Buscar

História da Filosofia 1ª Avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação
Carla Beneli
Discorra sobre a importância do esclarecimento, segundo Kant.
O esclarecimento é uma noção dupla, por um lado se refere ao indivíduo, por outro, se refere a uma época. O esclarecimento implica essencialmente numa mudança no método e não necessariamente no conteúdo do pensamento, nesse sentido, o esclarecimento exige um determinado modo de pensar, que se caracteriza pela disposição de se fazer um uso público da razão, ou seja, a disponibilidade pública de pedir e oferecer razões para justificar determinada posição. O principal objetivo do Esclarecimento, segundo Kant, é o estabelecimento de um modo de pensar autônomo em sentido moral. Segue abaixo o significado de esclarecimento, segundo Kant:
“Esclarecimento é à saída do homem de sua menoridade, do qual ele próprio é culpado...”. (1)
Qual a diferença entre o uso público e o uso privado da razão?
Segundo Kant, o uso privado ocorre quando estamos desempenhando uma determinada função que exige, mediante “unanimidade artificial”, uma passividade, já o uso público da razão diz respeito à “qualidade de sábio” que nos permite pensar por nós mesmos, discordar, e expor nossos pensamentos, provocando também o pensamento de outros. “... o uso público de sua razão deve ser sempre livre e só ele pode realizar o esclarecimento entre os homens. O uso privado da razão pode, porém muitas vezes ser muito estreitamente limitado, sem, contudo por isso impedir notavelmente o progresso do esclarecimento...”. (2)
Kant considera o século XVIII, como uma época esclarecida?
“... Se for feita então a pergunta: vivemos agora em uma época esclarecida?, a resposta será: não, vivemos em uma época de esclarecimento. Falta ainda muito para que os homens, nas condições atuais, tomados em conjunto, estejam já numa situação, ou possam ser colocados nela, na qual em matéria religiosa sejam capazes de fazer o uso seguro e bom de seu próprio entendimento sem serem dirigidos por outrem...”.(3) Ou seja, Kant considera o período, como época de esclarecimento, pois os homens possuem condições para sair de sua menoridade, tornando cada vez menor os obstáculos ao esclarecimento, mas não se torna uma época esclarecida, por que o homem ainda não possui autonomia suficiente, para abordar uma questão, sem ser questionado por outra pessoa. 
O que significa um público esclarecido?
Para Kant tudo poderia ser esclarecido, trazido ao conhecimento público, para que a sociedade consiga entender a importância que determinado objeto tem para com a sociedade. Porém só se chega a esse entendimento se a sociedade conhecer esse objeto a "luz natural da razão".
Pode se considerar o século XVIII, como a-histórico?
Segundo Cassirer, o mundo histórico é “conquistado” a partir de um paciente e importante trabalho, realizado pelos filósofos iluministas no séc. VXIII, sendo denominado este período como “a- histórico” pelos seguidores do Romantismo na época, como ele próprio cita: “... essa ideia tão corrente de que o século XVIII é um século especificamente “a-histórico” constitui, em si mesma, uma ideia desprovida de qualquer fundamento histórico: nada mais do que uma palavra de ordem divulgada pelo Romantismo, uma divisa para se partir em campanha contra a filosofia do Iluminismo...”. (4)
Discorra sobre a importância da contribuição de autores como Bayle, Voltaire e Montesquieu para o conhecimento histórico.
Voltaire e Montesquieu, mesmo sendo personagens destacados na história do Iluminismo, deixaram grandes contribuições para o desenvolvimento de ideias historicistas, Voltaire em seu Ensaio sobre os costumes e Montesquieu ao se interessar pelo espírito das leis. Montesquieu procurou no Espírito das Leis a razão para as diversas organizações políticas criadas pelo homem – monarquia, república e despotismo. Voltaire e sua história do gênero humano combateram a interpretação mítica do passado e o culto dos heróis, afirmando mais uma vez que o principal interesse da história deve ser o homem, para pensar o homem não se deve olhar para a política, mas para o espírito dos homens.
É na construção da ideia de fato que Bayle dá à história sua grande contribuição, ao elevar a investigação do fato à categoria de problema. Em seu Dicionário realizou a crítica da tradição e compilou uma grande coletânea de erros. 
Relacione os conceitos: razão, emancipação, esclarecimento e liberdade.
O homem, ao procurar esclarecimento pode utilizar a razão, no caso, o uso público da razão para sair da zona da menoridade, e se emancipar no campo das ideias, deixando de lado a preguiça e a covardia, atingindo aos poucos a liberdade.
(1) KANT, I. Textos Seletos. Trad. Raimundo Vier, F. S. Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985, p.100.	Página 1
(2) KANT, I. Textos Seletos. Trad. Raimundo Vier, F. S. Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985, p.104.
(3) KANT, I. Textos Seletos. Trad. Raimundo Vier, F. S. Fernandes. Petrópolis: Vozes, 1985, p.112.
(4) CASSIRER, E. A filosofia do Iluminismo. São Paulo: Unicamp, 1994, p.267.

Outros materiais