Buscar

Caso Concreto 6 HDB

Prévia do material em texto

Plano de Aula 6: O Segundo Reinado
A) Sim. As cotas para os negros e pardos encontram fundamentos no processo histórico Brasileiro que os sujeitou a escravidão, a exclusão social, a miséria e ao racismo.
B) Sim. Pois a Lei do Ventre Livre dava liberdade aos nascidos após o dia que a Lei fosse escrita, porém, os bebês não podiam ficar afastados de suas mães logo ao nascer, e após alguns anos começariam a dar “prejuízo” aos donos de escravos, assim, eram obrigados a trabalhar para poder comer e sobreviver, e com isso tinham a oportunidade de escolher trabalhar para o dono e ficar perto de sua família, ou ser obrigado a trabalhar para o governo, pois quando fosse tirado de sua “casa”, o dono receberia uma indenização, e a criança tinha que pagar sua liberdade ao governo com trabalho. E sobre a Lei do Sexagenários, poucos eram os escravos que chegavam aos 65 anos, fora que com essa idade eles já não era tão interessantes, pois mal conseguiam trabalhar. Com isso a escravidão era mantida, pois davam liberdade somente a quem não era tão interessante para eles.
C) Sim, pois a Lei Áurea sem indenização fez com que as elites escravocratas se voltassem contra o imperador, patrocinando a Proclamação da República.

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes