Buscar

noticia pronta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
O papel da tecnologia para inclusão no ambiente escolar. 
Por Emilly Lara Silva – 1738027
 Thaline Mendes de oliveira – 707399
Polo – Piraquara
Data: 24/08/2017
 
Fonte: Blog aprender brincando
‘Desde o dia 2 de janeiro de 2016 entrou em vigor a Lei Brasileira de Inclusão, com isso os diretores de escolas, coordenadores pedagógicos e professores tiveram que rever o seu papel na gestão escolar. É preciso buscar alternativas que promovam a inserção de crianças com qualquer tipo de deficiência no ambiente escolar e facilitem o seu desenvolvimento, independente da necessidade. Uma das opções que desponta é a tecnologia para a inclusão dos deficientes. ’
A escola Algodão Doce em Curitiba, pode contar com essa tecnologia para estimular o aprendizado e também inserir os alunos com deficiência no ambiente escolar. A professora Ângela que trabalha diretamente com esses alunos diz que: O uso da tecnologia para a educação pode facilitar o desenvolvimento motor, tanto para movimentos amplos, como para a motricidade fina, e que através dessa maquina é possível escolher atividades que aprimorem a tomada de decisões, a paciência e a atenção. 
A escola adquiriu a Mesa digital Play Table, e essa mesa está sendo uma ferramenta de auxilio junto com as outras atividades propostas como, por exemplo: massinha de modelar, pintura com tinta, dobradura com papel que também são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos. 
A PLAY TABLE  é a primeira mesa digital desenvolvida no Brasil, para crianças em fase de alfabetização, o que não impossibilita que crianças menores também possam fazer uso da mesma, a mesa é totalmente interativa e multidisciplinar. Seus jogos e aplicativos são projetados por professores e especialistas em diversas áreas, justamente para utilizar a linguagem mais adequada para as crianças e para manter o conteúdo adequado às diretrizes do MEC. A tela é sensível tanto ao toque humano, quanto a outros materiais, como plástico, feltro e metal. Por sua fácil usabilidade e os diferentes níveis de aprendizado, entre outras características, ela é considerada uma eficaz tecnologia para inclusão. 
Promover a acessibilidade é fazer a sua parte para incluir os diferentes e reduzir as deficiências sociais. A tecnologia para inclusão é um dos meios de oferecer novas formas de aprendizado e desenvolvimento, coloque em prática na sua escola e avalie os resultados. Se a tecnologia for bem utilizada, aliada ao projeto pedagógico, com certeza os seus alunos terão um avanço no desempenho escolar.
A professora da escola utiliza essa ferramenta com dois alunos que possuem diferentes deficiências, um tem síndrome de down ( 7 anos) e o outro autismo (8 anos), ambos no período de alfabetização, ela conta que já percebeu avanços e o interesse dos dois pelas aulas, pois não faltaram mais, e que o processo de desenvolvimento dos dois reduziu de 6 meses para 2 meses utilizando a mesa digital, Ângela faz a observação que hoje em dia as crianças gostam muito de utilizar o celular, e que isso facilita muito o desenvolvimento da aula. A mesa digital conta com aplicativos relacionados com as disciplinas tradicionais como Português, matemática, história e geografia melhorando a percepção do aluno e raciocínio lógico. 
A escola ainda não viu a mesa como uma desvantagem, e sim diz que a mesma trouxe muita vantagem e aprendizados para os alunos, facilitando as aulas, fazendo as crianças interagirem mais e tendo prazer em vir para a aula. 
Vale lembrar que a escola é particular, o que facilitou a compra da mesa e que a escola possui poucos alunos com inclusão, que é diferente de uma escola publica onde a demanda é maior e o repasse de verbas não é tão grande.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes