A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
RELATORIO COMPLETO RATO

Pré-visualização | Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO RECIFE
CURSO DE PSICOLOGIA
RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO 
	
Emmily Nathália
Gabrielly Fernanda
Recife, 2017
Emmily Natalia
Gabrielly Fernanda
RELATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO
	
								
Relatório apresentado ao Centro Universitário Estácio do Recife, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Análise Experimental do Comportamento, sob orientação da Prof.ª Ms. Patricia Guimarães Interaminense.
 Recife, 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.........................................................................................................4
1 EXPLICAÇÃO DOS EXPERIMENTOS – PROGRAMA SNIFFY..........................5
CONDICIONAMENTO OPERTANTE.................................................................5
TREINAMENTO AO ALIMENTADOR.................................................................5
MODELAGEM.....................................................................................................5
EXTINÇÃO OPERANTE.................................................................................6
PUNIÇÃO SEVERA........................................................................................7
PUNIÇÃO SUAVE..........................................................................................8
CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................9
REFERÊNCIAS........................................................................................................10
INTRODUÇÃO 
O Sniffy Pro é uma maneira acessível e humana de proporcionar aos alunos um acesso prático aos principais fenômenos de condicionamento operante clássico. Existem duas razões principais para a utilização do programa Sniffy Pro. A primeira razão é o custo e o tempo, pois um computador ligado à câmera registra automaticamente as respostas do rato e controla a apresentação do estímulo. Além disso, a regulamentação atual relativa ao trato dos animais especifica padrão rigoroso para o cuidado de animais usados em ensino de pesquisa. Essa regulamentação exige não apenas que os animais sejam colocados em compartimentos limpos e recebam alimento e água segundo critérios adequados.
O segundo motivo é que algumas pessoas consideram que o uso de animais vivos para fins de ensino, em que o resultado de cada experiência pode ser previsto viola os princípios éticos de tratamento humano dispensando os animais.
O Frozen indica o medo do Sniffy e o Active a sua atividade (movimento).
Em todos os experimentos que serão citados abaixo foi utilizado o software Sniffy the Virtual Rat, Pro Version 2.0. Este software reproduz um ambiente controlado de experimentação obtendo todos os resultados que serão exibidos para seu possível entendimento.
O Rato Virtual é um programa de computador, acompanhado de um manual de laboratório, que tem como proposta servir de recurso didático aplicado ao ensino introdutório de Análise Experimental do Comportamento, em especial às atividades práticas normalmente desenvolvidas em laboratórios de condicionamento operante que empregam ratos como sujeitos e caixas de Skinner como equipamento experimental. Segundo os autores de Sniffy Pro, este aplicativo seria atraente pelo que representa em termos de tecnologia informatizada, pelo seu baixo custo, pela sua facilidade de uso e pela economia de tempo que propicia.
 4
1 EXPLICAÇÃO DOS EXPERIMENTOS – PROGRAMA SNIFFY
Condicionamento Operante
O condicionamento operante foi estudado por Skinner, é um tipo de aprendizado que são aprendidos em função de suas recompensas e punições para o comportamento. Através desse condicionamento, uma associação é feita entre o comportamento e a consequência para esse comportamento. 
1.2 Treinamento ao Alimentador 
Objetivo fazer o Sniff aprender a apertar a barra para pegar comida. Precisa ocorrer associação (som) para apertar a barra.
Alimento: reforço primário - quando tende a ser um reforçador para todas as espécies como, por exemplo: a água, o alimento ou afeto. Segundo CABRAL e NICK (2003, p.275) reforço primário é “a apresentação de uma situação de estímulo que reforça ou recompensa qualquer sujeito experimental de uma espécie, sem necessidade de treino prévio”
De acordo com o gráfico acima, Sniffy associou o som ao alimento, como podemos observar em Sond Food, onde a barra atingiu o seu nível máximo 
1.3 Modelagem 
O Sniffy só era reforçado quando ele subia na parede do alimentador, recebia estímulo (barra-som). Para que a modelagem seja bem feita é preciso observa o rato em todo instante, para saber o momento certo de liberar a comida. 
 5
Gráfico 2: Cumulative Record 1 - Modelagem
Esse gráfico mostra as primeiras tentativas de aprendizado do Sniffy pressionando a barra, havendo um longo espaço entre o comportamento desejado, esse comportamento só foi possível por causa do primeiro, em que teve uma associação e sempre era reforçado ao subir na parede do alimentador. 
Gráfico 3: Cumulative Record 10 - Modelagem
Nesse gráfico percebemos que Sniffy já teve um aumento perceptível em seu comportamento de apertar a barra para pegar comida, apertando mais de 10 vezes seguidas. 
Gráfico 4:
Sound Food (comida sonora) é a barra que Sniffy usa como dispositivo do som que disponibiliza comida.
Bar Sound (som da barra) também se encontra no máximo pela quantidade de vezes que Sniffy pressionou. 
Action Strength (força de ação) mostra a atividade que Sniffy aprendeu que após pressionar é uma atividade que vem com o som e como ele associou é após o som que recebe comida. 
 6
1.3.1 Extinção Operante 
É a quebra na relação estímulo – resposta, é o rompimento de um comportamento operante. Como efeitos colaterais ela produz a variabilidade comportamental, o enfraquecimento da resposta.
Gráfico 5: Cumulative Record 1 - Extinção
 
Um método de registro para a visualização de padrões de comportamento, mostrando o número de respostas o Sniffy apresenta durante um período de tempo e registrando a ocorrência de reforços. 
Gráfico 6: Cumulative Record 10 - Extinção
1.3.2 Punição Severa
	
	
Cumulative Record 1 - Punição Severa
 
 
 7 
O choque vai ser de alta intensidade, o comportamento de apertar a barra vai demorar mais para voltar a ocorrer novamente, o Sniffy vai passar mais tempo se limpando, explorando a caixa. No gráfico podemos perceber a distância do tempo para ocorrer o comportamento de pressionar a barra. 
1.3.3 Punição Suave
Gráfico 7: Cumulative Record 1 - Punição Suave 
O choque é de baixa intensidade, o comportamento vai se extinguir depois do primeiro choque, o choque gerou um desconforto, mas o comportamento de apertar a barra vai voltar a acontecer. No gráfico percebemos que o Sniffy pressionou a barra no custo tempo, pôr o choque ter sido de baixa intensidade. 
Gráfico 8: Cumulative Record 10 – Punição Suave 									
 8
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O objetivo deste trabalho foi