Buscar

Sociedade, Familia e Instituição escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Sociedade, Família e Instituição Escolar
“Os instrumentos constitucionais para exercício da cidadania – plebiscito, referendo e iniciativa popular – são importantes, mas não suficientes para que a cidadania seja realmente ativa [...]”.
I. ( ) A cidadania é exercida por meio da participação na sociedade
II. ( ) A gestão participativa é uma forma de expressão da cidadania.
III. ( ) A gestão participativa faz parte do modelo de gestão pública brasileiro.
B- I, II e III
Questão 2/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
“Nos últimos 15 anos, o Brasil tem realizado significativas reformas e mudanças em todos os níveis de ensino”. [...].
B- Investir na sua formação continuada de modo a atender às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade
Questão 3/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
“O contexto político e social brasileiro, desde as últimas décadas do século passado, tem sido marcado pelo processo de redefinição do papel do Estado, a partir da universalização dos direitos de cidadania, descentralização e gestão democrática das políticas públicas. 
	B- municipal, estadual e federal
Questão 4/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
“A formação de professores tem sido atualmente objeto de estudos e pesquisas de inúmeros autores tanto no campo nacional como internacional, devido à preocupação com uma formação mais consistente em relação ao exercício da docência e com a complexidade da prática educativa”.
	D- Formação inicial, continuada e em serviço
Questão 5/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
“Com o fim do Regime” Militar e a reabertura democrática, as unidades subnacionais e as antigas e as novas formas de organização da sociedade civil, encontram espaço para fortalecer a si e às instituições democráticas; promover a descentralização e criar novos canais de inter-relação entre os entes federados e entre estes e novos atores sociais. 
	A- Apesar da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações, é necessário que o mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira capaz de redefinir e alterar as relações entre o Estado e a sociedade.
“A partir d a Consti tui ção Fe de ral de 1988, o s conse l hos gestore s tornaram- se i nsti tui çõe smuni cípi os e e stado s brasil ei ro

Outros materiais