Buscar

Exemplo de reportagem

Prévia do material em texto

A INTERNET 
	Incialmente com objetivos militares, a Internet evoluiu e cresceu muito até chegar ao que conhecemos atualmente.
Thalia da Silva Tavares – 1800067
PAP Marília 
Atualmente, é complicado imaginar a vida sem redes sociais, e-mails e sites de buscas. No entanto, no início da história da Internet, o objetivo estava longe de ser negócios ou entretenimento. Tudo começou na área militar dos Estados Unidos, no auge da Guerra Fria, na década de 1960, nesse período qualquer mecanismo, ferramenta ou inovação, poderia contribuir na disputa. Os estadunidenses preocupados com um iminente ataque às suas bases militares, que poderia ocasionar na perda ou no vazamento das informações sigilosas das forças armadas, nessa perspectiva, foi idealizado um modelo de troca e compartilhamento de informações, que permitisse a descentralização das mesmas. Assim, caso fossem atacados, as informações armazenadas não estariam perdidas. 
Foi aí que surgiu a rede Arpanet, criada pela ARPA (Advanced Research Projects Agency) que era uma forma de garantir que a comunicação entre militares e cientistas persistiria, mesmo em caso de bombardeio, ou quaisquer outros tipos de ataque, pois esta rede possuiria pontos espalhados por todo o país, programados parar funcionar independente se um deles apresentasse problemas. 
A ARPANET - primeira versão da internet - funcionava através de um sistema conhecido como chaveamento de pacotes, que é um sistema de transmissão de dados em rede de computadores no qual as informações são divididas em pequenos pacotes que contêm trechos dos dados, os endereços de destinatários e informações que permitiam a remontagem da mensagem original. O ataque a base nunca chegou a acontecer, mas o que o Departamento de Defesa dos EUA não sabia era que estavam dando início ao maior fenômeno midiático do século 20, o único meio de comunicação que em apenas 4 anos conseguiria atingir cerca de 50 milhões de pessoas.
Tema: Crescimento da APANET. 
A Internet também teve outros importantes atores que influenciaram o seu surgimento, dentre eles: os professores universitários (ex: Ken King), os estudantes/investigadores (ex.: Vint Cerf), e as empresas de tecnologia (ex.: IBM); em 1962, J. C. R. Licklider, do Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT), já falava em termos da criação de uma rede intergaláctica de computadores, acabando, portanto, com a tese que vigorava anteriormente que enfatizava somente a vertente militar na criação. 
Nesta mesma década, no ano de 1969, o professor Leonard Kleinrock da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) passou para um amigo em Stanford o que pode ser considerado o primeiro e-mail da história, o texto desse e-mail seria "LOGIN", conforme desejava o professor, mas o computador no Stanford Research Institute, que recebia a mensagem, parou de funcionar após receber a letra "O".
Durante a década de 1970 e 1980 o mundo entrou em uma era de relativa tranquilidade, onde não havendo mais a iminência de um ataque imediato, o governo dos EUA permitiu que pesquisadores desenvolvessem nas suas respectivas universidades, estudos utilizando a ARPANET. Nesse momento a Internet ganhou uma nova função, servindo como um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam ideias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial que ainda dava seus primeiros passos. 
Nessa época o avanço para a internet como conhecemos hoje deu um grande passo quando através da National Science Foundation, o governo norte-americano investiu na criação dos backbones, que são computadores muito potentes conectados por linhas que tem a capacidade de dar vazão a grandes fluxos de dados, como canais de fibra óptica, elos de satélite e elos de transmissão por rádio. Basicamente esta é a estrutura física da internet até hoje em dia. 
Em 1974, foi utilizada pela primeira vez, com a publicação completa do TCP, o termo “internet”, que descrevia uma única rede de TCP/IP global. Enquanto isso aumentou-se consideravelmente o número de servidores e PCs conectado à esta rede, criando assim outras pequenas redes que estavam conectadas a ARPANET. Esta divisão possibilitou o início do uso comercial e pessoal da internet.; em 1985, a rede já era utilizada por várias pessoas para comunicação, com o correio eletrônico por exemplo. 
Porém, foi somente em 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Berners-Lee desenvolveu o primeiro hipertexto, para automatizar a mudança de um texto para outro na internet; este projeto ficou conhecido como “World Wide Web”, o famoso WWW, que pode ser traduzido como “tela inicial”, possibilitando assim a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir desse momento, a internet cresceu em ritmo acelerado.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator. O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on-line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. 
Esta tarefa ficou ainda mais fácil nos anos 2000, devido as facilidades impostas para aquisição de computadores e também às grandes novidades que a web recebeu. A tecnologia evoluiu muito e, assim, permitiu avanços significativos. A Internet discada deu lugar à Banda Larga e até à conexão no seu próprio celular, com a rede 4G. Ao invés de uma ferramenta de difícil acesso, a Internet virou praticamente uma necessidade diária, seja no dia a dia das empresas ou na casa de um usuário que busca entretenimento ou fazer pesquisas.
O compartilhamento de arquivos em sites P2P como o Ares surgiram para destacar uma faceta multimídia da Internet. Veio a era das redes sociais, para reunir amigos e fazer novos contatos, com Orkut, MySpace, Twitter, Facebook e etc. Os simples ICQ e MSN deram lugar ao Skype e ferramentas que permitem fazer até ligações para telefones comuns. O comércio online se estabeleceu, o mercado de jogos apostou no online e agradou, há centenas de redes de conteúdo multimídia usando tanto streaming como buffer para entreterem os internautas. 
Hoje, a Internet é um mundo de grandes possibilidades. E a tendência principal é de que o mobile tome conta do mercado cada vez mais. A ideia de estar sempre conectado à Internet ganhou muita força nos últimos anos com os tablets e smartphones, a conexão à web é algo do cotidiano, com investimentos cada vez maiores das empresas nesta área.
As redes sociais seguem se reinventando, os aplicativos móveis seguem nascendo a cada dia. E cada vez mais estamos na convergência das mídias para a Internet, assistindo televisão, ouvindo rádio, acessando no Facebook, mandando mensagens e ligando para os amigos, e tudo “ao mesmo tempo”, e do mesmo lugar. Por ser uma ferramenta em um ambiente livre, a Internet permite muitas possibilidades e com todos os avanços tecnológicos atuais, não é difícil crer que ela vai se perpetuar por um longo tempo.
Um estudo feito pela União Internacional de Telecomunicações, órgão vinculado à ONU, em maio de 2015 diz que o número de internautas no mundo já é de 3,2 bilhões, e que esses números tendem a aumentar mais nos próximos anos.
Tema: Crescimento de usuários da Internet pelo mundo.

Outros materiais