Buscar

A Importância da Gestão da cadeia de suprimentos

Prévia do material em texto

A Importância da Gestão da cadeia de suprimentos
Com o aumento da competitividade gerada pela globalização dos mercados, aliado a existência de
consumidores cada vez mais exigentes quanto à qualidade e velocidade de entrega dos produtos faz com que muitas empresas voltem suas atenções para a necessidade de redução do tempo e do custo
relacionados ao processo de entrega do produto ao consumidor final, seja que produto for. 
Esse é um processo conhecido como cadeia de abastecimento, e ela se refere ao conjunto de organizações interdependentes que pertencem a um sistema responsável pela entrega do produto ao consumidor final. 
Diversos estudos relacionados à gestão da cadeia de abastecimento de suprimentos indicam que para uma empresa ser competitiva, é crucial entender o funcionamento da cadeia de abastecimento.
A construção e a gestão da cadeia de suprimentos de uma organização é um passo indispensável para se obter a vantagem competitiva exigida pela economia atual, e, com velocidade para superar competidores.
“A vantagem competitiva também é encontrada na capacidade de uma organização diferenciar-se de seus concorrentes aos olhos do cliente (vantagem em valor) e/ou na capacidade de operar a baixo custo e, portanto, com lucro maior (vantagem em produtividade)” Christopher (2005).
“De forma a se adaptar e obter vantagem competitiva no campo da Gestão da Cadeia de Suprimentos, nos últimos anos, algumas organizações estão repensando suas fronteiras, mudando suas competências e/ou modificando a forma de relacionamento com seus fornecedores e distribuidores, alterando assim, a arquitetura de muitas cadeias de suprimento e dando a essa evolução características e conotações de uma verdadeira revolução” (SAMPAIO; SERIO, 2001).
Segundo Bertaglia (2009) conhecer e perceber o papel estratégico da cadeia de
abastecimento tornou-se fundamental para as organizações empresariais que objetivam obter
vantagem competitiva no mercado.
Resumindo de maneira simples e rápida: Uma boa cadeia de suprimentos é essencial para o sucesso de qualquer negócio, seja ele qual for. Por isso, tenha um para sua organização.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes