Buscar

RELATÓRIO INFANTIL Valentina1

Prévia do material em texto

INSTITUTO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS - INET
CURSO DE PEDAGOGIA
VALENTINA ROCHA DE CASTRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
BAIXA GRANDE DO RIBEIRO- PI
2017 
VALENTINA ROCHA DE CASTRO
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
Relatório Final de Atividades de Estágio Supervisionado I, apresentado ao Instituto de Educação e Tecnologias – INET, como requisito obrigatório para conclusão do Curso de Pedagogia, sob orientação da Professora Valmiran Mota da Silva Negreiros. 
BAIXA GRANDE DO RIBEIRO- PI
2017 
 IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO
Nome: Valentina Rocha de Castro
Curso: Pedagogia
Período: 8º
Endereço: Rua Lucidío Silva snº 
CEP: 64868-000
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
Nome: Centro de Educação Mãe Vicencia
Endereço: Rua 12 de Outubro, S/N 
Bairro: Fátima
CNPJ: 41.5221780001-80
Empresa: Municipal 
CEP: 64868-000
ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 
		
O Estágio Supervisionado em Educação Infantil é uma etapa indispensável no processo de formação no Curso de Pedagogia. Pimenta e Gonçalves (1990) consideram a finalidade do estágio é propiciar ao aluno uma aproximação à realidade na qual atuará
A partir dessa experiência que possibilita que o docente utilize está rica oportunidade escolar, para desenvolver profissionalmente, contribuindo para uma pratica educativa que possibilita formar professores a partir da análise, da crítica e das novas maneiras de fazer educação, que podem ser construídas.
O profissional da educação é um sujeito que tem em mãos, cotidianamente, uma responsabilidade imensa. Que é a grande parcela de contribuição na formação da 3 qualidade pessoal da prática do indivíduo. Sendo assim, cabe a nós enquanto construtores do conhecimento, contribuirá seus receptores de forma adequada. Para que se desenvolva um bom processo educativo.
O estágio é um momento em que permite que os profissionais possam exercer os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de formação, sendo vista como a parte prática do curso. Considerando que a profissão só aprende na prática, e que a teoria estudando durante o curso esta muito distante da realidade.
Também, com frequência, se ouve que o estágio tem de ser teórico- prático, ou seja, que a teoria é indissociável da prática. Para desenvolver essa perspectiva, é necessário explicitar os conceitos de prática e de teoria e como compreendermos a superação da fragmentação entre elas a partir do conceito de práxis, o que aponta para o desenvolvimento do estágio como uma atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade. (PIMENTA, 2004, p. 34).
Neste sentido, posso afirmar que a intervenção foi um momento excepcional para a minha formação docente, pois é através da experiência do estágio que pude reavaliar minha pratica pedagógica contribuindo assim para um desenvolvimento de forma integral na criança.
Campo de Estágio
O estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil é uma oportunidade que é oferecida ao educador com possibilidades de compreender o desenvolvimento da aprendizagem da criança, aprimorando a qualidade do trabalho educativo.
Neste sentido, posso afirmar que realizei a minha intervenção considerando os critérios estabelecidos, e respeitando as singularidades de cada criança, desenvolvendo um trabalho com as crianças de forma planejada, pois só assim acontecerá o crescimento e o desenvolvimento da aprendizagem e socialização
O estágio aconteceu Centro de Educação Mãe Vicencia, a mesma está localizada na zona urbana na Rua 12 de Outubro s/n, Bairro de Fátima no município de Baixa Grande do Ribeiro-PI. A escola apresenta a capacidade para atender aproximadamente 325 alunos, com cerca de 161 alunos matriculados no turno matutino e 164 alunos no turno vespertino com 07 com idade entre 03 a 05 anos , há 54 alunos que da zona rural e vem diariamente pra escola no transporte escolar de microonibus.
A estrutura física da escola encontra- se em boas condições com 6 salas de aulas, sala de diretoria, sala de professores, cozinha, banheiro dentro do prédio, sala de secretaria, banheiro com chuveiro, despensa, pátio coberto e pátio descoberto.
Turma de Realização do Estágio 
O estágio no nível educacional Educação Infantil foi realizado na turma do Maternal, sendo constituída por 14 alunos.
	
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 
 	
 As atividades desenvolvidas no Estágio na Educação Infantil foram divididas em etapas: na modalidade de observação com 55 horas, 10 horas de atividades de regência e 7 horas de registro reflexivo perfazendo a uma carga horária de 72 horas/aula, sob a orientação da professora da Maria do Socorro Carvalho Campos.
2.1 Observação/ Participação
 Durante essa faze pude observar que as aulas foram dinâmicas e interativas onde as atividades proposta pela professora, permitiram que as crianças tivessem livre-arbítrio para criar, inventar, errar e reaprender, visto que, a faixa etária dos alunos é caracterizada pelo entusiasmo e ousadia, porém, com pouca capacidade de concentração.
A sala de aula é bastante ampla e confortável, com boa iluminação e ventilação. Possui ainda mobiliário adequado, armário para guardar materiais, mesa para a professora, mesas e cadeiras de tamanho apropriado para a idade dos alunos. Nas paredes da sala estão expostas produções de desenhos realizados pelos alunos durante as aulas. A sala contém painéis educativos, a altura dos alunos para que possam visualizar melhor, pois a organização da sala de aula é fator fundamental que contribui com o desenvolvimento do ensino aprendizagem. No início das aulas a professora, reservava o espaço para “roda de conversa”, onde as crianças têm a liberdade de se expressar livremente.
Os conteúdos abordados durante o estágio foram; Roda de conversa, roda de histórias, roda de música, pois a música faz parte do nosso dia a dia, além disso, ela contribui com a sensorialidade da criança.
O planejamento da professora é feito semanalmente, onde recebe todo apoio necessário da coordenação pedagógica, com sugestões de atividades diferenciadas, que contribui com o desenvolvimento das crianças.
Diante das minhas observações e confirmada pela professora, à escola utiliza a proposta construtivista, onde o aluno é valorizado como um ser capaz de se participar ativamente do seu próprio aprendizado e os professores estão sempre participando de capacitações dentro da proposta de alfabetização construtivista.
2.2 Regência
 
Durante o estágio cumpri uma carga horaria de 10 horas destino a ministrar aulas com o objetivo de vivenciar na pratica as atividades desenvolvidas por um professor de educação infantil.
A professora me deixou instruções e sugestões, pediu-me que mantivesse a rotina se possível e me deixou livre para aplicar as atividades a eles.
Acolhi as crianças, deixei os por alguns minutos bem à-vontades para que brincassem e escrevessem no quadro, quando já estavam todas calmas e entrosadas comigo e o ambiente, acomodei-as na rodinha, expliquei a elas a ausência da professora,  fizemos a oração do dia, em seguida  pedi a elas que iniciassem as canções que costumam cantar.
Logo após, distribui uma atividade deixada pela professora regente , onde fui orientada que eles teriam que colar um barbante para construir um varal e pintar os desenhos feitos na folha de papel branco.
Todos realizaram a atividade, para minha surpresa consegui manter o ritmo, depois de terminada a tarefa, eles me chamavam para escrever o nome e então eles iam e penduravam no varal reservado a cada um para os trabalhos feitos em sala.
A aula foi bastante proveitosa , houve a interação , a troca de conhecimento entre os alunos e sobretudo a aprendizagem.
Sinto me realizada na certeza de que apesar dosdesafios e dificuldades enfrentadas vale muito a pena ser um profissional de educação infantil. 
2.3 Registro reflexivo
 Foram destinadas 5hrs para o planejamento no qual tive total apoio da professora regente e da coordenadora pedagógica , pois as mesmas puderam me auxiliar e passar informações necessárias para que as minhas aulas ocorressem conforme esperado. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Conclui-se, que o estagio supervisionado do curso de pedagogia, é a base que nós como futuro professor precisamos para conviver com a realidade escolar. Visto que é durante o estagio que descobrimos as várias faceta da educação, e o que há por traz dela.
Sendo assim, o período em que se destina ao estágio serve de eixo entre o que é visto na teoria e o que se aplica na prática.
No entanto, é durante o estagio que nós nos descobrimos como professor é nessa etapa do curso que são plantadas as primeiras sementinhas na vida dos educando.
 Enfim, a realização do estágio se torna um momento decisivo para a formação do profissional de educação, pois o acadêmico de hipótese alguma, poderá ocupar um espaço educacional, sem conhecer de perto a realidade escolar, e os problemas que os cerca no contexto atual.
REFERÊNCIAS BIBIOGRAFICAS
ALVES, Vanezilda Pereira; SANCHEZ, Andresa Barreiros; MAGALHÃES, Cassiana.
O estágio supervisionado no curso de pedagogia: "e quem já é professor"?
Vivências e experiências da prática de estágio. In: Revista eletrônica Prodocência/uel. Edição Nº. 4, Vol. 1, jul-dez. 2013. ISSN 2318-0013 - DISPONÍVEL
EM: http://www.uel.br/revistas/prodocenciafope.
BELLOCHIO, C. R.; BEINEKE, V. A Mobilização de Conhecimentos Práticos no
Estágio Supervisionado: Um Estudo com Estagiários de Música da UFSM/RS e
da UDESC/SC. MÚSICA HODIE, vol. 7, n. 2, p. 73-88, 2007.
ANEXOS

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes