Buscar

AV1 FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:  FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
	Avaliação:         Data: 09/06/2017 18:34:14 (F)       Critério: AV
	Aluno:  
	Nota Prova: 7,5 de 8,0      Nota Partic.: 2,0     Av. Parcial.: 2,0
	Nota SIA: 10,0 pts
	 
		
	FUNDAMENTOS DE DIREITO EMPRESARIAL
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 14629)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em que consiste a teoria da desconsideração da personalidade jurídica?
		
	
Resposta: É uma pratica do direito civil e no direito do consumidor e no direito falimentar de, em certos casos, desconsiderar a separação existente entre o patrimônio de uma empresa e o patrimônio de seus sócios para os efeitos de determinadas obrigações, com a finalidade de evitar sua utilização de forma indevida.
	
Gabarito: Consiste em considerar a personalidade jurídica da empresa como ineficaz, relativamente a determinados atos, com o objetivo de impedir a concretização de fraudes e abusos de direito cometidos em nome da personalidade da sociedade comercial.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 234198)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise, identifique, justificando a assertiva abaixo,sendo Falso ou Verdadeiro Com a promulgação da Lei 11.101/05, o Brasil passa a adotar duas formas de evitar a falência do devedor em crise: Recuperação Judicial e Recuperação Extrajudicial. Entretanto, algumas sociedades, embora empresárias, estão excluídas total ou parcialmente da falência, ou excluídas totalmente da recuperação (art. 2). Assim estão excluídos dos efeitos da recuperação judicial, os credores titulares da posição de proprietário fiduciário de bens móveis ou imóveis, de arrendador mercantil, de proprietário ou promitente vendedor de imóvel cujos contratos contenham cláusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, inclusive em incorporações imobiliárias, ou de proprietário em contrato de compra e venda com reserva de domínio, bem como os bancos credores por adiantamento aos exportadores e câmaras de compensação e liquidação financeira. Esses credores podem exercer seus direitos reais e contratuais, de acordo com as respectivas legislações.
		
	
Resposta: O Brasil tem duas formas de evitar a falencia do devedor em crise. Estão excluídos dos efeitos da recuperação judicial também, os credores titulares da posição de proprietario fiduciário de bens móveis ou imóveis, de arrendador mercantil, de proprietario ou promitente vendedor de imovel cujos contratos contenham clausula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, inclusive em incorporações imobiliarias, ou de proprietário em contrato de compra e venda com reserva de dominio, bem como os bancos credores por adiantamento aos exportadores e a camara de compensação e liquidação financeira, tais credores podem exercer seus direitos reais e contratuais, de acordo com as respectivas legislações.
	
Gabarito: Com a promulgação da Lei 11.101/05, o Brasil passa a adotar duas formas de evitar a falência do devedor em crise. Também estão excluídos dos efeitos da recuperação judicial, os credores titulares da posição de proprietário fiduciário de bens móveis ou imóveis, de arrendador mercantil, de proprietário ou promitente vendedor de imóvel cujos contratos contenham cláusula de irrevogabilidade ou irretratabilidade, inclusive em incorporações imobiliárias, ou de proprietário em contrato de compra e venda com reserva de domínio, bem como os bancos credores por adiantamento aos exportadores e câmaras de compensação e liquidação financeira. Esses credores podem exercer seus direitos reais e contratuais, de acordo com as respectivas legislações.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 712063)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo Kant, podemos conceito o Direito como sendo:
		
	
	"A individualidade de condições, segundo as quais, a vontade de um coexistir com a liberdade de outros, conforme com uma lei geral de servidão";
	 
	"O conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de liberdade";
	
	"O conjunto de condições, segundo as quais, o arbítrio de cada um pode coexistir com o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral de servidão";
	
	"A individualidade de condições, segundo as quais, a vontade de todos coexistir com o arbítrio de uns, conforme com uma lei geral de liberdade";
	
	"O conjunto de condições, segundo as quais, a vontade de cada um pode sobrepor o arbítrio dos outros de acordo com uma lei geral proferida pelo Estado";
		 Gabarito Comentado.
	
	 4a Questão (Ref.: 236870)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista do Direito Comercial, o conceito de empresa deve ser entendido como equivalente
		
	
	ao de estabelecimento, como tal o conjunto de bens utilizados para o exercício da atividade mercantil.
	
	ao de empresário, de estabelecimento, ou de uma forma societária qualquer, não se tratando de conceito doutrinariamente unívoco.
	
	ao de qualquer entidade de fins lucrativos, qualquer que seja a forma utilizada.
	 
	ao de uma atividade organizada com o objetivo da obtenção de lucros.
	
	ao de empresário, ou seja, o sujeito da atividade mercantil, que assume os riscos do negócio.
		 Gabarito Comentado.
	
	 5a Questão (Ref.: 651606)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considera-se por fundamental estabelecimento o:
		
	
	lugar da sede da empresa do empresário.
	 
	lugar onde o empresário centraliza as suas atividades e a administração de seu negócio.
	
	local do espaço físico da atividade empresarial.
	
	local onde está assegurado o ponto empresarial.
	
	local de exercício da sua atividade empresarial.
		
	
	 6a Questão (Ref.: 13749)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma das alternativas abaixo aponta corretamente as opções pelas quais forma-se o capital social de uma empresa. Qual é essa alternativa?
		
	
	Contribuições em dinheiro ou títulos da dívida pública.
	
	Contribuições laborativas ou bens imóveis passíveis de mensuração econômica.
	
	Pode ser responsabilizado pelos débitos sociais, pela teoria da responsabilidade objetiva.
	
	Precatórios ou quotas acionárias de sociedades anteriormente constituídas.
	 
	Contribuições em dinheiro ou qualquer espécie de bens suscetíveis de avaliação em dinheiro.
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 625571)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Conceituando as Sociedades em Nome coletivo é considerada na doutrina uma sociedade que está composta somente por pessoas físicas podem ser empresários ou não, na qual todos os sócios têm responsabilidades:
		
	 
	Solidária e ilimitada.
	
	Solitária e Subjetiva.
	
	Solitária e Subsidiária.
	
	Solitária e Limitada.
	
	Solitária e objetiva.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 592539)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Protegido por lei, é o nome sob o qual a empresa mercantil exerce sua atividade e se obriga nos atos a ela pertinentes, Na sociedadelimitada o nome empresarial será:
		
	
	A junta comercial.
	
	O título do estabelecimento.
	
	O nome fantasia com abreviação da firma.
	
	A firma averbada.
	 
	A razão social ou denominação social.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 567980)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Partindo do significado de Titulo de Crédito é todo documento que o portador necessita ter em mãos para poder exigir ou provar o seu direito de crédito contra aquele que assinou o título, dentro dos limites dos valores, datas e segurança de vícios contidos nesse título. Assim são atributos dos Títulos:
		
	
	Literalidade, segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia., Cartularidade , o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações e Autonomia, o título é documento autônomo,isto é, independente de outras obrigações
	 
	Literalidade , o título de credito se materializa numa cártula , Cartularidade o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações e Autonomia segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia.
	
	Literalidade, o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações , Autonomia , segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia.e Cartualidade,
	 
	Literalidade, segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia. Cartularidade, o título de credito se materializa numa cártula e Autonomia, o título é documento autônomo, isto é, independente de outras obrigações
	
	Literalidade - o título de credito se materializa numa cártula, Autonomia, segundo o qual, o que não está contido no título, expressamente, não terá eficácia e Cartualidade , segundo o qual, o que não está contido no título,expressamente, não tem eficácia.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 257954)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A expressão da figura do Síndico, na Lei de Falências anterior de 1945, foi substituída pela terminologia:
		
	
	Comitê dos Credores.
	
	Auditor Independente.
	
	Credor Quirografário.
	 
	Administrador Judicial.
	
	Assembléia dos Credores.
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais