Buscar

APOL MATEMATICA

Prévia do material em texto

“A professora Catarina apresentou aos alunos as sentenças a seguir. Cauê observou que um dos algarismos está colocado na posição errada.
4
+16
 22 ”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PANIZZA, Mabel. Ensinar matemática na educação infantil e nas séries iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006. p. 95.
Tendo em consideração o livro-base A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, pode-se afirmar que, por meio dessa atividade, a professora Catarina possibilitou aos alunos identificar:
	A	O valor posicional da numeração.
	B	A oralidade e comunicação.
	C	O cálculo matemático empírico.
	D	O saber lógico-matemático.
	E	A contagem um a um.
Segundo seus estudos do livro A construção de conceitos matemáticos e a prática docente, no que se refere à resolução de problemas de adição e subtração, analise as afirmativas a seguir:
I. O problema descrito para os alunos deve ser de forma clara e apresentar situações reais da vida dos alunos.
II. As situações reais apresentadas no enunciado dos problemas devem trazer uma transposição da realidade para a matemática.
III. Os problemas devem contemplar os números positivos e as transformações.
IV. O objetivo principal do trabalho com a resolução de problemas é aprender o uso do algoritmo – o que é mais valorizado que a interpretação do problema em si. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e III

Outros materiais