lei exige que seja por instrumento público (Art. 1.653: É nulo o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública, e ineficaz se não lhe seguir o casamento). Neste caso subsistirá o casamento e incidirá o regime da comunhão parcial de bens. 
O pacto só terá eficácia se o casamento acontecer, já que se trata de um negócio jurídico em condição suspensiva (Art. 125: Subordinando-se a eficácia do negócio jurídico à condição suspensiva, enquanto esta se não verificar, não se terá adquirido o direito, a que ele visa). 
Segundo a doutrina pode ser inserido no pacto o que for da vontade dos nubentes, desde que não viole a lei ou o regime de bens. 
A nulidade de qualquer clausula acarreta em nulidade completa do pacto (Art. 184: Respeitada a intenção das partes, a invalidade parcial de um negócio jurídico não o prejudicará na parte válida, se esta for separável).
Princípio da Redução: Art. 1.647: Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, exceto no regime da separação absoluta: I - alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis; II - pleitear, como autor ou réu, acerca desses bens ou direitos; III - prestar fiança ou aval; IV - fazer doação, não sendo remuneratória, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meação. § único: São válidas as doações nupciais feitas aos filhos quando casarem ou estabelecerem economia separada.
Art. 1.648: Cabe ao juiz, nos casos do artigo antecedente, suprir a outorga, quando um dos cônjuges a denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossível concedê-la.
Se um dos nubentes maliciosamente levar a feito o casamento com a única intenção de se beneficiar das disposições constantes no pacto a condição será considerada como não implementada.
Cabe nos 3 regimes de bens seguintes. 
Separação: Cada cônjuge é obrigado a contribuir proporcionalmente aos seus rendimentos para a manutenção da entidade familiar.
Legal: Art. 1.641: É obrigatório o regime da separação de bens no casamento: I - das pessoas que o contraírem com inobservância das causas suspensivas da celebração do casamento; II – da pessoa maior de 70 anos; III - de todos os que dependerem, para casar, de suprimento judicial. Com o advento do novo CC a questão patrimonial, segundo a Súmula 377 “No regime de separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento” (posição majoritária). 
Convencional: Podendo se casar por qualquer regime os nubentes optam pela separação convencional. O patrimônio é incomunicável, podendo cada um dispor livremente dele independente da autorização do outro. (Art. 550: A doação do cônjuge adúltero ao seu cúmplice pode ser anulada pelo outro cônjuge, ou por seus herdeiros necessários, até dois anos depois de dissolvida a sociedade conjugal). Pode os nubentes determinarem a comunicação de alguns bens no pacto antenupcial, nesse caso a doutrina convenciona a chamar de regime da separação parcial.
Comunhão Universal: Todos os bens presentes e futuros adquiridos a título gratuito ou oneroso se comunicam. São excluídos da comunhão os bens com clausula de incomunicabilidade ou os bens fideicomissos (Art. 1.668: I - os bens doados ou herdados com a cláusula de incomunicabilidade e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens gravados de fideicomisso e o direito do herdeiro fideicomissário, antes de realizada a condição suspensiva; III - as dívidas anteriores ao casamento, salvo se provierem de despesas com seus aprestos, ou reverterem em proveito comum; IV - as doações antenupciais feitas por um dos cônjuges ao outro com a cláusula de incomunicabilidade; V - Os bens referidos nos incisos V a VII do art. 1.659.)
Participação Final de Aquestos: Não há comunicabilidade patrimonial durante a constância do casamento, por nenhum dos cônjuges ter patrimônio próprio. Quando há a dissolução do casamento procederá a apuração final de aquestos, onde verifica-se a variação patrimonial de cada cônjuge presumindo a lei que há participação de 50% de cada um.
Pacto antenupcial: Os nubentes podem incluir uma clausula no pacto permitindo a livre disposição do patrimônio privado, salvo o disposto no Art. 1.647/CC: (...) nenhum dos cônjuges pode, sem autorização do outro, exceto no regime da separação absoluta: I - alienar ou gravar de ônus real os bens imóveis. (Art. 1.656/CC: No pacto antenupcial, que adotar o regime de participação final nos aquestos, poder-se-á convencionar a livre disposição dos bens imóveis, desde que particulares).
Comunhão Parcial de Bens: Via de regra só se comunicam os bens adquiridos onerosamente durante o casamento. 
Art. 1.659: Excluem-se da comunhão: I - os bens que cada cônjuge possuir ao casar, e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão, e os sub-rogados em seu lugar; II - os bens adquiridos com valores exclusivamente pertencentes a um dos cônjuges em sub-rogação dos bens particulares; III - as obrigações anteriores ao casamento; IV - as obrigações provenientes de atos ilícitos, salvo reversão em proveito do casal; V - os bens de uso pessoal, os livros e instrumentos de profissão; VI - os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge; VII - as pensões, meios-soldos, montepios (pensão/previdência privada) e outras rendas semelhantes.
Art. 1.660: Entram na comunhão: I - os bens adquiridos na constância do casamento por título oneroso, ainda que só em nome de um dos cônjuges; II - os bens adquiridos por fato eventual, com ou sem o concurso de trabalho ou despesa anterior; III - os bens adquiridos por doação, herança ou legado, em favor de ambos os cônjuges; IV - as benfeitorias em bens particulares de cada cônjuge; V - os frutos dos bens comuns, ou dos particulares de cada cônjuge, percebidos na constância do casamento, ou pendentes ao tempo de cessar a comunhão.
Sucessão: Art. 1.829: A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: I - aos descendentes, em concorrência com o cônjuge sobrevivente, salvo se casado este com o falecido no regime da comunhão universal, ou no da separação obrigatória de bens; ou se, no regime da comunhão parcial, o autor da herança não houver deixado bens particulares; II - aos ascendentes, em concorrência com o cônjuge; III - ao cônjuge sobrevivente; IV - aos colaterais.
Não concorre com filhos: Comunhão universal, separação obrigatória, comunhão parcial de bens se comunicar entre bens comuns.
Concorre com filhos: Separação convencional, participação final de aquestos, comunhão parcial de bens particulares.
Prescrição: Art. 197. Não corre a prescrição: I - entre os cônjuges, na constância da sociedade conjugal;
Da Mutabilidade do Redime de Bens: 
Código Civil de 16: Não se admitia a alteração. Atualmente a doutrina majoritária entende que mesmo os casamentos celebrados antes da entrada em vigor do atual CC poderão sofrer alterações no regime de bens. 
Código Atual: Possível mediante pedido ao juiz, o pedido deve ser fundamentado, explicando razões e com provas de que não irá prejudicar terceiros. A ação deve ter participação obrigatória do MP. Art. 1.639, § 2º/CC: É admissível alteração do regime de bens, mediante autorização judicial em pedido motivado de ambos os cônjuges, apurada a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros. 
Término da Sociedade Conjugal: (Art. 1.571): I - pela morte de um dos cônjuges; II - pela nulidade ou anulação do casamento; III - pela separação judicial; IV - pelo divórcio. § 2º: Dissolvido o casamento pelo divórcio direto ou por conversão, o cônjuge poderá manter o nome de casado; salvo, no segundo caso, dispondo em contrário a sentença de separação judicial.
Das Causas Suspensivas do Casamento: Art. 1.523/CC Não devem casar: I - o viúvo ou a viúva que tiver filho do cônjuge falecido, enquanto não fizer inventário dos bens do casal e der partilha aos herdeiros; II - a viúva,ou a mulher cujo casamento se desfez por ser nulo ou ter sido anulado, até dez meses depois do começo da viuvez, ou da dissolução da sociedade conjugal; III - o divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal; IV - o tutor ou o curador e os seus descendentes, ascendentes, irmãos, cunhados ou sobrinhos, com a pessoa tutelada ou curatelada, enquanto não cessar a tutela ou curatela, e não estiverem saldadas as respectivas contas. § único: É permitido aos nubentes solicitar ao juiz que não lhes sejam aplicadas as causas suspensivas previstas nos incisos I, III e IV deste artigo, provando-se a inexistência de prejuízo, respectivamente, para o herdeiro, para o ex-cônjuge e para a pessoa tutelada ou curatelada; no caso do inciso II, a nubente deverá provar nascimento de filho, ou inexistência de gravidez, na fluência do prazo.
União Estável
Conceito: Art. 1.723. É reconhecida como entidade familiar a união estável entre o homem e a mulher, configurada na convivência pública, contínua e duradoura e estabelecida com o objetivo de constituição de família. 
§ 1º A união estável não se constituirá se ocorrerem os impedimentos do art. 1.521; não se aplicando a incidência do inciso VI no caso de a pessoa casada se achar separada de fato ou judicialmente. 
§ 2º As causas suspensivas do art. 1.523 não impedirão a caracterização da união estável.
Antes da Lei 8974/94: Não se encontrava positivada no direito civil brasileiro, mesmo a CF tendo reconhecido a união estável não trouxe efetivamente nenhum direito aos companheiros. Os companheiros deveriam ingressar judicialmente para o reconhecimento de sociedade de fato. No caso de dissolução desta sociedade o companheiro que se sentisse prejudicado poderia pleitear do outro uma indenização por serviços prestados.
Art. 226, § 3º/CF: Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
Da Lei 8974/94 até o Novo CC: Reconheceu-se a união estável entre homem e mulher, desde o momento da entrada em vigor da lei aos companheiros que demostrassem já estarem juntos a pelo menos 5 anos ou que possuíssem prole. Estabeleceu direito de meação (divisão) entre os companheiros quanto aos bens adquiridos onerosamente durante a união, ou seja, determinou a incidência do regime da comunhão parcial de bens (art. 3º da lei). Estabeleceu que o companheiro sobrevivente terá direito a totalidade da herança de descendentes ou ascendentes, equiparando-se ao cônjuge na ordem de sucessão hereditária.
Art. 1º/Lei 8974/94: A companheira comprovada de um homem solteiro, separado judicialmente, divorciado ou viúvo, que com ele viva há mais de cinco anos, ou dele tenha prole, poderá valer-se do disposto na lei de ação de alimentos, enquanto não constituir nova união e desde que prove a necessidade. § único: Igual direito e nas mesmas condições é reconhecido ao companheiro de mulher solteira, separada judicialmente, divorciada ou viúva.
Sucessão Hereditária CC/16: Art. 1.603. A sucessão legítima defere-se na ordem seguinte: I - Aos descendentes. II - Aos ascendentes. III - Ao cônjuge sobrevivente (Companheiro). IV - Aos colaterais (até 6ºgrau). V - Aos Estados, ao Distrito Federal ou a União. V - aos Municípios, ao Distrito Federal ou à União.
Lei 9278/96: Para a caracterização da união estável passou bastar comprovar a convivência pública continua e duradoura com finalidade de constituir família, sem prazo para sua caracterização.
Conflito: A lei 9278/96 não deixou claro se ab rogou (revogação total) ou derrogou (revogação parcial) a lei anterior. A jurisprudência se posicionou no sentido de afirmar que ela derrogou a lei anterior, logo a união estável passou a ser regulamentada pelas duas leis até o novo CC.
O Novo CC: Estabeleceu como requisitos para constituição da união estável: a convivência pública, continua e duradoura com a finalidade de constituir família. Somente poderá constituir união estável quem não possuir impedimento para casamento, salvo quem estiver separado de fato ou judicialmente.
Impedimentos: A jurisprudência vem reconhecendo a existência de união estável mesmo nas hipóteses impeditivas para sua caracterização, como por exemplo o fato de ser casado.
Pensão Morte: No âmbito do direito previdenciário é comum a decisão de pensão morte para cônjuge e o companheiro.
Regime de Bens: Art. 1.725/CC: Na união estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens.
Ação de Conversão em Casamento: tem finalidade de produzir os efeitos desde o início, precisa do comprovante de desimpedimento à época. Art. 1.726/CC: A união estável poderá converter-se em casamento, mediante pedido dos companheiros ao juiz e assento no Registro Civil.
Art. 1.724/CC: As relações pessoais entre os companheiros obedecerão aos deveres de lealdade, respeito e assistência, e de guarda, sustento e educação dos filhos.
Art. 1.727/CC: As relações não eventuais entre o homem e a mulher, impedidos de casar, constituem concubinato.
Da Dissolução da Sociedade Conjugal
Da Separação Judicial: Não extingue o vínculo conjugal, somente extingue os deveres de coabitação, fidelidade recíproca e o regime de bens. Se o casal se arrepender, pode solicitar ao juiz que devolva efeitos cíveis ao casamento, através de uma simples petição assinada por ambos. A consequência desta sentença será que as pessoas voltam a ser casadas nos mesmos termos da celebração do casamento como se jamais houvessem se separado.
Validade: Após a emenda constitucional de 66/2010 o divórcio pode ser pleiteado a qualquer tempo, por esta razão a doutrina majoritária vem entendendo que a separação judicial está revogada. Alguns doutrinadores ainda defendem a sua existência sob o argumento de que a emenda 66/10 não revogou nem ab rogou a separação judicial e que o instituto encontra-se apenas em desuso, todavia o desuso não caracteriza revogação.
Art. 1.577/CC: Seja qual for a causa da separação judicial e o modo como esta se faça, é lícito aos cônjuges restabelecer, a todo tempo, a sociedade conjugal, por ato regular em juízo. § único: A reconciliação em nada prejudicará o direito de terceiros, adquirido antes e durante o estado de separado, seja qual for o regime de bens.
Espécies: Em ambos os casos a petição inicial deverá obedecer ao disposto no art. 1120 e 1124/CC (Na falta de prazo estipulado em lei ou em ato do poder público, será considerada caduca a autorização se a sociedade não entrar em funcionamento nos doze meses seguintes à respectiva publicação).
Separação Judicial Consensual: Caracteriza-se pelo fato dos cônjuges encontrarem-se em mútuo acordo. Logo não há discussão sobre a culpa da dissolução. Somente poder é ser pleiteada após 1 ano da celebração do casamento. A petição inicial deve ser assinada por ambos os cônjuges.
Separação Judicial Litigiosa: Neste caso um dos cônjuges pleiteia, podendo não mais ter interesse em continuar com o casamento ou impetrar ao outro culpa pela dissolução da sociedade conjugal. 
Método/Prazo: Este processo será encaminhado ao MP que solicitará audiência na qual atuara como defensor do vinculo conjugal. O juiz deve proferir a sentença em 30 dias. 
Do Divórcio:
Art. 1.581/CC: O divórcio pode ser concedido sem que haja prévia partilha de bens.
De Conversão: Tem como finalidade converter a separação judicial em divórcio. Antes da EC 66/10 só poderia ser pleiteada após 1 ano do transito em julgado da separação judicial. Será efetivada nos mesmos termos da separação judicial. Pode ser: 
Consensual: A petição inicial será assinada por ambos os cônjuges e no caso de revelia o juiz, em 30 dias, decretará o divórcio. 
Litigioso: Umm dos cônjuges resiste a pretensão de se divorciar.
Direto: Antes da EC 66/10 somente poderia ser pleiteado se os cônjuges se encontrassem a 2 anos separados de fato. Deve haver a participação do MP, audiênciade conciliação e sentença em 30 dias.
Extrajudicial: Atualmente é possível a realização do divórcio extrajudicial, no qual somente poderá ser realizado se for consensual e não houver filhos menores, deve haver a previa partilha de bens e deve ser com a presença de um advogado.
Filiação
Princípio da Isonomia entre os Filhos: Art. 1.596/CC: Os filhos, havidos ou não da relação de casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos e qualificações, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação.
Critérios para Determinar a Filiação: São adotados pelo CC os seguintes critérios:
Nascidos 180 dias após o casamento
Nascidos 300 dias subsequentes a dissolução do casamento.
Havidos por fecundação artificial homologada (do marido), mesmo que o marido tenha falecido
Tratando-se de inseminação pós-morte, esta somente poderá ocorrer existindo autorização judicial expressa.
Havidos a qualquer tempo quando se tratar de embriões excedentários. Somente poderão ser utilizados se existir autorização expressa de ambos os cônjuges.
Havidos por inseminação artificial heteróloga, desde que haja prévia autorização do marido (quando o esperma é de outro).
A impotência coeundi (incapacidade para a prática sexual) não ilide a presunção de paternidade, somente a impotência generande (incapacidade do homem para gerar filhos). A informação da mãe de que o filho não é de seu marido não é o suficiente.
Da Maternidade por Substituição: (barriga de aluguel) O direito brasileiro não disciplina a questão. A doutrina e jurisprudência vem aceitando quando se trata de cessão gratuita do útero. A matéria é regulada por resolução do conselho federal de medicina.
Do Parto Anônimo: Não é admitido no direito brasileiro, caracteriza-se como crime de abandono de incapaz.
Da Prova de Filiação: O direito civil adota o sistema de prova pré-constituída consequentemente a filiação se prova mediante certidão de registro. Caso o pai não reconheça o filho, poderá este a qualquer tempo proceder a ação de reconhecimento de paternidade. (Art. 1.606/CC: A ação de prova de filiação compete ao filho, enquanto viver, passando aos herdeiros, se ele morrer menor ou incapaz. § único: Se iniciada a ação pelo filho, os herdeiros poderão continuá-la, salvo se julgado extinto o processo).
Reconhecimento Voluntário dos Filhos: Decorre de ato voluntario, irrevogável e irretratável. Pode ser realizado pós-mortes por testamento ou codicilo (disposição de ultima vontade).
Art. 1.609/CC: O reconhecimento dos filhos havidos fora do casamento é irrevogável e será feito: I - no registro do nascimento; II - por escritura pública ou escrito particular, a ser arquivado em cartório; III - por testamento, ainda que incidentalmente manifestado; IV - por manifestação direta e expressa perante o juiz, ainda que o reconhecimento não haja sido o objeto único e principal do ato que o contém. § único: O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou ser posterior ao seu falecimento, se ele deixar descendentes
Art. 1.613/CC: São ineficazes a condição e o termo apostos ao ato de reconhecimento do filho. 
Reconhecimento Forçado dos Filhos: Quando o genitor se recusa a proceder o reconhecimento. A Ação de investigação de paternidade será proposta contra o suposto pai e uma vez realizado o exame de DNA, havendo compatibilidade o juiz irá proferir a sentença. Caso o réu se recuse a realizar o exame, como não pode se beneficiar desta recusa, ele será considerado genitor por presunção.
Art. 231/CC: Aquele que se nega a submeter-se a exame médico necessário não poderá aproveitar-se de sua recusa.
Averiguação Oficiosa da Paternidade: Na hipótese de registro efetuado pela mãe, se esta recusar dizer o nome do pai, o oficial do registro encaminhará ao MP, para que este intime a mãe para esta informar o nome dele. Caso ela não tenha certeza o MP será parte legitima para propositura da ação de investigação de paternidade. Caso ela desconheça o nome dele o MP determinará que se inclua na certidão de nascimento algum nome para que o menor não possua “pai desconhecido” em seu registro.
Art. 2°/L 8.560/92: Em registro de nascimento de menor apenas com a maternidade estabelecida, o oficial remeterá ao juiz certidão integral do registro e o nome e prenome, profissão, identidade e residência do suposto pai, a fim de ser averiguada oficiosamente a procedência da alegação. § 1° O juiz, sempre que possível, ouvirá a mãe sobre a paternidade alegada e mandará, em qualquer caso, notificar o suposto pai, independente de seu estado civil, para que se manifeste sobre a paternidade que lhe é atribuída. § 2° O juiz, quando entender necessário, determinará que a diligência seja realizada em segredo de justiça. § 3° No caso do suposto pai confirmar expressamente a paternidade, será lavrado termo de reconhecimento e remetida certidão ao oficial do registro, para a devida averbação. § 4° Se o suposto pai não atender no prazo de trinta dias, a notificação judicial, ou negar a alegada paternidade, o juiz remeterá os autos ao representante do Ministério Público para que intente, havendo elementos suficientes, a ação de investigação de paternidade. § 5º Nas hipóteses previstas no § 4o deste artigo, é dispensável o ajuizamento de ação de investigação de paternidade pelo Ministério Público se, após o não comparecimento ou a recusa do suposto pai em assumir a paternidade a ele atribuída, a criança for encaminhada para adoção. § 6º A iniciativa conferida ao Ministério Público não impede a quem tenha legítimo interesse de intentar investigação, visando a obter o pretendido reconhecimento da paternidade.
Dos Alimentos
Conceito: Segundo Orlando Gomes trata-se de uma prestação fornecida a uma pessoa com a finalidade de satisfazer as necessidades da vida. Não há limitação na lei para uma pessoa solicitar alimentos a outra, por isso o simples fato de atingir a maioridade, por si só não extingue a obrigação de prestar alimentos.
Classificação quanto a Natureza:
Naturais: Se destinam a subsistência do alimentado.
Civis/Côngruos: Se destinam a manutenção do status social do alimentado. Apesar de não se encontrar previsto expressamente a doutrina e a jurisprudência são pacíficas quanto à sua aplicação.
Classificação quanto a Causa Jurídica:
Legítimas/Legais: São os alimentos que decorrem da lei. Os alimentos prestados por patentes reafirmam o princípio da solidariedade familiar. Os alimentos devidos entre cônjuges/companheiros decorrem do dever de mutua assistência. Observa-se a incidência do binômio: Necessidade X Possibilidade.
Art. 1.694/CC: Podem os parentes (civil/consanguíneo – não inclui afinidade), os cônjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatível com a sua condição social, inclusive para atender às necessidades de sua educação. §1º Os alimentos devem ser fixados na proporção das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. §2º Os alimentos serão apenas os indispensáveis à subsistência, quando a situação de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia.
Voluntários: Decorrem de ato voluntário do instituidor (doação ou legado de alimentos). Os alimentos não decorrem de lei, não se submete ao binômio: N x P.
Indenizatórios: São provenientes de ato ilícito.
Classificação quanto a Finalidade: 
Definitivos/Regulares: São estabelecidos através de sentença ou mediante acordo. A sentença homologatória do acordo ou a que fixar alimentos não fará coisa julgada material, logo pode ser a qualquer tempo modificada, atendendo o binômio: Necessidade X Possibilidade.
Provisórias: Exige prova pré-constituída de seu dever alimentar (Certidão de Nascimento). Art. 4º/L 5478/68: As despachar o pedido, o juiz fixará desde logo alimentos provisórios a serem pagos pelo devedor, salvo se o credor expressamente declarar que deles não necessita. § único: Se se tratar de alimentos provisórios pedidos pelo cônjuge, casado pelo regime da comunhão universal de bens, ojuiz determinará igualmente que seja entregue ao credor, mensalmente, parte da renda líquida dos bens comuns, administrados pelo devedor.
Provisionais: São fixados em ação cautelar, preparatória ou incidental, não exige a prova pré-constituída.
Classificação quanto ao Momento:
Pretéritos: Quando retroagem à data da sentença, logo são devidos desde a propositura.
Futuros: São aqueles devidos a partir da sentença.
OBS: Os alimentos são irrepetíveis, irrenunciáveis, não se admite sua cessão, novação ou compensação. Art. 1.707/CC: Pode o credor não exercer, porém lhe é vedado renunciar o direito a alimentos, sendo o respectivo crédito insuscetível de cessão, compensação ou penhora.
Do Bem de Família
Art. 2.035, § único/CC: Nenhuma convenção prevalecerá se contrariar preceitos de ordem pública, tais como os estabelecidos por este Código para assegurar a função social da propriedade e dos contratos.
Conceito/Características: É um meio de garantir um asilo à família, tornando-se o imóvel onde ela se instala domicílio impenhorável e inalienável, enquanto forem vivos os cônjuges e até que os filhos completem sua maioridade. 
Convencional ou Voluntário: (antigo CC) Os cônjuges destinam um único imóvel devidamente regularizado e quitado para ser considerado como bem de família. Institui-se através de averbação junto a matricula do imóvel. Se houver dívida anterior e em decorrência de sua instituição os cônjuges se tornarem insolventes, estará caracterizado a fraude contra os credores. Após a CF/88 a impenhorabilidade recai sobre o imóvel, o terreno, as pertenças, as benfeitorias, as acessões, equipamentos e plantações. Antes a lei excepcionava a impenhorabilidade nos casos de impostos relativo ao próprio prédio e de despesas do imóvel. Uma vez instituída a inalienabilidade do imóvel como bem de família somente se admitia a alienação caso os cônjuges adquirissem um imóvel de igual valor ou superior, devidamente quitado e que sobre o novo imóvel incidisse o gravame de família. Uma vez instituído o imóvel como bem de família essa instituição irá perdurar enquanto os cônjuges estiverem vivos, os filhos menores não completarem a maioridade e não se encontrarem sujeitos a cautela.
Convencional: (Novo CC) Pode ocorrer por atos inter vivos ou causa mortes. Pode abranger 1 imóvel e valores mobiliários, desde que tais valores não sejam superiores ao valor do imóvel à época da instituição. O valor do bem não pode ultrapassar 1/3 do patrimônio líquido do instituidor à época da instituição. Uma vez instituído torna-se impenhorável, excepcionando-se no que concerne a penhorabilidade os tributos relativos ao próprio prédio e as despesas de condomínio. O novo CC inova ao permitir a extinção do gravame mediante ação, ouvindo o MP e o instituidor, demostrando a impossibilidade de manutenção do bem (Subjetivo). A dissolução da sociedade conjugal não extingue o bem de família, entretanto, no caso de falecimento de 1 dos cônjuges se o imóvel for o único do casal, o cônjuge vivo poderá solicitar a extinção do gravame. 
Art. 1.715/CC: O bem de família é isento de execução por dívidas posteriores à sua instituição, salvo as que provierem de tributos relativos ao prédio, ou de despesas de condomínio. § único: No caso de execução pelas dívidas referidas neste artigo, o saldo existente será aplicado em outro prédio, como bem de família, ou em títulos da dívida pública, para sustento familiar, salvo se motivos relevantes aconselharem outra solução, a critério do juiz.
Legal: Independe da providência da entidade familiar. A Lei estabelece que o imóvel utilizado como residência familiar é impenhorável. O imóvel não precisa estar devidamente quitado, nem legalizado. Por determinação legal o imóvel é inalienável, não precisando de autorização judicial. Quando há impenhorabilidade, esta recai sobre o imóvel, o terreno ou fração ideal, pertenças, benfeitorias e acessões, plantações e equipamentos. Se a entidade familiar for possuidora de vários imóveis será considerado para efeito de proteção o de menor valor, entretanto, essa disposição encontra-se relativizada, pois vários julgados vêm admitindo como bem de família mais de 1 imóvel. 
Exceção: A lei 8009/90 excepcionou a sua aplicabilidade quando no art. 5º, § único, parte final diz: “salvo se outro tiver sido registrado, para esse fim, no Registro de Imóveis”. Ou seja, só pode se valer desta lei a família que não houver registrado seu imóvel como bem de família convencional
A impenhorabilidade poderá ser oposta em qualquer processo de execução, exceto nas causas previstas no Art. 3º/L8009/90: A impenhorabilidade é oponível em qualquer processo de execução civil, fiscal, previdenciária, trabalhista ou de outra natureza, salvo se movido: II - pelo titular do crédito decorrente do financiamento destinado à construção ou à aquisição do imóvel, no limite dos créditos e acréscimos constituídos em função do respectivo contrato; III – pelo credor da pensão alimentícia, resguardados os direitos, sobre o bem, do seu coproprietário que, com o devedor, integre união estável ou conjugal, observadas as hipóteses em que ambos responderão pela dívida; IV - para cobrança de impostos, predial ou territorial, taxas e contribuições devidas em função do imóvel familiar; V - para execução de hipoteca sobre o imóvel oferecido como garantia real pelo casal ou pela entidade familiar; VI - por ter sido adquirido com produto de crime ou para execução de sentença penal condenatória a ressarcimento, indenização ou perdimento de bens. VII - por obrigação decorrente de fiança concedida em contrato de locação.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas Recentes