Buscar

Financiamento

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Opções de financiamento
 Livro: Introdução ao empreendedorismo
Finep – (financiadora de estudos e projetos
É um órgão do governo federal brasileiro, subordinado ao Ministério de Ciência e Tecnologia
www.FINEP.gov.br/:
Objetivo é promover o financiamento, a inovação e a pesquisa científica e tecnológica em empresas, universidades, centro de pesquisas, etc.
Foco é a criação de produtos inovadores e na criação de novas tecnologias.
Prime – primeira empresa inovadora/FINEP
O programa Prime - Primeira Empresa Inovadora entrou em operação no início de 2009. Seu objetivo é criar condições financeiras favoráveis para que um conjunto significativo de empresas nascentes de alto valor agregado possa consolidar com sucesso a fase inicial de desenvolvimento dos seus empreendimentos. 
A maioria dos empreendimentos inovadores nascentes apresenta fragilidades estruturais e diversas dificuldades de desenvolvimento em sua fase inicial, porque os empreendedores e fundadores das empresas desviam-se do foco principal do negócio para dedicar-se a atividades paralelas que garantam sua sobrevivência no curto prazo. 
Prime – primeira empresa inovadora
O Prime apoia a empresa nesta fase crítica de nascimento, possibilitando aos empreendedores dedicar-se integralmente ao desenvolvimento dos produtos e processos inovadores originais e à construção de uma estratégia vencedora de inserção no mercado.
A visão propulsora do Prime é proporcionar uma mudança de patamar quantitativo e qualitativo dos programas de fomento da FINEP, contemplando cinco mil empresas nascentes voltadas a novos produtos, serviços e processos de elevado valor agregado, em todas as regiões. Este conjunto de empresas será uma alavanca essencial para o desenvolvimento do País nos próximos anos.
Sebrae – Serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas
A entidade de apoio ao empreendedor mais conhecida, a sua atuação se concentra nas micro e pequenas empresas, especialmente na área de comércio, serviços, indústrias e agronegócios, além da área de artesanato. Colabora bastante com o treinamento nestas áreas.
FAPESP – fundação de amparo à pesquisa
Criada em cada estado, o objetivo é de apoiar a pesquisa com a concessão de verbas para projetos de caráter científico e o desenvolvimento das especialidades de cada estado. A mais conhecida é a de São Paulo que dedica boa parte dos seus recursos para apoiar o desenvolvimento de produtos e serviços por suas novas empresas.
Endeavor – instituto empreendedor
Organização sem fins lucrativos, que tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do Brasil, objetiva estimular a proatividade das pessoas para empreenderem e realizarem seus sonhos sem temer a derrota.
Business angels ou anjos de negócios
Pessoas que apoiam os empreendimentos nascentes e seus empreendedores através do aporte de capital para viabilizar o início desses empreendimentos e de aconselhamento dos empreendedores.
São pessoas que possuem experiência profissional de sucesso e recursos financeiros suficientes para investir em empreendimentos que pareçam promissores.
FUNDOS DE CAPITAL SEMENTE
Começam a surgir no Brasil através do FINEP.
Sua finalidade é investir em empresas nascentes que conseguiram ter sucesso em sua modalidade e que precisam de aporte de capital para realizar planos de desenvolvimento, ganhando mais mercado ou desenvolvendo novos produtos e serviços.
Investimento coletivo (crowdfunding)
 O objetivo é reunir diversas pessoas que possam colaborar com pequenas quantias e, assim, viabilizar uma ideia, um negócio ou um projeto, recebendo, ou não, uma contrapartida por isto. É uma forma rápida e relativamente simples de captar valores para a execução de uma ideia ou projeto de apelo popular, com uma baixa contrapartida.
 O investimento coletivo é uma nova forma das startups conseguirem dinheiro.
https://www.catarse.me/
Investimento coletivo
O empreendedor apresenta sua proposta e os dados financeiros da empresa em uma plataforma virtual que em troca de uma porcentagem do investimento que pode chegar até 10% . O objetivo é conectar o empreendedores aos investidores.
É uma maneira rápida, simples e fácil de captar investidores, sabe-se que reunir o mesmo número de investidores pessoalmente é algo mais difícil. 
Os aportes podem variar e alguns ficam entre R$ 100 mil e R$ 500 mil (Folha – SP, 2015)

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais