Buscar

Glicídeos 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Glicídios são polihidroxi aldeídos ou cetonas ou aindmoléculas que as originam por hidrolise, também conhecidos como açúcares, samarídeos, carboidratos ou hidratos de carbono.
O glicideos são os nutrientes de maior importância para o funcionamento do organismo, ou seja, são a principal fonte de energia para o organismo.
Podem ser classificados em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
Monossacarídeos: são glicideos mais simples, sem ramificação. São indivisíveis e o número de moléculas de C varia entre 3 e 7.
Oligossacarídeos: São glicideos formados ou constituídos por poucas unidades de oses (moléculas de polihidroxi aldeído ou cetonas), que são unidas por ligações o-glicosídicas. 
Polissacarídeos: são glicideos constituídos por centenas ou milhares de oses, consequentemente com maior peso molecular do que os demais glicideos, podendo ter ou não ramificações.
Em relação ao grupo funcional existem dois tipos de monossacarídeos, estes são: aldoses e cetoses. Aldoses o C anomérico é o C 1 e nas cetoses o C anomérico é o C 2. Como exemplo para aldoses temos: D-gliceraldeido, D-treose, D-xilose, D-Galactose e para cetoses temos: Dihidrociacetona. D-eritrulose, D-ribulose, D-frutose. 
Quanto ao número de C os monossacarídeos são chamados genericamente de triose (3 C), tetrose (4 C), pentoses (5 C), hexoses (6 C) e heptoses (7 C).
Refere-se à configuração absoluta do carbono assimétrico (quiral) mais distante do grupamento carbonila. A isomeria verifica se a molécula realiza atividade ótica, isto é, mostra a configuração real da molécula onde este composto apesar de ser quimicamente e fisicamente iguais possui propriedades totalmente diferentes. 
As oses da série D são de maior ocorrência, ou seja, possuem mais enzimas. Apresentam a mesma molécula porem diferem das formulas estruturais onde a série D (dextrogiro) hidroxila para direita e a serie L (levogiro) hidroxila para esquerda.
Anéis formados pelas oses acontecem de duas formas na natureza por cadeia aberta ou acíclica 1% ou cadeia fechada ou cíclica. Formando o anel furanosídico com 5, sendo 4 de carbono e 1 de oxigênio ou o anel piranosídico com 6 átomos, sendo 5 de carbono e 1 de oxigênio. 
Carbono anomérico é aquele que passa a ser assimétrico em decorrência da ciclização da molécula. Essas formas anoméricas ou anômeras diferem quanto a posição da formação da OH, α é abaixo do plano (à direita) e β acima do plano (à esquerda). 
 a) Aldose: glicose 6C e ribose 5C. Cetose: frutose 6C e galactose 6C.
b) Pertence a série D capaz de desviar a luz do plano polarizado para a direita.
Apresentam a mesma molécula porem diferem na posição de hidroxilas das formulas estruturais.
Os derivados de oses podem ser por oxidação, por redução, por substituição de grupos funcionais e por fosforilação. 
Fosforilação: impede difusão para fora da célula, possui sua molécula carregada e não atravessam membranas sem o auxílio de um sistema de transporte adequado. 
Possuem poder redutor, reduzem sais de Cu e apresentam OH hemiacetálica livre suscetível a reação com agentes oxidantes.
 O fenômeno da muta-rotação é quando o poder rotatório especifico de um monossacarídeo varia no decorrer de um intervalo de tempo, quando o açúcar pe dissolvido em água. A interconvenção entre as formas alfa e beta é dinâmica, denominada mutarrotação (formas isoméricas cis ou trans).
 b) Sacarose: apresenta função energética. Está presente nos vegetais, principalmente na cana de açúcar. Lactose: é o açúcar encontrado no leite, produzido exclusivamente nas glândulas mamarias dos lactentes. 
c) 
O que os diferem são as ramificações, homopolissacarídeos são ramificados e os heteropolissacarídeos possuem dois tipos de monômeros não ramificados e múltiplos tipos de monômeros ramificados. 
Amilose: cadeia longa não ramificada α (1-4), amilopectina: altamente ramificada com ligação α (1-4) e ramificação a cada 30 unidades α (1-6).
A) formadas por ligações tipo β (1 -4) e sem ramificação homossacarideos de glicose, já na quitina formado por radicais de N-acetilglicosamina.
B) Celulose: função estrutural na célula vegetal como componente importante na parede celular. Quitina: Principal componente do exoesqueleto de aproximadamente 1 milhão de espécies de artrópodes. 
Aminoglicano e proteoglicano. 
a) Amido (amilose) e celulose. Composição semelhante alterando a confirmação de α (1 -4) para β (1-4). 
b) Amido (amilopectina) e glicogênio. Amido são Células Vegetais (abundante nos tubérculos como batatas e nas sementes do milho) o Glicogênio são de Células animais, ocorrem intracelularmente como grandes grânulos sendo bastante hidratadas.

Outros materiais