Buscar

G1 - Responsabilidade Social

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Stockholders são formados por sócios e acionistas, majoritários e minoritários, detentores dos direitos sobre os lucros do empreendimento. Stakeholders são constituídos, além de pelos próprios stockholders, por funcionários, fornecedores, clientes, consumidores, investidores, comunidades, governos, entre outros agentes que – direta ou indiretamente – afetam a empresa ou são por ela afetados.
A gestão pelos Stakeholders: Aquela que atende a todos os públicos beneficiados, atingidos e que se relacionam e afetam (ou são afetados) pela empresa (acionistas, funcionários, consumidores, fornecedores, clientes, comunidades, governos...)
2- Pirâmide de Carrol: O conceito de responsabilidade social abrange quatro dimensões: econômica, legal, ética e discricionária. A dimensão econômica (base) contempla a responsabilidade da empresa relacionada com a sua sobrevivência e seu crescimento no mercado, e as conseqüentes externalidades positivas: geração de produtos e serviços, emprego, renda e tributos. A dimensão legal contempla exatamente o enquadramento da conduta da empresa em regras formais estabelecidas. A dimensão ética amplia o enfoque, pois a conduta ética pressupõe comportamento além do formalismo legal, de acordo com os códigos informais estabelecidos. A dimensão filantrópica ou discricionária trata das ações de caráter social que vão além da atividade de negócios. 
Responsabilidade Social x Ação Social: Ação social é qualquer atividade realizada pelas empresas para atender às comunidades em suas diversas formas (conselhos comunitários, organizações não governamentais, associações comunitárias), já Responsabilidade Social é um conjunto de princípios que direciona as ações e relações das empresas com todos os fatores que a compreendem (funcionários, sociedade, governo, fornecedores, meio ambiente, consumidores, comunidade).
3- Reputação Corporativa x Capital Reputacional
Reputação corporativa: reação afetiva e emocional líquida, a partir da imagem moldada pelos públicos diversos que interagem com a empresa.
Capital reputacional: porção de valor de mercado atribuída a empresa a partir da sua reputação - bem intangível, mas que pode ser quantificado financeiramente

Outros materiais