Buscar

Gestão da Produção 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
 FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO 
E FINANÇAS
Disciplina: GESTÃO DA PRODUÇÃO
Profª. Waléria Medeiros
2014
*
Gestão da Produção
As empresas como sistemas abertos
As empresas são organizações sociais. Como todos os organismos vivos, as organizações funcionam como sistemas. Um sistema é um conjunto integrado de partes inter-relacionadas que existem para atingir um determinado objetivo ou cumprir um determinado propósito. Cada parte do sistema pode ser um órgão, departamento ou subsistema.
Em outras palavras, todo sistema é constituído de vários subsistemas, cada qual especializado em uma determinada atividade. Por outro lado, todo sistema faz parte integrante de um sistema maior (macrossistema).Dependendo da focalização que se queira utilizar, uma empresa pode ser considerada um sistema composto de vários departamentos (subsistemas) e parte de um sistema maior (macrossistema) que é a própria sociedade da qual faz parte. 
*
Os principais componentes de um sistema são:
Entradas: inputs ou insumos, constituem tudo o que ingressa em um sistema para permitir que ele funcione. As entradas podem ser energia, informação, matérias-primas, ou seja, todo e qualquer recurso que alimente o sistema.
Saídas: Outputs ou resultados, constituem aquilo que o sistema produz e devolve ao ambiente externo.
Processamento: Transformação é o trabalho que o sistema realiza com as entradas para poder proporcionar as saídas.
Retroação: Feedback ou realimentação, é a influência que as saídas do sistema exercem sobre as suas entradas no sentido de ajustá-las ou regulá-las ao funcionamento do sistema. A retroação pode ser positiva ou negativa.
As empresas como sistemas abertos
Gestão da Produção
*
Gestão de Produção
O sistema e seus componentes
Processamento
Entradas
Saídas
Retroação
*
Os sistemas podem ser classificados em sistemas 
fechados e abertos
Os sistemas fechados – Também chamados de sistemas mecânicos – funcionam dentro de relações predeterminadas de entradas e saídas (causa e efeito). Determinadas entradas produzem determinadas saídas; é o caso das máquinas e dos equipamentos: um certo volume de entradas de matérias-primas produz uma determinada saída de produtos acabados. Por isso, os sistemas fechados são determinados determinísticos, pois suas relações de entradas e saídas podem ser equacionadas matematicamente.
Gestão de Produção
*
Os sistemas podem ser classificados em sistemas 
fechados e abertos
Os sistemas abertos – Também chamados de sistemas orgânicos – são bem mais complexos. Eles funcionam dentro de relações de entradas e saídas desconhecidas e indeterminadas e mantêm um intercâmbio intenso, complexo e indeterminado com o meio ambiente. Por isso os sistemas abertos são classificados como probabilísticos, pois as relações de entradas e saídas estão sujeitas a probabilidades e não a certeza. Todos os sistemas vivos (os organismos vivos, o ser humano, e a empresa) são sistemas abertos.
Gestão de Produção
*
Cada empresa adota um sistema de produção para realizar suas operações e produzir seus produtos e serviços da melhor forma possível, e com isso garantir a eficiência e a eficácia. O sistema de produção é a maneira pela qual a empresa organiza seus órgãos e realiza suas operações de produção adotando uma interdependência lógica entre todas as etapas do processo produtivo, desde o momento em que os materiais e as matérias-primas saem do almoxarifado até chegar ao depósito como produto acabado conforme a figura abaixo:
Os sistemas de produção
Empresa
Almoxarifado de Matérias-Primas
Depósito de produtos acabados
Produção
Entradas (Ambiente)
Saídas (Ambiente)
Gestão de Produção
*
É o sistema de produção utilizado pela empresa que produz somente após ter recebido o pedido ou a encomenda de seus produtos. Apenas após o contrato ou encomenda de um determinado produto é que a empresa vai produzi-lo para o cliente. O exemplo mais simples de produção sob encomenda é o da oficina ou da produção unitária. É o sistema no qual a produção é feita por unidades ou por pequenas quantidades – cada produto a seu tempo – sendo modificado a medida que o trabalho é realizado. O processo de produção é pouco padronizado e pouco automatizado. Os operários utilizam uma variedade de ferramentas e instrumentos. A produção envolve uma operação de mão-de-obra intensiva, isto é, muita mão-de-obra e muita atividade artesanal. É o caso da produção de navios, motores de grande porte, aviões e locomotivas.
Sistema de produção sob encomenda
Gestão de Produção
*
O sistema de produção sob encomenda apresenta algumas características, são elas:
Sistema de produção sob encomenda
Gestão de Produção
*
É o sistema utilizado por empresas que produzem uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Cada lote de produção é dimensionado para atender um determinado volume de vendas previsto para um determinado período de tempo. Terminado um lote de produção, a empresa inicia imediatamente a produção de outro lote, e assim por diante. Ao contrario do que ocorre no sistema de produção sob encomenda, no qual o plano de produção é feito após o recebimento do pedido ou da encomenda, na produção de lotes, o plano de produção é feito antecipadamente e a empresa pode melhor aproveitar seus recursos com maior grau de liberdade. O sistema de produção em lotes é utilizado por uma infinidade de indústrias, a saber: têxteis, de cerâmica, eletrodomésticos, brinquedos e etc...
Sistema de produção em lotes
Gestão de Produção
*
O sistema de produção em lotes apresenta algumas características, são elas:
Sistema de produção em lotes
A fábrica é capaz de produzir produtos com diferentes características
A produção em lotes permite uma utilização regular e plana da mão-de-obra sem picos de produção
A produção em lotes impõe a necessidade de um plano de produção bem-feito que possa integrar novos lotes de produção à medida que outros sejam completados. 
Gestão de Produção
*
O sistema de produção contínua é utilizado por empresas que produzem determinado produto, sem modificações, por um longo período de tempo. O ritmo de produção é acelerado e as operações são executadas sem interrupção ou mudança. Como o produto é sempre o mesmo ao longo do tempo e o processo produtivo não sofre mudanças, o sistema pode ser aperfeiçoado continuamente. É o caso de indústrias fabricantes de automóveis, papel e celulose, cimento e eletrodoméstico de linha branca. O plano de produção é feito antecipadamente e pode cobrir o período mensal ou anual, explorando ao máximo as possibilidades dos recursos da empresa e proporcionando condições ideais de eficiência e eficácia. 
Sistema de produção contínua
Gestão de Produção
*
Sistema de produção contínua
O sistema de produção contínua apresenta algumas características, são elas:
Gestão de Produção
*
Comparativo dos três sistemas de produção
Gestão de Produção
*
A contribuição japonesa aos sistemas de produção
A partir da década de 1960, a indústria japonesa assimilou os ensinamentos de dois gurus da qualidade – Deming e Juran – e passou a desenvolver uma série de inovações na época, que proporcionaram um enorme impulso e invasão de novos mercados. 
As principais contribuições japonesas são...
Gestão de Produção
*
A contribuição japonesa aos sistemas de produção
Kaizen – (do japonês kai = modificar e zen = pra melhor) é um conceito introduzido por Masaaki Imai e está intimamente associado à melhoria contínua. Trata-se de uma filosofia de trabalho que incentiva uma cultura de excelência com foco na eliminação de perdas e de erros. O Kaizen é uma mudança organizacional que ocorre de baixo para cima, isto é, do chão da fábrica para os níveis hierárquicos mais altos. 
Gestão de Produção
*
A contribuição japonesa aos sistemas de produção
Housekeeping – É o conceito relacionado com a limpeza da casa. O
ambiente de trabalho deve ser agradável, limpo, higiênico e saudável. Todo programa de qualidade começa com a mudança de hábitos das pessoas com relação à limpeza, asseio, organização e ordem no local de trabalho. Essa atividade não é exclusiva de faxineiros, mas de todas as pessoas nas empresas indistintamente. Padrões de limpeza estão intimamente associados com atitudes gerenciais e padrões de comportamento.
Gestão de Produção
*
A contribuição japonesa aos sistemas de produção
Just-In-Time – JIT é um sistema de produção que procura agilizar a resposta da produção às demandas do cliente por meio da eliminação do desperdício e, conseqüentemente, do aumento da produtividade. No sistema JIT o objetivo é produzir exatamente o que é necessário para satisfazer a demanda ATUAL – nem menos, nem mais. O sistema utiliza exatamente os materiais requeridos para atender os requisitos de produção ou de demanda, o que permite uma incrível redução de níveis de inventários, altos níveis de qualidade e tempo mais curto de manufatura. O combate ao desperdício é a base do sistema.
Gestão de Produção
*
A reação Americana
Downsizing – Não se trata de um sistema de produção, mas de uma ferramenta para reduzir e enxugar a estrutura organizacional e os processos produtivos. Downsizing significa enxugar, cortar gorduras, reduzir tamanho e dimensões e tornar as coisas mais simples. 
Reengenharia de processos – Como o próprio nome sugere, a reengenharia representa um redesenho fundamental e drástico dos processos do negócio para melhorar custo, qualidade, serviço e velocidade. A reengenharia descarta estruturas, processos e sistemas existentes e procura reinventá-los de maneira completamente diferente. A reengenharia busca o desempenho excelente descartando os processos existentes e partindo para outros inteiramente novos e diferentes.
Gestão de Produção
*
A reação Americana
Benchmarking – É uma metodologia de análise sistemática de práticas administrativas utilizadas por empresas que concorrem diret ou indiretamente e que são líderes em seus respectivos mercados. Benchmarking é um processo de estudoe comparação das operações de uma área ou organização em relação a outras áreas concorrentes diretos ou indiretos. Quase sempre se escolhe uma empresa líder ou de classe mundial para ser analisada e estudada em suas práticas e processos produtivos excelentes.
Gestão de Produção
*
Modernização dos sistemas de produção
Os sistemas de produção estão recebendo um impulso sem procedentes nos últimos tempos. O computador e a tecnologia da informação estão proporcionando novos conceitos em administração da produção. Duas tecnologias destacam-se neste processo, a saber:
CAD / CAM – São tecnologias relacionadas com computador na gestão da produção e das operações. O CAD (Computer-Aided Design) auxilia no desenho e projeto de produtos enquanto o CAM (Computer-Aided Manufacturing) auxilia no planejamento, execução e controle das operações. Ambos – CAD e CAM – constituem aquilo que se denomina MIC – Manufatura Integrada por Computador
Gestão de Produção
*
Modernização dos sistemas de produção
Intercâmbio Eletrônico de Dados – Processos de EDI (Electronic Data Interchange) permitem enviar automaticamente pedidos e orientar e monitorar todo o processo produtivo em relação a cada pedido de cliente. Um dos exemplos clássicos é o da FedEx, que desenvolveu o conceito de expedição noturna de malotes e encomendas. 
Gestão de Produção
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais