Buscar

energias pronto

Prévia do material em texto

Universidade paulista
Energia solar
Tipos de energias renováveis
Santos 2017
Universidade paulista
Energias renováveis
Trabalho sobre os tipos de energias renováveis, apresentado na disciplina de atividade prática, no o curso de engenharia Mecânica
Orientador (a) Professora e coordenadora Paula
Santos
2017
Resumo
 
 A energia renovável é aquela que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos), do consumo mundial de energia veio de fontes renováveis, com 13% provenientes da tradicional biomassa, que é usada principalmente para aquecimento, a partir da hidroeletricidade. 
 Novas energias renováveis (pequenas hidrelétricas, biomassa, eólica, solar, geotérmica e biocombustíveis) representaram o percentual que está crescendo muito rapidamente. A percentagem das energias renováveis na geração de eletricidade é de cerca de 18%, com 15% da eletricidade global vindo de hidrelétricas e 3% de novas energias renováveis. 
 A energia do Sol é convertida de várias formas para formatos conhecidos, como a biomassa (fotossíntese), a energia hidráulica (evaporação), a eólica (ventos) e a fotovoltaica, que contêm imensa quantidade de energia, e que são capazes de se regenerar por meios naturais.
abstract
Renewable energy is that which comes from natural resources such as sunlight , wind, rain , tides and geothermal energy , which are ( naturally replenished) renewable resources, global energy consumption came from renewables , with 13 % coming from traditional biomass , which is mainly used for heating , from hydroelectricity .
          New renewable ( small hydro, modern biomass, wind , solar , geothermal and biofuels ) accounted for the percentage that is growing very rapidly . The share of renewables in electricity generation is around 18 % , with 15 % of global electricity coming from hydroelectricity and 3% from new renewables .
     The sun's energy is converted to various forms of popular formats , such as biomass ( photosynthesis ) , hydropower ( evaporation) , wind ( wind) and photovoltaics , which contain huge amount of energy , and that are able to regenerate natural means .
Introdução
 As energias renováveis são provenientes de ciclos naturais de conversão da radiação solar, que é a fonte primária de quase toda energia disponível na terra. Por isso, são praticamente inesgotáveis e não alteram o balanço térmico do planeta. As formas ou manifestações mais conhecidas são: a energia solar, a energia eólica, a biomassa e a hidro energia
 As energias renováveis, por vezes incorretamente chamadas alternativas, incluem a energia solar, a energia eólica, a biomassa, a energia geotérmica, a energia hídrica e a energia dos oceanos (ondas, marés, correntes e gradiente da temperatura). Entre as vantagens da utilização das energias renováveis pode-se dizer que são pouco ou nada poluentes, são descentralizadas, estando assim mais próximo dos consumidores de energia, e estão disponíveis em todos os países, ainda que com recursos e potenciais distintos. 
 A utilização das energias renováveis conduz também a uma redução dos custos energéticos, pois a utilização da maioria dos recursos renováveis é gratuita (sol, vento, geotermia, hídrica, oceanos) ou mais barata (biomassa). Como barreiras à sua utilização mais generalizada, a mais importante diz respeito ao seu elevado custo inicial: as energias renováveis necessitam de equipamentos que são geralmente mais caros no momento da sua aquisição, representando assim uma dificuldade para as pessoas interessadas na sua utilização.
Energias
 Diz-se que uma fonte de energia é renovável quando não é possível estabelecer um fim temporal para a sua utilização. É o caso do calor emitido pelo sol, da existência do vento, das marés ou dos cursos de água. As energias renováveis são virtualmente inesgotáveis, mas limitadas em termos da quantidade de energia que é possível extrair em cada momento.
 PRÉ-HISTÓRIA: A força humana proveniente de seus músculos foi a primeira fonte de energia utilizada para a sobrevivência na era primitiva bem como a tração animal para carregar e transportar algo. A próxima energia que começou a ser usada foi a do fogo, aproximadamente em 50000 a.C, uma revolução que dá início ao uso dos recursos da natureza para produzir energia. 
IDADE ANTIGA: Com o surgimento das grandes civilizações, as sociedades egípcias, gregas e romanas utilizaram de escravos como força motriz para construção e consolidação de seus vastos territórios. A utilização da força do vento para navegação e da força hidráulica para mover moinhos também se desenvolveram nesse período. 
IDADE MÉDIA: Com o feudalismo ocorreram as Cruzadas, ocasionando um aumento no comércio, sendo o carvão vegetal e a lenha excessivamente utilizados nesta época para construções, forjas, aquecimento e olarias, entre outros. 
IDADE MODERNA: Um grande marco na história do homem e a invenção da máquina a vapor e locomotivas na revolução industrial, conferindo ao homem o poder de controlar seu ambiente e alterar a estrutura econômica, política e social, ou seja, contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. O carvão mineral serviu de base para a primeira fase da revolução industrial ao originar gás, querosene e produtos sintéticos da borracha
 As energias renováveis são fontes inesgotáveis de energia obtidas da Natureza que nos rodeia, como o Sol ou o Vento. Estas energias podem ser:
• Energia Solar (figura1) A energia do Sol pode ser convertida em eletricidade ou em calor, como por exemplo os painéis solares fotovoltaicos ou térmicos para aquecimento do ambiente ou de água;
• Energia Eólica(figura2) A energia dos ventos que pode ser convertida em eletricidade através de turbinas eólicas ou aerogeradores.
• Energia Hídrica(figura3) A energia da água dos rios, das marés e das ondas que podem ser convertidas em energia elétrica, como por exemplo as barragens;
• Energia Geotérmica(figura 4) A energia da terra pode ser convertida em calor para aquecimento do ambiente ou da água.
Energia solar (figura 5)
 A energia solar consiste no aproveitamento da radiação solar emitida pelo Sol e que chega à Terra, atingindo o topo da atmosfera com uma potência térmica média de 1370 W/m². Se bem que nem toda a energia que chega ao topo da atmosfera a atravesse, ainda assim uma parte significativa dessa energia atinge a superfície terrestre
 A energia total que atinge determinada área da superfície da terra é composta pela radiação direta (luz solar direta) e pela radiação solar difusa (energia refletida pelo meio envolvente e pela atmosfera). Isto significa que mesmo num dia de Sol encoberto, temos disponível cerca de metade da radiação solar que se verifica num dia soalheiro. Em Portugal, a energia recebida por m² de terreno horizontal por ano é, em média, cerca de 1700 kWh.
 1.2.1 O solar térmico 
 Sistemas Ativos Os sistemas ativos convertem a energia solar em calor utilizando dispositivos chamados coletores solares. Neste coletores circula um fluido (geralmente a água, mas também pode ser o ar ou outro), que é aquecido e irá transportar o calor até ao local de utilização ou de armazenamento da energia (depósito). Existem vários tipos de coletores solares, dependendo a opção pela utilização de um determinado tipo de coletor da temperatura exigida pela necessidade a satisfazer (por exemplo, para aquecimento de águas de piscinas ao ar livre a temperatura será da ordem dos 25 °C).(figura 6)
 Figura 7 energia térmica
 Também existem sistemas solares térmicos ativos que podem ser utilizados na produção de energia eléctrica. Estes sistemas produzem calor a “alta temperatura”,utilizando coletores concentradores, que são equipamentos que refletem a radiação solar incidente para um tubo ou para um ponto, onde circula o fluido e que vai absorver a energia solar
O solar fotovoltaico 
 Os sistemas fotovoltaicos captam a radiação solar, entre 0.25 e 2.5 µm, para a converterem diretamente em energia eléctrica. Esta conversão é efetuada por materiais chamados semicondutores, sendo o de uso mais generalizado o silício. A partir do silício são produzidas células fotovoltaicas que depois são reunidas em painéis fotovoltaicos. Os painéis fotovoltaicos, tal como os coletores solares térmicos, também devem ser montados em locais isentos de sombras, orientados a Sul (no hemisfério norte) e, de preferência com uma ligeira inclinação relativamente ao plano horizontal. Porém, muitas vezes por falta de espaço, são montadas células fotovoltaicas em paredes de edifícios (no plano vertical, portanto), sendo esta uma solução de menor rendimento
2. As vantagens das Energia Renováveis são:
 
 Energia solar é de fonte limpa, renovável e para uso em muitos lugares do mundo, em especial no Brasil onde o território é vasto e há intensas incidências dos raios solares, até mesmo nas estações mais frias. Os painéis solares são cada dia mais potentes, ao mesmo tempo em que seu custo vem decaindo. No entanto existe uma baixa eficiência dos sistemas de conversão de energia, o que torna necessário o uso de grandes áreas para a captação de energia em quantidade suficiente para que o empreendimento se torne economicamente viável. 
Podem ser consideradas inesgotáveis à escala humana.
Permitem reduzir significativamente as emissões de CO2.
Reduzem a dependência energética da nossa sociedade face aos combustíveis fósseis.
Conduzem à investigação em novas tecnologias que permitam melhor eficiência energética.  
 
As desvantagens das Energias Renováveis são:
Algumas têm custos elevados na sua implementação, devido ao fraco investimento neste tipo de energia.        
Podem causar impactos visuais negativos no meio ambiente.    Pode gerar-se algum ruído, no caso da exploração de alguns recursos energéticos renováveis.
 
 Energia não renovável (figura 6)
 As fontes de energia não renováveis são aquelas que se encontram na natureza em quantidades limitadas e se extinguem com a sua utilização. Uma vez esgotadas, as reservas não podem ser regeneradas. Consideram-se fontes de energia não renováveis os combustíveis fósseis (carvão, petróleo bruto e gás natural) e o urânio, que é a matéria-prima necessária para obter a energia resultante dos processos de fissão ou fusão nuclear. Todas estas fontes de energia têm reservas finitas, uma vez que é necessário muito tempo para as repor, e a sua distribuição geográfica não é homogénea, ao contrário das fontes de energia renováveis, originadas graças ao fluxo contínuo de energia proveniente da natureza.
 Geralmente, as fontes de energia não renováveis são denominadas fontes de energia convencionais, uma vez que o sistema energético atual assenta na utilização dos combustíveis fósseis. São também consideradas energias sujas , já que sua utilização é causa direta de importantes danos para o meio ambiente e para a sociedade: destruição de ecossistemas, danos em bosques e aquíferos, doenças, redução da produtividade agrícola, deterioração da camada de ozônio ou chuva ácida.
 Os minerais fósseis começaram a ser utilizados a partir da revolução industrial, após a invenção da máquina a vapor, que era movida com carvão mineral. O s principais são o petróleo e o carvão, recursos fundamentais para os países. O petróleo foi formado há milhares de anos, a partir de matéria orgânica que se armazenou no fundo dos oceanos. Devido à temperatura e à pressão, essa matéria orgânica se transformou num líquido viscoso e de cor escura. Obtido após a queima da madeira, é utilizado usualmente como combustível para lareiras, churrasqueiras, fogões a lenha e abastece alguns setores da indústria. Também pode ser usado na medicina, c om o nome de carvão ativado, obtido de madeiras de aspecto não resinosas
 Energia do Gás Natural: Encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, constituído por uma mistura de hidrocarbonetos (composto químico formado por átomos de carbono e hidrogênio). Grande parte do gás natural (cerca d e 70%) é formada pelo gás metano. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre. O gás natural é formado a partir da decomposição de materiais orgânicos que são acumulados em rochas durante milhares de anos. Neste processo de decomposição atuam micro-organismos O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos. O GNV (Gás Natural Veicular) tem sido muito uti lizado como combustível para veículos. Além de s er mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis. Portanto é considerado uma fonte de energia limpa
2.1.2 Soluções
Investir em uma política energética inteligente: segundo estudo encomendado pelo Greenpeace, as novas fontes renováveis podem suprir metade da demanda mundial até 2050
Incentivar o setor de novas energias: a indústria de geração e de eficiência energética tem capacidade de abrir 8 milhões de empregos no mundo até 2030
 Zerar o desmatamento no mundo: no mundo, a derrubada e a queimada das florestas tropicais jogam 5,1 bilhões de toneladas de carbono por ano na atmosfera; só no Brasil, o volume é de 1,26 bilhão de toneladas por ano
Conservar os oceanos: os mares absorvem CO2 da atmosfera, mas eles têm um limite. Destinar 40% dos oceanos para unidades de conservação ajuda a mantê-los saudáveis, de forma a cumprirem essa tarefa
Energia Renovável no Brasil 
 A ERB considera Sustentabilidade como um de seus valores fundamentais. Por isso, trabalha no desenvolvimento de projetos com foco na substituição da matriz energética do fóssil pela biomassa que, além de ser competitiva com a energia gerada com gás natural ou óleo combustível, é fonte de energia limpa e renovável, com emissões mínimas de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera. 
 O Brasil é o quinto maior investidor em energias renováveis do mundo, somando em 2010 cerca de US$ 7 bilhões. Os dados foram publicados pela ONU ontem e mostram que, pela primeira vez na história, investimentos mundiais em inovação tecnológica em energias alternativas superaram os investimentos em tecnologia para a energia fóssil. O levantamento mostra ainda que parte substancial da expansão dessas fontes de energia está ocorrendo justamente em mercados emergentes.
 Um levantamento da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), mostra que a participação de renováveis na matriz energética brasileira passou de 39,4% em 2014 para 41,2% no ano passado. No caso da oferta de energia eólica, a variação foi de 2% para 3,5% na comparação entre 2014 e 2015; já a de energia solar passou a representar 0,01% da matriz renovável em 2015.
“O setor ficou praticamente imune à crise. Toda a economia sofreu o efeito da recessão, mas as gerações eólica e solar conseguiram manter uma atividade robusta. Com a redução da demanda, teve de haver um ajuste nessa situação, mas sem retrocesso, pois já houve um esforço para diversificar a matriz. Assim, aconteceu uma geração de investimentos, mantidos por conta do credenciamento da demanda, que permitiu esse cenário”, explicou o consultor da FGV-Energia, Paulo César Cunha.
 A energia renovável abrange modalidades como a geração por biomassa, a hidráulica, lenha, carvão mineral, eólica e solar e se caracteriza pelo baixo custo de implantação, o que torna o setor ainda mais atrativo para investidores. Segundo Cunha,os investimentos no setor chegam a US$ 30 bilhões por ano.
 
3 .1 Desenvolvimento do Projeto (Palco de Show)
Passo :Foi utilizado uma placa de isopor como base inicial da maquete a base possui medida 50 de largura ,60 de comprimento e 39 de altura
(Dimensões figura 8 e 9)
Passo montagem , tanto a base como as colunas foram revestida de papel aveludado na cor preta e posto palito de bambu ligando-os
 Os refletores foram feito de LED com envolto também de papel aveludado
Passo ,o painel preto é composto de uma placa de papelão revestido com papel aveludado e LED compondo a letra
Passo foi posta uma cobertura de papel cartão para construção do telhado envolto por TNT preto pra o acabamento
4. Conclusão 
 Sete bilhões de pessoas um numero alto de consumidores de energia não apenas de energia, mais de todos os recurso naturais que os seres humanos necessitam que no futuro, a solução para o problema da energia terá que passar não só pela exploração de um método perfeito mas também pela procura de um equilíbrio entre os diferentes métodos aplicados a diferentes realidades. Mais importante que procurar novas formas de obter energia, de a aproveitar ou armazenar, é sem dúvida conseguir reduzir os seus gastos. 
 Como podemos observar, a distribuição dos tipos de energias alternativas depende dos recursos naturais de cada local. Algumas cidades utilizam energia não renovável pois não apresentarem fontes renováveis suficientes para a escolha de uma melhor opção.
 Infelizmente a maioria dos países ainda utiliza o combustível fóssil como gerador de energia, ou seja, exploram recursos não renováveis e poluem o meio ambiente, ao invés de explorar um método de energia alternativa padrão para cada país. O Brasil, ao contrário da maioria dos países, utiliza energias alternativas, principalmente a hidrelétrica, devido ao nosso país ser rico em recursos hídricos e ter a vantagem do relevo próprio para a utilização das hidrelétricas.
5 Anexos 
Figura 1 energia solar figura 2 energia eólica
Figura 3 energia hídrica Figura 4 energia geotérmica
Energias não renováveis (Figura 5)
Referencias bibliográficas
Referencias bibliográficas 
-Portal das energias: 
Disponível em > http://www.energiasrenovaveis.com/-pesquisa realizada em 5 de maio de 2017
-Sua pesquisa: 
Disponivel>http://www.suapesquisa.com/o_que_e/energia_renovavel.htm - pesquisa realizada , em 5 de maio de 2017 as 14hoo
 - Energias não renováveis
Disponível em >http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Clima-e-Energia/- Pesquisa realizada- 10 de maio de 2017 as 9h03
-Energias Renováveis e suas características
Disponível em > http://www.xn--energiasrenovveis-jpb.com/-Pesquisa realizada em 12 de maio de 2017
- Crescimento do Uso de energia renováveis
Disponível em> http://extra.globo.com/noticias/economia/iea-eleva-projecao-de-crescimento-de-energias-renovaveis-no-mundo-20352980.html-Pesquisa realizada em 12 maio de 2017

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes