Buscar

simulado de literatura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Leia a passagem de texto a seguir:
“A escrita literária pode ser entendida como prática dotada de um certo índice de especificidade técnica, empreendida por um sujeito que a leva a cabo num contexto cultural a que dificilmente é indiferente e assumindo uma atitude diversa da de outros sujeitos quando enunciam outras linguagens”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: REIS, C. O conhecimento da literatura: Introdução aos estudos literários. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 105.
Considerando o texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a natureza da literatura infantil, é correto afirmar que:
I. Os textos literários desencadeiam a emoção e a razão simultaneamente no processo de leitura.
II. É da natureza do texto literário fugir ao padrão característico dos textos em circulação e que não tenham apenas o objetivo informativo, o que geralmente causa surpresa no leitor em relação à sua organização.
III. A leitura literária não necessita qualquer habilidade específica e pode ser realizada da mesma forma como se lê um texto jornalístico ou científico.
IV. O processo de produção de conhecimento característico da literatura situa-se sobre o fato do repertório do leitor ser constantemente desestabilizado em função da pluralidade e ambiguidade dos textos literários.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
	1(?)
	2(?)
Questão 2/2
Considere o extrato de texto a seguir:
“Na escola, a leitura literária tem a função de nos ajudar a ler melhor, não apenas porque possibilita a criação do hábito de leitura ou porque seja prazerosa, mas sim, e sobretudo, porque nos fornece, como nenhum outro tipo de leitura faz, os instrumentos necessários para conhecer e articular com proficiência a mundo feito linguagem”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSSON, Rildo. Letramento literário: Teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006. p. 30.
Levando-se em consideração o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o papel do professor enquanto mediador das práticas de leitura junto aos seus alunos, pode-se afirmar que:
	
	A
	É papel do professor estipular de forma rígida as obras a serem lidas, uma vez que a falta de maturidade do leitor infantil possibilita que ele escolha textos que não sejam adequados para a sua idade.
	
	B
	Respeitando a missão pedagógica característica da literatura infantil, é papel do professor salientar os valores morais a serem apreendidos pelo leitor, impedindo, assim, que o leitor infantil faça leituras impertinentes.
	
	C
	No trabalho com a leitura em sala de aula, o professor deve disponibilizar obras literárias de diferentes gêneros, independente de faixa etária, deixando os alunos livres para escolherem o que quiserem, não devendo fazer qualquer intervenção sobre a leitura feita pelo aluno.
	
	D
	O professor deve conduzir os trabalhos em sala de aula com a literatura se colocando, em primeiro lugar, como exemplo de leitor para os seus alunos, vivenciando junto a eles o prazer que a leitura literária desencadeia. Cabe também ao professor demonstrar as variadas interpretações que o texto literário suporta em função das múltiplas visões que o texto literário sugere.
	
	E
	O trabalho com a literatura infantil em sala de aula deve estar sempre vinculado aos demais conteúdos escolares, não permitindo, assim, que a literatura sirva apenas como entretenimento no contexto escolar.
	1(?)
	2(?)

Outros materiais