Buscar

Relatório 28 05 Os profetas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Profetas
Carla Beneli
Os profetas eram homens totalmente dedicados a Deus. Detestava o “meio" compromisso, a entrega parcial a Deus. A fidelidade ao Senhor deveria ser total. Isso implicava em esforçar-se para levar o povo a uma completa submissão a Deus. Os profetas não aceitavam uma sociedade injusta. Por esses posicionamentos, vemos que o povo de Deus tinha de ser comprometido com o seu Deus e não com o homem.
Israel: o profetismo sempre envolvia a politica e a religiosidade de forma intensa, os profetas ou “homem de Deus”, orientavam os líderes, o povo e até outras nações para se manter no caminho divino.
Mesopotâmia: o profetismo era a mensagem dos deuses aos homens, por intermédio dos profetas, para reis ou lideres de clãs.
Tomando no seu todo as obras dos profetas, observamos que uma das suas mais importantes funções era a interpretação dos fatos passados e presentes. Estudando eles os acontecimentos na presença de Deus, puderam vê-los na sua luz divina, e compreendê-los assim no seu verdadeiro aspecto e significação. Por isso os profetas não eram, realmente, historiadores, mas foram algumas vezes políticos ativos bem como diretores religiosos. E, deste modo, quando as mesmas forças operavam em tempos e lugares muitíssimo distantes dos contemplados pelos próprios profetas, as suas palavras de aviso e conforto achavam cumprimento, não talvez uma vez somente, mas em diversas ocasiões. É até provável que, unindo ao verso a melodia, muitos desses poemas fossem cantados pelas praças e ruas, por zelosos discípulos dos profetas, para fins de propaganda, na onde essa propaganda também envolvia as mulheres, utilizadas como marionetes, sendo manipuladas.
Neste período, destacamos o caso das mulheres no período bíblico, onde as próprias mulheres se colocavam em situação de santa e puta, onde o homem também possuía a vontade de ter estas duas em uma mesma, em seu casamento. Apesar da mulher ser “rebaixada” pelo homem, ela também executava alguns trabalhos de “homem”: venda de propriedades, preparação de divórcios.
As prostituições nesse período tinham vários fins, como sustento, prazer, o culto a fertilidade. E as prostitutas tinham distinções entre as boas e as más; as boas, eram mulheres israelitas, poderiam ser estrangeiras somente se obtivesse ancestrais bons e que dessem filhos homens, que com o casamento se converte para a terra atual(cerimonia de conversão), e as com papel heroico(elas geram homens heroicos, usando o prazer para salvar Israel). Já as más prostitutas eram as estrangeiras, viúvas, que não geravam filhos homens, sedutora negativa, o objetivo eram o prazer sempre, com o homem israelita em foco, querendo sempre roubar algo com esse prazer dado. 
O profetismo ergue-se, portanto, paralelo à lei e, juntamente com ela, sustém o edifício sagrado da religião hebraica, quer em função social no seio do povo de Israel, quer como monumento literário no Livro divino, a Bíblia.
Bibliografia utilizada para realização de relatório:
SICRE, José Luis. Profetismo em Israel: o profeta, os profetas, a mensagem. Petrópolis: Vozes,2002.
AMSELR, Samuel (organizador). Os profetas e os livros proféticos. São Paulo: Paulinas,1992.
PEREIRA, Nancy Cardoso. “Putas mães mulheres: obsessões e profecias em 1Reis 3,16-28. Revista de Interpretação Bíclica Latino-Americana, Petrópolis, n.25, p30-43, 1996.
CARREIRA, José Nunes. “Historia e historiografia na Antiguidade Oriental” Didaskalia, Lisboa, v.12, p.333-358, 1982.

Outros materiais