Buscar

SLIDE AULA ORGANIZAÇÃO SINDICAL SOPECE nov 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORGANIZAÇÃO SINDICAL 
Roberta Corrêa de Araujo Monteiro
robertacdearaujo@hotmail.com

1
Art. 8º
É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte:
I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;
ORGANIZAÇÃO SINDICAL NA CF/88 

 AUTONOMIA SINDICAL consiste na faculdade que possuem os empregadores e trabalhadores de organizarem internamente seus sindicatos, com poderes de auto-gestão e administração, sem a autorização, intervenção, interferência ou controle do Estado.

A constituição do Sindicato passa por dois registros: o registro no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, conferindo ao Sindicato a chamada personalidade jurídica (artigo 45 do Código Civil) e o registro no Ministério do Trabalho, conferindo ao sindicato a chamada personalidade sindical, por meio do competente registro sindical (artigo 8º,I,CF).

Categoria Profissional: Similitude das condições de vida oriundas do trabalho em comum, , executado por empregados das empresas que realizam atividades idênticas, similares ou conexas. 
CATEGORIAS 

Categoria econômica. Art. 451 CLT
Solidariedade de interesses comuns das empresas que empreendem atividades idênticas;

Categoria diferenciada : aquela que se forma dos empregados que exerçam profissões ou funções diferenciadas por força do estatuto profissional especial ou em consequência de condições de vida singulares .

Categoria profissional diferenciada é a que tem regulamentação específica do trabalho diferente da dos demais empregados da mesma empresa, o que lhes faculta convenções ou acordos coletivos próprios, diferentes dos que possam corresponder à atividade preponderante do empregador, que é a regra geral.

As categorias diferenciadas não seguem o enquadramento pela atividade preponderante, posto que, estas têm as peculiaridades inerentes à própria profissão, sendo assim regulamentadas por lei, por meio de estatutos profissionais, ou ainda face a consequência de condições de vidas singulares, não tendo uma identidade com os demais trabalhadores da empresa. 

Exemplos:
Aeroviários; Aeronautas; Atores teatrais, Cabineiros (ascensoristas); Condutores de veículos rodoviários (motoristas); Enfermagem, massagistas e empregados em hospitais e casas de saúde (profissionais de); Jornalistas profissionais; Operadores de mesas telefônicas (telefonistas em geral); Parteiras; Professores; Propagandistas de produtos farmacêuticos; Publicitários; Segurança do trabalho; Vigilantes, etc. 

Enquadramento sindical: 
O empregado compõe a categoria profissional correspondente a categoria econômica da empresa em que trabalha, pouco importando a função que exercer. 

O enquadramento por atividade tem como base a ideia do trabalho em comum em uma determinada empresa, embora em diferentes profissões, caracterizando assim um enquadramento na horizontal, diferentemente do enquadramento por profissões isoladas, que caracterizam uma posição mais vertical. 

Art. 8º
II - é vedada a criação de mais de uma organização sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econômica, na mesma base territorial, que será definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, não podendo ser inferior à área de um Município;
Unicidade Sindical 

Na mesma base territorial, apenas um sindicato pode representar a categoria.
A base territorial não pode ser inferior a área de um município. 
→ Monopólio da representação sindical por categorias profissionais e econômicas.

1. SINDICATOS
2. FEDERAÇÕES
3. CONFEDERAÇÕES
As centrais sindicais não integram o sistema confederativo, constituído pela unicidade sindical.
ESTRUTURA SINDICAL BRASILEIRA


Pessoa jurídica de direito privado
Associação de pessoas físicas ou jurídicas que têm atividades econômicas ou profissionais, visando à defesa dos interesses coletivos e individuais de seus membros ou da categoria.
SINDICATOS

A representação dos sindicatos não se restringe apenas aos associados, mas a todos os que integram a categoria na dada base territorial .

OS SINDICATOS NÃO SE CONFUNDEM COM ÓRGÃOS DE FISCALIZÃÇÃO PROFISSIONAL 
OAB/MÚSICOS
 – tem por objetivo a fiscalização da profissão
São criados por meio de lei federal
são autarquias federais 

O sindicato não disciplina a classe, defende-a.
A filiação ao sindicato é facultativa, no órgão de fiscalização profissional é obrigatória, para o fim do exercício da profissão

SINDICATO X ASSOCIAÇÃO DE CLASSE 
Representa os associados
Natureza jurídica: Associação civil de natureza privada, autônoma e coletiva
O Sindicato representa a categoria, a associação representa os sócios

Registro no Ministério do Trabalho (Arquivo de entidades sindicais brasileiras = órgão depositário dos atos constitutivos dos sindicatos)
Nem o poder público e nem a lei pode exigir autorização do Estado para fundação de sindicato, apenas o registro no órgão competente- Ministério do Trabalho. Art. 8 CF/88.
REGISTRO DO SINDICATO 

Art. 18 CC: começa a existência legal das pessoas jurídicas de direito privado com a inscrição e seus contratos e atos constitutivos no registro peculiar. 
Não existe mais exigência de previa constituição de associação profissional.

O MT não tem mais o arbítrio de decidir sobre a associação mais representativa a qual devera conceder a investidura sindical. Trata-se de um ato administrativo vinculado, de verificação de estrita legalidade.
Não existe mais ato de reconhecimento mas simples registro dos estatutos, abolindo a Carta de Reconhecimento. 

REPRESENTAÇÃO DA CATEGORIA
NEGOCIAÇÃO COLETIVA
ASSISTENCIAL 
FUNÇÕES DO SINDICATO

Contribuição Confederativa
Contribuição Sindical
Contribuição Assistencial
Contribuição Mensal ou Mensalidade Associativa.
Receitas do sindicato

“Art. 578. As contribuições devidas aos sindicatos pelos participantes das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas pelas referidas entidades serão, sob a denominação de contribuição sindical, pagas, recolhidas e aplicadas na forma estabelecida neste Capítulo, desde que prévia e expressamente autorizadas.” (NR) 
“Art. 579. O desconto da contribuição sindical está condicionado à autorização prévia e expressa dos que participarem de uma determinada categoria econômica ou profissional, ou de uma profissão liberal, em favor do sindicato representativo da mesma categoria ou profissão ou, inexistindo este, na conformidade do disposto no art. 591 desta Consolidação.” (NR) 
LEI 13467/2017 

Entidades sindicais organizadas nos Estados-membros
5 sindicatos
Órgãos das federações: diretoria (3 membros)/conselho de representantes/conselho fiscal (3 membros)
Eleitos pelo conselho de representantes com mandado de 3 anos
FEDERAÇÕES

3 federações
Se formam por ramo de atividade (indústria, comércio, etc.)
Âmbito Nacional 
CONFEDERAÇÕES

A lei 11.648/08 reconheceu formalmente as Centrais Sindicais.
Considera-se central sindical, para os efeitos do disposto nesta Lei, a entidade associativa de direito privado composta por organizações sindicais de trabalhadores. 
CENTRAIS SINDICAIS 

Exemplos: CUT (Central única de trabalhadores), CGT (Confederação gera dos trabalhadores), USI (União sindical independente
As Centrais agora são formalmente entidades sindicais, não cabendo a lei qualquer limite quanto à sua criação e a sua organização.

A central sindical, entidade de representação geral dos trabalhadores, constituída em âmbito nacional, terá as seguintes atribuições e prerrogativas: 
I - coordenar a representação dos trabalhadores por meio das organizações sindicais a ela filiadas; e 

II - participar de negociações em fóruns, colegiados de órgãos públicos e demais espaços de diálogo social que possuam composição tripartite,
nos quais estejam em discussão assuntos de interesse geral dos trabalhadores. 


Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando