Buscar

3 Lista de Exerc cios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESISTÊCIA DOS MATERIAIS
3ª LISTA DE EXERCÍCIOS
1ª Questão. Um cilindro de ar comprimido, para laboratório, está normalmente com a pressão de 2.300 lb/in² por ocasião da entrega. O seu diâmetro externo é de 10 in. O aço de que é feito tem limite de escoamento de 33.000 lb/in². Adotando um coeficiente de segurança de 2,5, pergunta-se qual a espessura do cilindro?
Resp.: e = 0,742 in
 
2ª Questão. O gás para uso doméstico é fornecido, em geral, em cilindros com extremidades semi-esféricas ou elipsoidais. Considere-se um desses reservatórios, com diâmetro interno de 36 in, confeccionado em aço-carbono com limite de escoamento de 33.000 lb/in². A espessura de sua parede é de 0,5 in. Admitindo-se um coeficiente de segurança igual a 3, qual a pressão interna máxima que o reservatório suporta? 
Resp.: p = 278 lb/in²
3ª Questão. Um tubo de parede fina, fechado nas extremidades, contém óleo sob a pressão de 120 lb/in². O seu diâmetro interno é de 16 in e o limite de escoamento do material de que é feito é 38.000 lb/in². Adotando-se um coeficiente de segurança de 3, determine a espessura do tubo.
Resp.: e = 0,076 in
4ª Questão. Um tanque cilíndrico de eixo vertical, para depósito de gasolina, tem diâmetro interno de 85 ft e está cheio até 40 ft, a partir da base. Sabendo-se que o limite de escoamento do material do tanque é igual a 35.000 lb/in² e adotando-se um coeficiente de segurança de 2,5, pede-se calcular a espessura do tanque em sua parte mais funda, desprezando-se os esforços adicionais decorrentes da ligação com a placa do fundo. Densidade da gasolina = 0,74 g/cm³ 
Resp.: e = 0,466 in
5ª Questão. O anel interno A tem raio interno r1 e raio externo r2. Antes de aquecido, o anel externo B tem raio interno r3 e raio externo r4, sendo r2 > r3. Se o anel externo for aquecido e então montado sobre o interno, qual será a pressão entre eles quando a temperatura do anel B atingir a do anel A? O material tem módulo de elasticidade E e coeficiente de dilatação térmica α. 
6ª Questão. O arco de aço A-36 tem diâmetro interno de 23,99 in, espessura de 0,25 in e largura de 1,0 in. Se ele e o cilindro rígido, de 24 in de diâmetro externo, estão a 65° F, a qual temperatura o arco deve ser aquecido para que apenas deslize sobre o cilindro? Que pressão ele exerce sobre o cilindro e qual o esforço de tração nele desenvolvido, quando sua temperatura voltar a 65º F? 
7ª Questão. Determine a variação do raio interno r de um cilindro de espessura e e módulo de elasticidade E, submetido a uma pressão interna p.
Resp.: ∆rf = (pr²/eE) ∙ (1- ν/2)
8ª Questão. Considere um reservatório esférico de parede fina submetido a uma pressão interna p. O raio interno do reservatório é r e sua espessura e. Determinar a tensão normal σ que atua na parede do reservatório.
Resp.: σ = pr/2e
9ª Questão. Um tanque esférico, para gás sob pressão, tem 80 ft de diâmetro e é feito de chapas de aço de 5/8 in. O limite de escoamento do material é 35.000 lb/in² e o coeficiente de segurança, 2,5. Determinar a pressão interna máxima, admitindo que as ligações soldadas tenham a mesma resistência das chapas. Resolver o problema, admitindo, agora, que as ligações tenham uma resistência de apenas 75% da resistência das chapas. 
Resp.: p = 36,5 lb/in² e p = 27,4 lb/in²
10ª Questão. Considere um tanque cilíndrico de extremidades constituídas por semi-esferas. Seu diâmetro interno é de 12 in e a pressão interna é de 175 lb/in². Calcule a espessura do corpo do cilindro e das esferas das extremidades, desprezados os esforços adicionais das ligações. O coeficiente de segurança é 4 e o limite de escoamento do material é 30.000 lb/in². 
Resp.: cilindro: e = 0,14 in; calotas: e = 0,07 in
11ª Questão. Calcule o acréscimo unitário de capacidade de um cilindro circular de parede fina, fechado nas extremidades, quando submetido à pressão interna de 80 lb/in². Dados: e = 1/16 in; r = 13,5 in; ν = 1/3 e E = 30 x 106 lb/in².
Resp.: ∆V/V = 1,06 x 10-3
12ª questão O tubo de extremidade aberta de cloreto de polivinil tem diâmetro interno de 100 mm e espessura de 5 mm. Se transportar água corrente à pressão de 0,42 MPa, determine o estado de tensão nas paredes do tubo.
r2
 r1
 r4
 r3

Outros materiais