Buscar

Apol 04 Marketing aplicado s Logística e negócios eletrônicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Marketing Aplicado a Logística
Conforme destacam Kotler e Armstrong (2003), o Trade Marketing foi conceituado como uma função de apoio dos fabricantes aos seus clientes varejistas ou atacadistas para organizar as promoções em prateleiras que, foi ganhando conhecimento com o passar dos tempos e tornou-se uma estratégia importante para aproximar clientes da marca. Consiste em uma ferramenta que viabiliza o contato de uma empresa com outra empresa, realizando a comercialização de uma forma diferente do que seria entre uma empresa e o consumidor final, levando em consideração que as estratégias são diversas entre si. Nesse sentido é correto afirmar que o Trade Marketing é uma atividade realizada pela indústria que possui como foco principal:
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que complementa qual o foco principal do Trade Marketing. 
	
	A
	Atendimento ao cliente final.
	
	B
	A integração entre as organizações.
	
	C
	O Canal de distribuição.
	
	D
	A otimização dos custos.
	
	E
	Os padrões de qualidade.
Questão 2/5 - Marketing Aplicado a Logística
A inteligência de marketing consiste em compartilhar as melhores práticas e tecnologias para tornar acessíveis grandes quantidades de informações mercadológicas, gerando novos conhecimentos, permitindo a identificação e o mapeamento dos ativos de marketing e proporcionado o estabelecimento de vantagens competitivas. Pensando na inteligência de marketing, os autores Kotler e Armstrong (2003), analisam que é a coleta e a análise sistemática de um conjunto de informações disponíveis sobre concorrentes e eventos no ambiente de marketing.
 
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, em relação à inteligência de marketing.
 
(  ) Os funcionários sempre são escolhidos a participar do processo, pelo fato de sempre estarem dentro da organização e possuírem maior facilidade ao repassarem essas informações.
 
(  ) A empresa pode obter informações observando seus concorrentes e analisando as evidencias físicas. Ela pode comprar e analisar os produtos dos concorrentes, monitorarem suas vendas e investigar novas patentes.
 
(  ) Os próprios concorrentes podem revelar informações por meio de relatórios anuais, publicações votadas para negócios, feiras, press releases, peças publicitárias, propagandas e páginas web.
 
(  ) Muitas informações podem ser coletadas por meio dos próprios funcionários da empresa, como executivos, engenheiros, cientistas, compradores e vendedores.
 
(  ) Algumas empresas optam por montarem um departamento exclusivo para coletar e fazer circular informações, porém pouco tempo depois a grande maioria decide encerrar o departamento por conta dos custos e da inviabilidade informacional.
 
Assinale a alternativa correta:
	
	A
	V – V – V – V – V
	
	B
	V – F – V – F – F
	
	C
	V – F – V – V – F
	
	D
	F – V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F – V
Questão 3/5 - Negócios Eletrônicos
É normal para muitas organizações que decidem investir no e-business que seja enfocado numa primeira análise apenas o ato de se fazer transações comerciais por meios eletrônicos, colocando apenas o ato da venda em foco. A empresa então decide implantar tecnologias necessárias para fazer funcionar seu e-business e com o passar do tempo vão percebendo que existem diversos outros fatores e processos com os quais ela deve se preocupar. O e-business deve ser objeto de uma análise criteriosa, antes, durante e depois de sua implantação, sendo muito importante antes mesmo da implantação a preocupação com o fator estrutura. De acordo com Stefano &Zatar (2016), são cinco as etapas principais do desenvolvimento de uma arquitetura de e-commerce.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as afirmativas abaixo, e em seguida assinale a sequência correta, no que se referem as cinco etapas principais do desenvolvimento de uma arquitetura de e-commerce.
 I) Etapa I – Identificação do projeto, justificativa e planejamento.
 II) Etapa II- Arquitetura do e-commerce.
 III) Etapa III –Desenvolvimento (aquisição) Opções.
 IV) Etapa IV – Testes, instalação, integração, formação, segurança, conversas, implantação.
 V) Etapa V – Operações, manutenção e atualização, substituição.
 
Assinale a alternativa correta
 
	
	A
	Somente as afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as afirmativas I, II, e III estão corretas.
	
	C
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as afirmativas I, II, e V estão corretas.
	
	E
	Todas as afirmativas estão corretas.
Questão 4/5 - Negócios Eletrônicos
Gestão do Conhecimento refere-se à criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da empresa. Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento passou-se a ser visto como algo valioso, dentro das organizações. Peter Drucker, foi um dos pioneiros e maiores estudiosos da área de administração de nossos tempos. Ele cunhou os principais termos e conceitos que conhecemos em matéria de gestão, sendo que o termo “gestão do conhecimento” também foi definido por ele: “a gestão do conhecimento é a capacidade de gerenciar, descobrir, mapear, classificar, captar, distribuir, criar, multiplicar e reter conhecimento com eficiência, eficácia e efetividade para que uma organização se coloque em posição de vantagem competitiva em relação ás outras para gerar lucro e garantir sua sobrevivência e expansão no mercado”. Para que se possa melhor entender a Gestão do Conhecimento, é preciso antes conhecer os seus três principais componentes.
A partir dos conteúdos disponibilizados, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale aquela que se refere aos três principais componentes da gestão do conhecimento.
	
	A
	Dado, informação e conhecimento.
	
	B
	Dado, tecnologia e informação.
	
	C
	Tecnologia, informação e conhecimento.
	
	D
	Estrutura, tecnologia e informação.
	
	E
	Pessoas, dado e conhecimento.
Questão 5/5 - Marketing Aplicado a Logística
Segundo Kotler e Armstrong (2003) os principais avanços no marketing de hoje podem ser resumidos em um único termo, a conectividade. Agora, mais do que nunca, todos estão conectados uns aos outros e as coisas próximas ou distantes no mundo estão direta ou indiretamente ao nosso redor. Com isso, concluímos que os avanços no marketing impactam também na conexão com a logística, levando em consideração que à medida que a conectividade atinja o marketing, a logística precisa se adaptar de alguma forma, colaborando com o crescimento de ambas as áreas.
Com base nos conteúdos disponibilizados que tratam a correlação entre o marketing e a logística, focando principalmente nos avanços dessas áreas, analise as alternativas abaixo, e na sequência assinale V para as alternativas Verdadeiras e F para as alternativas Falsas, considerando tais avanços relacionados à correlação das áreas.
 
(  ) Hoje em dia existem poderosos computadores, onde os profissionais de marketing sentem certa dificuldade em poder criar banco de dados detalhados e utilizá-los para atingir clientes individuais com ofertas, visto que ainda não estão preparados para a evolução que ocorre.
 
(  ) No que se refere as tecnologias de conexão, cabe dizer que o surto tecnológico fez com que surgisse novas maneiras de aprender sobre os clientes e rastreá-los, criando produtos e serviços para ir ao encontro das suas necessidades, fazendo com que a logística acompanhasse tal medida.
 
(  ) A internet, embora seja considerada um marco na vida não só das pessoas, mas também das empresas, revolucionou o mercado das transações comerciais, porém devido a sua instabilidade e falta de segurança, ainda não tem total credibilidade para algumas transações.
 
(  ) A
internet é considerada a tecnologia que possibilitou um novo modelo de fazer negócios, mas, segundo Kotler e Armstrong (2003) tal evolução dificulta a realização do trabalho do marketing e da logística, levando em conta a expansão expressiva de tal área.
 
(  ) Pensando sobre os avanços do marketing e da logística, consequentemente, há de se analisar que as empresas de ontem eram voltadas para o marketing de massa direcionado a qualquer cliente que alcançasse, e as de hoje selecionam seus clientes mais cuidadosamente e constroem relacionamentos mais diretos e duradouros.
	
	A
	V – V – F – V – F
	
	B
	V – F – V – F – F
	
	C
	V – F – F – V – F
	
	D
	F – V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais