Buscar

Exercícios Farmacologia - Benzodiazepínicos e Antiflamatórios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISLYANE NEGRINI PAIATO 20160289
FARMACOLOGIA DO SNC
1- Sobre a amitriptilina responda:
a) Qual a sua classificação farmacológica?
É classificado como tricíclico
b) Quais são os principais efeitos colaterais ao tratamento com esse medicamento?
São pouco seletivos, antagonistas do R muscarínico, histamínico e adrenérfico a1, e causa sintomas de ressaca.
2- Paciente R.A sexo feminino, 25 anos, solteira, balairina e estudante, apresenta episódios recorrentes e incontroláveis de grande ingestão de alimentos, geralmente com alto teor calórico (sorvetes, chocolates, batata frita, salgados fritos), seguidos de reações inadequadas para evitar o ganho de peso, tais como indução de vômitos, uso de laxativos e diuréticos, jejum prolongado e prática exaustiva de atividade física. A paciente também relatou na anamnese ter dificuldade para dormir, pensamentos de que algo ruim irá acontecer, além de apresentar taquicardia. Nos exames laboratoriais foi observado hipovitaminose (Complexo B), alcalose metabólica (pH>7,45), bicarbonato (HCO3) elevado, desidratação, íons sódio (Na+) e potássio (K+) reduzidos, hipertrigliceridemia, e aumento discreto de LDL-colesterol, sem alterações significativas da glicemia de jejum. Assim a mesma foi diagnosticada com bulimia nervosa. Sobre o caso responda:
a) Qual o mecanismo que justifica a utilização dos antidepressivos para a melhora dos sintomas de anedonia, baixa motivação, apatia?
Os medicamentos antidepressivos aumentam indiretamente a biodisponibilidade dos noradrenérgicos e serotonérgios, diminuindo a sensação de deprimento.
b) Dê a explicação hormonal e neuroquímica para os antidepressivos controlarem “a compulsão por ingestão alimentar” e também o peso (sem necessidade do vômito).
Os antidepressivos controlam a compulsão alimentar, pois inibem a a proteína que recapta a serotonina e a noradrenalina (SERT e NET), assim aumentam os níveis dos neurotransmissores disponíveis.
c) Como a paciente também apresenta sinais de ansiedade associada à depressão explique quais os problemas na utilização de benzodiazepínicos associados a antidepressivos?
Quando os antidepressivos sinerge com os benzodiazepínico, a concentração aumenta e pode causar parada respiratória e anorexia por dimiuir o apetite.
d) Quais seriam as melhores opções farmacológicas para esse caso?
Utilizar os antidepressivos atípicos, pois aumentam a serotonina, noradrenalina e dopamina, possuem baixa toxicidade, são rápidos e efetivos
3- Drª Júlia atendeu em seu consultório, um paciente exibindo palidez, sudorese palmar, taquicardia e dificuldade respiratória. Considerando o paciente ansioso, a mesma decidiu-se pelo uso de um BENZODIAZEPÍNICO. Sobre esta classe de fármacos responda:
a) Quais são os principais efeitos desses medicamentos?
Ativam o Receptor GABA-A, o que aumenta o influxo de íon Cloro. Sinaliza potencialização inibitória.
b) Quais são os principais efeitos colaterais?
Os benzodiazepínicos causam sonolência, confusão mental, amnésia anterógrada, etc.
c) Porque deve-se ter cuidado com a função hepática dos pacientes tratados com essa classe farmacológica?
Porque sofrem metabolismo hepático e são pró-fármacos.
4- Sobre as substâncias estimulantes do SNC responda:
Como a sibutramina promove perda de peso acelerado? Explique através do mecanismo de ação (lembre que a sibutramina tem dois mecanismos de ação).
A sibutramina exerce seus efeitos terapêuticos através da inibição da recaptação da noradrenalina, serotonina e dopamina. A ação principal da sibutramina é aumentar a sensação de saciedade do indivíduo.
Discuta de que forma as metilxantinas podem reduzir o peso corporal. Quais seriam os efeitos colaterais dessas substâncias, explique através do mecanismo de ação.
Mecanismos de ação: Antagonismo dos receptores da adenosina, inibe a enzima adenilciclase e a ativação da enzima fosfodiesterase, resultando na redução da formação de AMPc, que tem ações na liberação de neurotransmissores (catecolaminas, noradrenalina, adrenalina e dopamina) impedindo a estimulação simpática. Em doses elevadas, pode ocorrer estimulação medular e convulsões. A ansiedade e o tremor são os principais efeitos colaterais.
FARMACOLOGIA DO PROCESSO INFLAMATÓRIO
1- Quais são as principais recomendações, em relação à dieta, para pacientes utilizando AINES?
É preciso tomar os medicamentos com alimento para inibir a irritação estomacal. O medicamento pode causar anemias, tomando a atenção para o Ferro, também na vitamina C, K e complexo B por aumentar as suas excressões e causar fraquesa muscular.
2- Por que a aspirina (ácido acetil-salicílico) é utilizada como antiinflatório e também para a prevenção do IAM (infarto agudo do miocárdio)?
Porque é seletiva da enzima COX-1, desse modo não terá a presena dos pró-inflamatórios. Previse o IAM porque inibe o Tromboxano.
3- Quais são os principais efeitos adversos relacionados ao tratamento crônico com os Glicocorticóides? Quais seriam as medidas dietoterápicas para atenuar esses problemas?
O uso crônico pode causa obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, atrofia muscular, fraturas ósseas, etc. A dietoterapia pode intervir no exesso do consumo de açúcares, gorduras e sal, se necessário suplementar as vitaminas e estimular o consumo de leite para repor o Cálcio.
4- Por que administrar Celestone Soluspan® (betametasona acetato+betametasona fosfato dissódico) para mulheres no 7°mês de gestação?
Mamães que correm o risco de ter um parto prematuro, são orientadas a usar corticóides para amadurecer o pulmão do bebê.

Outros materiais