Buscar

Acidentes e complicações em exodontias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acidentes e complicações em exodontias
Trauma do dente vizinho ou antagonista
Ocorre pela ma utilização das técnicas I e II
Tratamento: dependendo do grau da fratura, fazer restauração, ou prótese. Se atingir o nervo pulpar, deve ser realizado o tratamento endodontico.
Intrusão do dente vizinho ou antagonista
Ocorre quando não apoiamos certamente o instrumental na execução das técnicas.
Tratamento: se o dente tiver com a rizogenese incompleta, espera-se nova erupção. Se estiver completa, deve-se fazer tração ortodondica positiva. Fazer uso de antiinflamatórios e analgésicos.
Luxação da ATM
Ocorre pela força excessiva na exodontia
Tratamento: redução da luxação (reposicionar mandíbula), imobilização temporária, analgésicos, AINEs e relaxante muscular.
Evitar: apoiar mandíbula, evitando que ela se mova durante os movimentos exodonticos.
Geralmente pacientes subluxados, com patologias articulares ou idosos ou muito jovens. Às vezes desdentados muito jovens (-> perda de dimensão vertical musculatura flácida fácil luxação).
Dor: a intensidade da dor que pode ocorrer no pós operatório de uma exo varia de acordo com o estado emocional, com o trauma.
Edema: exodontias convencionais não geram edemas perceptíveis clinicamente. Em exodontias demoradas ou traumáticas, podem haver edemas.
Se o paciente tem histórico de edemas intensos, pré-medicar com corticoide.
Edemas muito graves podem estar associados a edema de glote.
Tratamento: gelo no pós-operatorio imediato e antiinflamatório (pano com água gelada até dormência, espera 5 min, coloca de novo até dormência, espera 5min, ciclo) – evitar comer comidas quentes ou geladas demais; calor úmido após 24h varias vezes ao dia (aceleração da inflamação).
Hemorragias: devemos observar os exames laboratoriais (coagulogramas) em pacientes com desvios de coagulação, e devemos encaminha-los para hematologista. Em hemorragias pos-cirurgicas podemos utilizar hemostáticos tópicos, sistêmicos, suturas ou ligaduras.
Geralmente se dá por hipertensão arterial;
Associado a fatores de coagulação reduzidos;
Anestésico local usado em altas concentrações pode gerar vasodilatação tardia;
Trismo: caracteriza-se pela dificuldade de movimentar a mandibula (abrir a boca), geralmente causada por trauma ou inflamação.
Tratamento; uso de aines, relaxante muscular, calor úmido, massagem e laser(acelera a atividade mitocondrial e estimula a proliferação celular). Em caso de infecção, usar antibiótico.
Lesões de nervos: as lesões podem ocasionar paralisia (perda de movimentos) e a parestesia (perda de sensibilidade na região), geralmente temporárias.
Tratamento: para ambos, devemos prescrever vitamina B (acelera a atividade mitocondrial e estimula a proliferação celular), corticoides, calor úmido na região ou laser (acelera a atividade mitocondrial e estimula a proliferação celular).
Ferimento de tecido mole:
Provocado pelo desgarramento ou laceração das gengivas ou mucosa alveolar
Tratamento: sutura, AINES
Fratura do osso alveolar:
Ocorre comumente em movimentos exagerados
Tratamento: pequenas fraturas, removemos o dente com osso fraturado; em fraturas maiores, devemos fazer a contensão/imobilização do osso fraturado, aguardar cerca de 30 dias para que haja regeneração óssea, e remover o dente pela técnica III.
Fratura dos ossos maxilares
Ocorrem como traumas em grandes exodontias
Tratamento: osteossintese ou colocação de placas com parafusos, goteiras para bloqueio. Não comer nada duro.
Mais em idosos.
Penetração do dente no seio maxilar
Geralmente ocorre quando se tenta tirar dentes superior através de elevadores
Tratamento: abertura do seio maxilar pela técnica de Caldwell Luc, removendo o dente, colocação o dreno nasal e fechamento da abertura com a incisão da técnica.
Comunicação buco-sinusal: raízes de alguns dentes pode estar em intima relação com o soalho do seio maxlar, principalmente premolares e molares.
Tratamento: confirmar a comunicação pela técnica de valssalva; incisão e rotação do retalho e sutura. Antibiótico, AINE, analgésico
Alveolite: caracteizada por dor forte, 3 a 4 dias após a exo, por presença de infecção e necrose óssea; (úmida - contaminação) / por excesso de analgésico com vasoconstritor no alvéolo ou curetagem excessiva com raspagem e maceração óssea (seca)
Tratamento: limpeza do tecido necrosado, antibioticoterapia, analgésico, sutura
Deglutição do dente: não deve causar transtornos sérios ao paciente, e recomenda-se a ingestão de alimentos a base de massa e cereal (envolve dente e protege paredes intestinais)
Aspiração do dente: ocorre a introdução do dente na traqueia, indo se alojar nos bronquios. É GRAVE
Tratamento: conduzir paciente ao hospital para realização de broncoscopia. Manter oxigenação.
Desmaio (sincope): ocorre por circulação insuficiente no cérebro. Sua manifestação se da pela dilatação das pupilas, náuseas, palidez, perda de consciência, pés e mãos frios, pulso rápido, queda de pressão, respiração acelerada, sudorese
Proceder: colocar paciente deitado de costas, com as pernas acima do nível da cabeça. Manter as vias aéreas livres, fazer o paciente inalar estimulantes (de odor forte), acalmar o paciente.
(88) 96465104

Outros materiais