Buscar

Pé Plano e Pé Cavo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pé Plano e Pé Cavo
Os pés são estruturas importantes para a sustentação corporal e para a locomoção do nosso corpo. Constituem partes complexas do corpo humano, formadas por ossos, músculos, bursas e tendões . Seus músculos e articulações são projetados para dar estabilidade e mobilidade às outras estruturas do membro inferior.
Pé Plano
O pé plano toca quase que por inteiro o chão, com um formato plano. 
Essa condição se instala devido ao afrouxamento ligamentar, ou da fáscia plantar, que altera a curvatura fisiológica, resultando em prejuízo na funcionalidade estrutural dos pés. Tal sobrecarga, além de produzir calosidades, impõe alterações na marcha, com conseqüente perda de equilíbrio e lesões nas áreas de impacto.
Pé Cavo
O pé cavo é aquele que possui o arco bem acentuado e curvo. 
Caracteriza-se por apresentar rigidez excessiva e inflexibilidade, dificultando o amortecimento das forças pelas arcadas plantares. Isso pode causar dificuldades de adaptação aos calçados - que, em geral, necessitam de suporte de arco - e dor ao realizar atividades como caminhar, correr e ficar longos períodos em pé. Em casos mais graves, pode causar incapacitação importante.
Causas
A maioria dos casos estão ligados à hereditariedade. Cabe ao individuo que possui um histórico na família tomar os cuidados necessários para não sofrer nenhum tipo de lesão. Os problemas só surgem quando acontece uma sobrecarga na atividade física. Todo exercício em excesso pode causar graves lesões e afastar o atleta amador da corrida.
Lesões
Cada tipo de pé possui uma tendência em causar determinadas lesões:
- Pé cavo: pisa em dois apoios, o calcâneo e o ante pé. Portanto, tende a ter dores nessas regiões e tendinites na lateral (tendões fibulares);
- Pé chato: geralmente tem tendinite do lado de dentro no tendão tibial posterior e muitas vezes pode causar a barra óssea, uma deformação que bloqueia a flexibilidade dos pés.
Tratamento
Ambos se tratados na infância curam com palmilha e fisioterapia, mas nos casos crônicos ou sem resposta ao tratamento conservador, é preciso uma investigação médica. Com a persistência do problema, algumas pessoas passam por uma cirurgia corretiva do pé.
Além disso, o uso do tênis adequado pode ajudar na prevenção e tratamento do problema. Com a finalidade de corrigir os excessos de pronação e de supinação que os diferentes tipos de pés apresentam, o calçado pode dispor de funcionalidades que visam diminuir o esforço muscular, evitar a dor e diminuir a ocorrência de lesões graves.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais