Buscar

A medida que a sociedade vai se tornando cada vez mais centrada na escrita e no alfabetismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A medida que a sociedade vai se tornando cada vez mais centrada na escrita e no alfabetismo, começa a surgir um novo fenômeno necessário para a incorporação da prática de leitura e escrita.
Pensar em alfabetização e letramento é remeter-se a diversas fronteiras as quais se delineiam os termos alfabetização e letramento. A alfabetização diz respeito à aquisição do sistema convencional de escrita e envolve a consciência fonológica e fonêmica, a identificação das relações fonema-grafema, bem como habilidades de codificação e decodificação da língua escrita. 
Já o letramento refere-se ao desenvolvimento de aptidões de uso do sistema convencional de escrita em atividades de leitura e escrita, vai além do domínio do código, estabelecendo enquanto técnica social, de uso do código escrito, em várias situações da vida do indivíduo.
Assim sendo; 
A alfabetização desenvolve-se no contexto de e por meio de práticas sociais de leitura e escrita, isto é, através de atividades de letramento, e este, por sua vez, só se pode desenvolver no contexto da e por meio da aprendizagem das relações fonemagrafema, isto é, em dependência da alfabetização. (SOARES, 2004, p. 14.)
Cabe lembrar que o termo letramento agrega há pouco tempo o discurso de especialistas das áreas de educação e de lingüística. Foi na segunda metade do século passado, mais especificamente em 1986 por Mary Kato, no livro “No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística”, que o termo letramento surgia no cenário educacional brasileiro. 
Assim sendo é importante despertar o interesse dos educadores quanto a tarefa de alfabetizar, pois os mesmos devem ter uma postura consciente sobre a necessidade da formação constante, do estudo e da reflexão sobre a sua prática. Buscando a partir das teorias a compreensão dos contextos históricos, sociais e culturais em que está centrado sua atuação, cooperando para que o educando reflita e seja sujeito consciente desta realidade, atuando nela e transformando-a.

Outros materiais