Buscar

Atividade à distância II de Gestão de Operações e logística II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
 CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA
 CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
 DISCIPLINA: GESTÃO DE OPERAÇÕES E LOGÍSTICA II
PROF: MARCOS ANTÔNIO DA SILVA PEDROSO
ALUNA: RUBIVÂNIA ALVES DA SILVA SANTOS 
ATIVIDADE A DISTÂNCIA II
Realize a atividade 1 da página 99 da Apostila; Baseado no que você viu até agora sobre ergonomia e ambiente de trabalho, e na leitura do texto a seguir, faça comentários relacionando com a sua atividade profissional e avalie os impactos ergonômicos no seu setor de trabalho.
TEXTO: 
Quais são, afinal, as dimensões médias do brasileiro? Para responder essa pergunta, técnicos da Associação Brasileira do Vestuário percorreram o Brasil de fita métrica na mão , medindo os habitantes de Norte a Sul, não só quanto ao peso e estatura, mas também de outras 167 medidas antropométricas que definem as dimensões-chave do corpo brasileiro .
Costuma-se dizer que a altura média do brasileiro é de 1,70 metros. 'Isso é um mero chute, não existe', diz Carlos Maurício Duque dos Santos, diretor da DCA Ergonomia e Design. "O 'homem médio' é uma abstração matemática".
Realmente é difícil considerar somente uma medida para o Brasil. Diferenças de alimentação, de cultura e de colonização resultam em estatura e biótipos diversos, como o dos habitantes do Sul e do sertão nordestino.
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo (apud MARTINS; LAUGENI, 2005, P.104). 
Muitas questões a respeito da ergonomia no ambiente de trabalho que envolve a qualidade de vida do trabalhador tem sido muito discutida e alcançado uma melhoria considerável. Contribuindo assim, para a motivação de cada um na produtividade e satisfação com o cargo que ocupa, na segurança e na saúde do trabalhador, além do fortalecimento de uma boa imagem da empresa em questão. Reduzindo assim, questões trabalhistas, doenças ocupacionais, os afastamentos e ausências; o desperdício e o sedentarismo no setor de trabalho.
Como a ergonomia no trabalho é o estudo da relação existente entre o homem e o seu ambiente de trabalho onde, às vezes, quando necessário, faz-se ajustes para que o ambiente se adeque ao seu funcionário, para mim, no meu ambiente, houve apenas a necessidade de ajuste da cadeira para a minha estatura que é baixa. O restante estava compatível com o meu perfil.
Posso enumerar alguns impactos ergonômicos existentes no meu ambiente de trabalho como o ritmo excessivo de trabalho, as vezes as jornadas precisam ser prolongadas pois há deficiência de servidores no setor e a postura inadequada. Embora, essa última eu posso evitar.

Outros materiais