Buscar

AV PSICOLOGIA INSTITUCIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0378_AV_201401237711 » PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201401237711 - PATRICIA TOLEDO MENEZES
	Professor:
	SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES
	Turma: 9002/AB
	Nota da Prova: 4,5    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 21/11/2017 15:27:51
	
	 1a Questão (Ref.: 201401524034)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relação aos objetivos do Psicólogo e da instituição, tanto um quanto o outro têm que ser perfeitamente conhecidos como prerrogativa de um ponto de partida para o desenvolvimento de um trabalho profissional. O objetivo final deste profissional configura-se num objetivo de psico-higiene. Explique em que consiste a psico-higiene.
		
	
Resposta: Trabalho com grupos e equipes dentro de uma instituição, ou seja conseguir a partir de sua intervenção uma melhor organização no ambiente de trabalho promovendo o bem-estar para todos os integrantes da instituição.
	
Gabarito: Segundo Bleger (1984), a mudança de paradigma em relação à atuação do psicólogo, do âmbito individual, privado e, portanto, relacionado aos problemas psicopatológicos, para ingressar no campo da promoção da saúde, abriu um leque de novas possibilidades de atuação para a prática da Psicologia: grupos, instituições e comunidades. Trata-se aqui da passagem salientada pelo autor do âmbito da higiene mental para o da psico-higiene.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401524070)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	"De uma maneira ou de outra, onipresente ou discreta, agradável ou ameaçadora, a escola faz parte da vida cotidiana de cada família". (Montandon e Perrenoud ,1987) A partir dessa ideia, como a escola deve proceder para atender às necessidades dos alunos?
		
	
Resposta: A família deve exercer seu papel de educadora e trabalhar junto com a escola no processo e ensino-aprendizagem para formação de cidadania e desempenho do indivíduo . Sendo o processo de aprendizagem amplo indo além da escola com a participação da família.
	
Gabarito: Propiciar condições favoráveis à aprendizagem e desenvolvimento dos alunos é a tarefa primordial da escola, por isso o ambiente escolar deve ser planejado de forma a potencializar as oportunidades de aprendizagem dos educandos, através de estratégias metodológicas diferenciadas. Esse é um princípio que deveria nortear a educação de todos os alunos, pois proporcionar um espaço que estimule os alunos a aprender e desenvolver suas habilidades é o que dá sentido às atividades desenvolvidas no contexto escolar. Para promover uma educação de qualidade, é preciso levar em conta as diversidades presentes na sala de aula e incentivar o desenvolvimento de habilidades diversas, conforme os interesses de cada aluno.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401504340)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo Psicologia Institucional foi criado por Bleger e segundo ele, este ramo da Psicologia deve recorrer ao que já foi acumulado pela Psicologia: teoria, método, técnicas. Especificamente irá utilizar as contribuições da Psicologia Social e da Psicanálise. Analise os itens a seguir e assinale a opção correta. I- O papel do psicólogo deve ser o de investigador das relações interpessoais, ele deve conhecer e buscar a compreensão das variáveis manifestas e latentes que determinam o comportamento humano nessas relações. II- . O objetivo mais geral do psicólogo no campo institucional, segundo Bleger, é o da psico-higiene, ou seja, conseguir a partir de sua intervenção uma melhor organização no ambiente de trabalho e promover maior bem-estar para os integrantes da Instituição. III- Para Bleger , a sociedade como um todo, na sua forma objetiva apresenta em sua estrutura uma alienação fundamental onde o que é produzido socialmente (bens de consumo, cultura) é distribuído de forma desigual entre seus membros.
		
	
	Somente o item II está correto
	
	Somente os itens I e III estão corretos.
	
	Somente os itens I e II estão corretos.
	
	Somente os itens II e III estão corretos.
	 
	Todos os itens estão corretos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401501501)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	São eixos norteadores da Análise Institucional: I- O rompimento das relações de poder rígidas e hierarquizadas; II- A explicitação da dimensão oculta das instituições nas ações cotidianas; III-O papel do analista como desencadeador do processo de análise que deverá ser continuado, no dia a dia, pelos próprios agentes organizacionais; IV- A Análise Institucional, como método de análise, visa a revelar nos grupos, esse nível oculto de sua vida e funcionamento ¿ a dimensão institucional ¿ representado pelo Estado, enquanto instituição por excelência (instituição primeira) e como método de intervenção assume um caráter político imediato ¿ o trabalho organizativo dos grupos, sua libertação pela palavra, sua passagem da heteronomia para a auto-análise, auto-gestão, autonomia.
		
	
	(d) I e IV estão certas.
	 
	(b) I, II e III estão certas.
	
	(c) I, III e IV estão certas.
	
	(a) I e III estão certas.
	 
	(e) I, II, III e IV estão certas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401519651)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em contraposição ao modelo burocrático, o movimento da pedagogia institucional pretende: I- levar para a Escola a um novo modo de funcionamento e de relações humanas, onde a criança torna-se o centro de decisão e o grupo assume a sua própria direção na autogestão. II- criar regulamentos de decisões sobre a escola, pela via hierárquica, onde a palavra final é da direção. III- preparar os alunos para contestar o sistema social em que vivem (sistema burocrático).
		
	 
	As afirmativas I e III estão corretas;
	
	Apenas a afirmativa III está correta;
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	As afirmativa I e II estão corretas;
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401501532)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	I-De acordo com a Análise Interacionista o desvio de comportamento e a rotulação de indivíduos depende da maneira que o fenômeno é vivido em cada sociedade, num dado momento histórico e social. Na realidade, é um conjunto de operações materiais e simbólicas que dá sentido às práticas e governa as ações dos atores, no plano individual e social; II-A Análise Institucional compreende o desvio comportamental como um ato transgressor, individual, com a finalidade de modificar as normas instituídas. III-Para a Análise Institucional o comportamento desviante funciona como um sintoma social.
		
	
	(c) Somente a II está correta;
	
	(d) Somente a III está correta;
	 
	(b) Somente a I está correta;
	
	(e) As afirmativas I, II e III estão erradas.
	 
	(a) As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401501544)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Segundo Coimbra pode-se considerar algumas afirmações sobre a Escola: I- ela surge para fortalecer e garantir o poder de uma classe social que é dominante numa determinada formação social, ou seja, ela nem sempre existiu, é criada para servir a determinados objetivos. II- a hierarquia que existe em nossa sociedade ali se reproduz e nisso a disciplina desempenha um papel fundamental, através das punições e castigos. III- se coloca aberta a todos, é vista como democrática, e trata a todos da mesma forma, assumindo sua responsabilidade pelos fracassos escolares. IV- ela, em seu interior, reproduz e fortalece a divisão de classes que existe em nossa sociedade.
		
	
	(b) As afirmativas I, II e III estão corretas;
	
	(d) As afirmativas II e IV estão corretas;
	 
	(c) As afirmativas I, II e IV estão corretas;
	
	(e) A afirmativas I e II estão corretas.
	 
	(a) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas;
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401832422)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	No que diz respeito sobre a relação entre família e escola, é possível afirmarque:
		
	 
	O processo de ensino-aprendizagem é amplo, vai além da escola e isso exige a participação da família.
	
	A família deve exercer sua função de educadora e não interferir no processo de ensino-aprendizagem, para não atrapalhar o desempenho do indivíduo.
	
	A escola é a única responsável pela aprendizagem e formação da cidadania do indivíduo.
	
	A escola deve elaborar seu Projeto Pedagógico, independente do contexto do aluno.
	
	As questões relacionadas à formação da cidadania dizem respeito apenas à escola.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401425836)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A tendência das pessoas de se sair pior em tarefas simples, e de se sair melhor em tarefas complexas, quando na presença de outros e quando o desempenho individual não pode ser avaliado é conhecido como:
		
	
	grupos sociais
	
	desindividualização
	 
	indolência social
	
	grupos não-sociais
	 
	facilitação social
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401997826)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Toda mudança é difícil de acontecer e segundo Peter Block mais difícil ainda de se manter. Quando queremos mudar uma cultura organizacional o mais difícil desse processo se dá devido a. Marque a opção correta.
		
	
	O líder têm dificuldade de mudar e isso dificulta a equipe.
	
	As pessoas não colaboram com os seus líderes.
	
	Os líderes não sabem fazer mudanças.
	 
	As pessoas de um modo geral têm dificuldade de sair da zona de conforto, para algo novo.
	
	As pessoas que estão na organização não têm boa vontade.

Outros materiais