Buscar

APOL 5 04 12

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Comportamento Empreendedor
Após prospectar o mercado em busca de oportunidades, finalizar o plano de negócios, conseguir capital disponível para a abertura do empreendimento, Laura então vê, na prática, a sua casa de chás em funcionamento. Porém, a resposta do mercado foi muito abaixo do esperado e Laura agora precisa avaliar os acontecimentos para tentar identificar as principais causas desse insucesso.
Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, em relação aos questionamentos que Laura precisa fazer:
(  ) Analisar quais as principais mudanças que o mercado consumidor está passando e as influências no seu empreendimento.
(   ) Laura precisa avaliar qual a influência exercida pelas estratégias de marketing e mensurar os seus efeitos no mercado.
(  ) Laura precisa entender o motivo pelo qual o mercado consumidor  a enganou quando demonstrou interesse no consumo de chás.
(    ) Ela deverá avaliar o porque da escolha por um produto tão ruim a ser vendido a ponto do empreendimento ser mau sucedido.
Agora marque a sequência correta
	
	A
	F, F, V e V
	
	B
	F, F, F e V
	
	C
	F, V, V e F
	
	D
	V, V, F e F
	
	E
	V, V, V e V
Questão 2/5 - Fundamentos de Gestão
Adotar a gestão por competência como modelo de gestão significa que as empresas devem orientar seus esforços para fazer o planejamento, a captação, o desenvolvimento e a avaliação das competências necessárias para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Dessa forma, leia as assertivas abaixo sobre no que implica a gestão estratégica por competências:
 
I - incorporar ao planejamento estratégico da organização as competências das organizações parceiras com foco na missão principal.
II - mapear as competências técnicas dos funcionários e realocar cada um de acordo com sua especialização.
III - focar o planejamento estratégico da organização na melhoria do comportamento dos funcionários frente aos desafios da globalização.
IV - integrar ao planejamento da organização os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias à realização das suas metas.
V - adequar a política de remuneração da organização ao nível de competência formal dos funcionários, de acordo com o mercado.
É correto o que se afirma em:
	
	A
	II e IV
	
	B
	IV
	
	C
	I e III
	
	D
	III e IV
	
	E
	III
Questão 3/5 - Comportamento Empreendedor
Analise o caso a seguir, o qual aborda sobre a busca de capital.
Na fase de se realizar um empreendimento fazse necessária a busca por capital para começar e sustentar o andamento de uma organização. Marcos, Alex e Edmundo são amigos de infância e estão pensando em formalizar um negócio na área de tecnologia da informação. Marcos se formou em Administração e sua ideia consiste em montar uma empresa para desenvolver um software para controle do consumo de energia para hospitais, para isso pretende convidar seus amigos. Alex já tem uma patente de um programa que poderia ser utilizado nessa empreitada e Edmundo dispõe de capital para entrar na sociedade e poderia também atuar na parte comercial da empresa. Sobre o capital, analise as questões a seguir.
I.   Alex dispõe de um capital intangível para entrar na empresa representado por sua patente.
II.  Edmundo, caso aceite a proposta de investir na empresa e trabalhar nela pode ser considerado um sócio operacional.
III. O capital intangível não é necessário nessa fase do empreendimento, sendo apenas necessário o capital financeiro para dar início à empresa.
IV. O capital intangível é representado pelos recursos humanos e os empréstimos que podem conseguir a partir do plano de negócios.
A respeito dessas afirmativas, assinale a opção correta.
	
	A
	Afirmativas I, II e III, apenas.
	
	B
	Afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	Afirmativas I e II, apenas.
	
	D
	Afirmativas II, III e IV, apenas.
	
	E
	Afirmativa II, apenas.
Questão 4/5 - Fundamentos de Gestão
As organizações que buscam disseminar o conhecimento organizacional têm desenvolvido características de uma organização que aprende. Além disso, entende que o indivíduo além de fazer parte da organização, participa de outros grupos como família, amigos, entre outros e traz no conhecimento suas experiências. Em contrapartida, a gestão do conhecimento, enfrenta alguns desafios e a empresa que souber criar oportunidades para passar esses obstáculos tem mais chance de sobreviver no mercado competitivo. Sendo assim, leia as afirmativas abaixo sobre gestão do conhecimento.
I - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
II - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na comunicação entre o departamento de recursos humanos e os executivos das empresas, que valoriza as interações entre si para se apropriar de diferentes formas de conhecimento.
III - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação de informações nas empresas, que valoriza as interações entre diferentes formas de conhecimento.
IV - A gestão do conhecimento dependente, exclusivamente, da aplicação da tecnologia.
V - A gestão do conhecimento é um processo sistemático apoiado na criação, apropriação e disseminação do conhecimento nas pessoas, que valoriza as interações sociais.
Leia as afirmativas abaixo e assinale a correta:
	
	A
	Apenas a afirmativa I está correta
	
	B
	Apenas a afirmativa I e V estão corretas
	
	C
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
	D
	Apenas as afirmativas II e V estão corretas
	
	E
	Apenas as afirmativas I, IV e V estão corretas
Questão 5/5 - Fundamentos de Gestão
Na fábrica de botas e sapatos Trentinni Ltda, as mudanças constantes no ambiente externo foram responsáveis pela grande maioria das decisões da alta gestão sobre o futuro dos negócios. Ao longo de mais de 30 anos de atuação no mercado, a Trentinni enfrentou crises, recessões, desemprego em alta, escassez de mão de obra qualificada entre muitas outras coisas. O mais importante disso tudo é que seus funcionários saíram fortalecidos no decorrer desse tempo, passaram a reagir de formas diferentes a cada nova situação, pois aprenderam a reconhecer as diferentes maneiras de ser de cada pessoa.
Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes afirmações:
I. A Trentinni é um caso real de que o aprendizado organizacional é fruto da constância de eventos que a empresa está sujeita, e que dispensa qualquer tipo de estímulo e repetividade.
II. Os acontecimentos vivenciados na Trentinni apresentam características próprias do processo de aprendizado organizacional e também individual.
III. A forma como os funcionários da Trentinni desempenham as suas funções na organização, é fruto do processo de aprendizagem e experiências pertinentes aos objetivos.
IV. O aprendizado organizacional retratado na empresa Trentinni deve servir para melhorar a produtividade, mas não pode ser encarado como uma solução pronta para todos os problemas.
É correto o que se apresenta em
	
	A
	I e II apenas
	
	B
	I e III apenas
	
	C
	III e IV apenas
	
	D
	I, II e IV apenas
	
	E
	II, III e IV apenas

Outros materiais