Buscar

APS MARCOS.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Conceito de Lateralidade
Define-se como uma dominância lateral na criança, sendo mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo, vai depender de cada um. Para ser mais clara e direta, é o domínio de um lado do corpo sobre o outro. Quando somos bebês, podemos dizer que somos ambidestros, já que utilizamos ambas as mãos, sendo difícil perceber se seremos destros, canhotos ou ambidestros para a vida toda.
Durante o desenvolvimento do ser humano (por volta dos 6 aos 8 anos de idade) é que a Lateralidade se manifesta. Apesar de ser congênita, ela não surge de forma súbita, mas sim aos poucos.
A predileção não ocorre só por uma das mãos, mas sim também por um dos pés ou ainda por um dos olhos, tais fenômenos vão se revelando gradualmente.
Antes da definição do termo Lateralidade, as crianças expressam a preferência por uma das mãos em suas atividades, principalmente, nas escolas onde são trabalhados o desenvolvimento cognitivo e práticas relacionadas à psicomotricidade. Este fenômeno é dirigido pelo cérebro.
Sabe-se que crianças canhotas (que apresentam habilidades com a mão esquerda) sofreram bastante, uma vez que eram consideradas anormais, principalmente na escola, onde eram severamente punidas, com seus braços esquerdos atados pelos professores.
Hoje, especialistas alertam e afirmam que canhotos não devem ser reprimidos, pois esta atitude pode provocar sérios danos à criança, uma vez que seus movimentos estão ligados diretamente à área cerebral. Obrigar uma criança canhota a usar o lado direito pode trazer graves problemas de aprendizagem e de orientação espacial.
Há ainda a Lateralidade Cruzada, quando se apresenta a mão esquerda predominante, ao mesmo tempo em que a perna direita é a que se destaca; ou melhor: um canhoto com olho direito predominante. Crianças que apresentam esses fenômenos necessitam se submeter a um processo de organização da sua psicomotricidade, ou seja, de autocontrole muscular para sintonizar suas predileções através de atividades escritas, visuais e motoras, já que, podem apresentar distúrbios de aprendizagem, segundo pesquisas realizadas por especialistas.
Atividades que estimulam a lateralidade
Locomotoras
Não locomotoras
Manipulativas
Lúdicas e sensoriais
EXEMPLOS:
Você precisa apenas do próprio corpo. O aluno deve estar posicionado de frente para você e imitará todos os seus movimentos. Ele deve realizar todos os movimentos como se estivesse diante de um espelho. Você deve usar suas mãos para tocar lados opostos do corpo, como cotovelos, ombros, joelhos ou pés. Caso o aluno tenha alguma dificuldade, pode ser por conta da velocidade que você emprega. Se você fizer as atividades de modo muito rápido, é melhor diminuir sua velocidade e ele o acompanhará. Para deixar a atividade mais divertida, coloque uma música e faça a atividade conforme o ritmo.
Escolher dois objetos de duas cores diferentes. Você deve posicionar esses objetos lado a lado, verde do lado direito e vermelho do lado esquerdo, por exemplo. Você então dirá o nome de uma das cores e o aluno deverá usar a mão do lado oposto para pegar o objeto e lançá-lo em um alvo.

Outros materiais