Buscar

Slides Do Ava e Caderno de Atividades

Prévia do material em texto

Curso de Pedagogia
Disciplina:
Didática
Slides e Caderno de Atividade.
2°Período/2017
Didática e Prática de Ensino: Reflexões Iniciais
O que é Didática
Didática: a palavra tem origem grega e pode ser traduzida por ‘arte ou técnica de ensinar’. 
A Didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem.
Educação e Pedagogia
Educação: elemento amplo, constituído de práticas formais e informais. 
Pedagogia: ciência que estuda o ensino e a aprendizagem em sua amplitude e complexidade, a partir das doutrinas e sistemas de educação.
Origem do termo Pedagogia
Etimologicamente, do grego paidós (criança) e agodé (condução), o pedagogo é o que conduz crianças. Na Grécia Antiga, os "paidagogos" eram escravos educados que acompanhavam os filhos de seus senhores em diversos locais.
Os primórdios da Pedagogia
Por vezes, os aprendizes sentavam-se aos pés dos escravos para ouvirem seus ensinamentos.
Origens da Didática
Sócrates: conhecer é um ato que se dá no interior do indivíduo. Teoria da Refutação e Maiêutica.
REFUTAÇÃO: provar que o pensamento do outro está errado. 
MAIÊUTICA: Duvidar do que acredita. Conceber uma nova ideia.
Comenius: finalidade religiosa - “Didática Magna (1966)”.
A proa e a popa da nossa Didática será investigar e descobrir o método segundo o qual os professores ensinem menos e os estudantes aprendam mais; nas escolas haja (...) menos trabalho inútil, e, ao contrário, haja mais recolhimento (...) e mais sólido progresso (...)”.
Pestalozzi: fundador da escola primária popular – a educação transforma.
Concebia a educação como instrumento de reforma social. Voltou-se para a educação das massas, incitou o respeito ao desenvolvimento infantil, criou métodos de ensino e desenvolveu atividades sequenciais.
Rousseau: filósofo iluminista – o homem nasce bom, a sociedade o corrompe.
Modelo pedagógico que valoriza o fortalecimento individual a fim de evitar o aprendizado de valores corruptos. A educação deve respeitar a natureza da criança.
Educação dos Jesuítas: coletânea pedagógica jesuíta – Ratio Studiorum
Carta de Educação que trazia um programa de ensino diferenciado para índios e brancos no Brasil. São heranças desse processo: a memorização e a cultura erudita em detrimento da atividade prática.
O que é Psicologia
Psicologia: defende o desenvolvimento das estruturas mentais e o processo de construção do conhecimento. Segundo Piaget (Psicologia e Pedagogia, 1980), a atividade intelectual não pode ser separada do funcionamento "total" do organismo.
Herbart: filósofo alemão do séc. XIX que elaborou princípios educacionais próprios. 
A educação é responsável pelo desenvolvimento e integração das representações, a partir de duas fontes:
Experiência Contato com a Natureza. 
Convívio Social Contato com a Sociedade.
Dewey: pedagogo norte-americano da Escola Nova – antes de existir como ser pensante, o homem é um ser que age.
A criança adquire o saber pela experiência e pela experimentação própria. A escola precisa ajudar a criança a desenvolver o pensamento reflexivo, a capacidade de estabelecer relações, entre outros. Prega o ensino pela ação.
Skinner: psicólogo norte-america que fez análise experimental do comportamento
O conhecimento das variáveis que controlam o comportamento colaboram na análise das respostas emitidas a cada erro ou acerto. O ensino é obtido quando o que precisa ser ensinado é colocado sob condições de controle e comportamentos observáveis
Teoria da Epistemologia Genética – Jean Piaget
A assimilação de novos conceitos se dá pela necessidade (PIAGET, 1977). Logo, a aprendizagem é o resultado da acomodação e equilibração desses novos conceitos.
Organização e Adaptação: processo de mudança contínua 
Disposição individual da gama de estímulos e sensações em forma de estruturas, que se adaptam ao meio. O processo de adaptação é realizado a partir de duas operações: assimilação e acomodação.
Assimilação: adaptação dos novos estímulos 
Aplicação das experiências anteriores do indivíduo a uma nova situação – incorporação de um novo dado perceptual, motor ou conceitual às estruturas cognitivas prévias
Acomodação: reorganização/reforma 
Modificação de esquemas assimilados a fim de ajustá-los a cada nova experiência, sob a influência de situações exteriores (meio) ao quais se aplicam.
Vygotsky: psicólogo bielo-russo – interação entre a Educação, História e Cultura 
A construção do conhecimento se dá pela interação entre professor, alunos e o acesso ao conhecimento historicamente acumulado.
Educar é mais amplo do que ensinar
Pedagogia: estudo e reflexão da teoria da educação. 
Didática: área da Pedagogia que se refere à teoria e à prática do ensino.
Pensar Agir Repensar 
A educação é uma concepção de ideias filosóficas que tentam explicar modelos: de homem, de sociedades, do conhecimento. 
Os pressupostos didáticos são (re)formulados por um processo de reflexão-ação-reflexão
Observar – Aprender – Utilizar
A teoria de Jean Piaget foi significativa para a Didática, pois apresentou reflexos diretos de como o professor desenvolve sua prática educativa.
A Pedagogia e as outras Ciências
A partir do século XX a Pedagogia passou a nortear suas teorias segundo a Biologia, a Sociologia e a Psicologia, além da Filosofia.
A Escola Nova
O movimento da Escola Nova resultou num conjunto de princípios pedagógico-didáticos, em busca da renovação educacional.
A Didática na Formação Docente
A importância da Didática para o trabalho docente é sua contribuição para a organização da rotina da sala de aula, além de possibilitar a reflexão sobre métodos de ensino eficazes aos professores.
“Toda ação, pensamento ou sentimento corresponde a uma necessidade.” (Haydt, p. 39)
Didática e Prática de Ensino: Reflexões Iniciais 
Caderno de Atividades
Questão 1: Leia o texto e responda a questão:
A escola é o lugar de desenvolvimento da infância. É na escola que as aptidões e os talentos irão florescer. Na escola, as crianças irão sair do âmbito estritamente familiar para o âmbito social. É na escola que são desenvolvidas a educação e a instrução. A escola prepara para a vida.
Depois da leitura do trecho apresentado, discorra sobre o papel da escola na sociedade e sobre o papel da escola para a instrução e educação dos jovens.
Questão 2: Os estudos de Jean Piaget têm grande influência na educação. Sua teoria ficou conhecida como:
Teoria Desenvolvimentista.
Epistemologia Genética.
Teoria das Inteligências Múltiplas.
Períodos de Desenvolvimento Infantil.
Teoria Cognitiva do Indivíduo.
Questão 3: Leia o caso apresentado e responda a questão proposta:
André é uma criança de 7 anos, alegre e ativa. Quando está na escola, ele gosta de brincar com todos os jogos que tem disponível, conversa com os amigos e professores. No laboratório de informática, recentemente, ele descobriu que pode acessar textos em vários idiomas diferentes e que alguns idiomas utilizam o que ele definiu como desenhos para a escrita. Ele se referia às escritas ideográficas. André não compreendeu bem a informação de início, pois ele aprendeu na escola que se escreve com letras (escrita alfabética). A professora preparou uma atividade para que André compreendesse que realmente existem diferentes escritas na atualidade. Após um pequeno estado de conflito, André compreendeu a situação. Esse processo de desenvolvimento mental, segundo a Epistemologia Genética, é definido por Piaget como: 
Equilibração. 
Acomodação. 
Assimilação. 
Estruturação mental. 
Subjetivismo.
Questão 4: A Epistemologia Genética, desenvolvida por Jean Piaget, é importante na área pedagógica porque: 
Possibilita o controle total do que a criança pode aprender, pois só as informações selecionadas serão oferecidas pelo professor. 
Divide a prática pedagógica das crianças por etapas, assim o professor escolhe melhor as informações que vai apresentar a seus alunos. 
Porque é possível listar uma série de conteúdos e habilidades para que a criançarealize em cada uma das etapas, assim é possível avaliar se a criança está dentro da normalidade. 
Possibilita um conhecimento sobre o desenvolvimento infantil, e, assim, sabes e que a criança aprende por meio da interação sujeito/objeto, o que deve ser incentivado na escola. 
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 5: A Epistemologia Genética de Jean Piaget divide o desenvolvimento humano em quatro etapas de acordo com a idade. A primeira fase de desenvolvimento é denominada: 
a) Fase das operações abstratas. 
b) Operatório formal. 
c) Sensório-motor.
d) Operatório concreto. 
e) Pré-operatório.
Questão 6: A Pedagogia é a ciência que estuda a educação. A Didática é um campo de estudo da Pedagogia. Escreva um pequeno texto conceituando a Didática e discorrendo sobre sua importância para a formação de professores. 
Questão 7: A Epistemologia Genética de Jean Piaget exerce grande influência na educação brasileira. Descreva as principais contribui- ções dessa teoria para a educação escolar. 
Questão 8: Após assistir ao vídeo sobre as fases de desenvolvimento de Piaget resuma quais são as características das quatro fases de desenvolvimento da Epistemologia Genética.
Questão 9: Leia o texto a seguir e responda a questão: Art. 205 A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A educação nacional está condicionada à visão de homem que se quer. Após ler o conceito de educação da constituição brasileira, comente sobre de que tipo de escola a sociedade precisa. 
Questão 10: Após a leitura do texto fundamental do Caderno de Atividades, defina o conceito de Didática.
Gabarito
Resposta: A escolarização é um processo sistemático de instrução dos indivíduos, processo este composto pela informação e difusão de saberes a respeito do ambiente, dos indivíduos e da sociedade. É na instituição escolar que se desenvolve um saber sistemático e organizado.
Alternativa B.
Alternativa A.
Alternativa D.
Alternativa C.
Resposta: A didática é uma área da Pedagogia que estuda as práticas de ensino e as relações de ensino-aprendizagem. A didática é importante porque instrumentaliza o professor para atividades práticas, relacionando a teoria com o cotidiano escolar.
Resposta: As principais contribuições são saber como as crianças aprendem em cada fase do desenvolvimento e a importância da interação sujeito/objeto para aprendizagem.
Resposta: Primeira Fase: Sensório-motor (0 a 2 anos) – linguagem egocêntrica, a criança baseia-se em percepções sensoriais e esquemas motores para resolver seus problemas, ainda não consegue evocar os eventos sobre passado, presente e futuro, lida com o meio a partir de ações práticas por meio das quais constrói seus esquemas mentais. Segunda Fase: Pré-operacional – inicia-se por volta dos 2 anos de idade. É marcada pela aprendizagem da linguagem, a partir da qual é possível criar esquemas mentais interiorizados (esquemas representativos ou simbólicos); a criança ainda tem um pensamento egocêntrico, caracterizado pelo animismo (atribui sentimentos humanos a coisas e animais), as ações mentais não são reversíveis, ou seja, a criança não é capaz de retornar ao ponto de partida. Terceira Fase: Operatório-Concreto – inicia-se por volta dos 7 anos de idade. Pensamento lógico e objetivo, pensamento reversível e menos egocêntrico. A criança diferencia o real do fantástico. Quarta Fase: Pensamento Abstrato – inicia-se por volta dos 12 anos de idade. A principal característica é o pensamento lógico-formal. A criança fica livre somente das operações sobre o mundo concreto e é capaz de abstrair.
Resposta: No texto da lei fica claro que a escola deverá ser inclusiva, ou seja, deverá atender a todos e que é um direito. Poderão coexistir escolas públicas e particulares, entretanto, é dever da União delimitar os conteúdos mínimos a serem ensinados em todo o território nacional, assim como avaliar as instituições de ensino.
Resposta: A didática é um campo de conhecimento que organiza os saberes necessários para a organização do trabalho educativo. Ela pretende potencializar o trabalho docente e as relações de ensino e aprendizagem.
Teorias do Currículo
Começar a conversar: COMO ENSINAR?
A construção da Postura Dialógica leva em consideração o contexto social no qual estão inseridos professores e alunos. O professor que observa a ação do aluno, acolhe ou problematiza suas produções, ajudando-o a refletir sobre sua própria aprendizagem.
As Relações em Sala de Aula
Freire (Pedagogia da Autonomia,1996) aponta que a atitude do professor, na sua interação e nas suas relações com o grupo de alunos, depende da sua postura diante da vida e de seu fazer pedagógico: sem o diálogo não há interação.
Aprendizagem Significativa
Para Freire (Pedagogia da Autonomia,1996), é importante “discutir com os alunos a razão de ser de alguns saberes e sua relação com a realidade”.
Para Contreras (A Autonomia do Professor, 1997), a escola é local de encontros e vivência das relações, valores e princípios de vida na compreensão do mundo em que vive.
Formação Integral do Aluno
Os momentos de interação são instantes compartilhados, em que o domínio afetivo se une à esfera cognitiva, levando o aluno a agir de forma integral. O homem dialógico é crítico e tem o poder de criar e transformar.
Funções Básicas do Professor – Haidt
Função incentivadora: aproveitamento da curiosidade nata do aluno para despertar o interesse e mobilizar os esquemas cognitivos. 
Função orientadora: orientação do esforço do aluno em busca da construção do seu próprio conhecimento.
Abordagem Metodológica: a Importância do Diálogo para Paulo Freire
Investigação temática: conhecimentos prévios. O que o aluno sabe? 
Tematização: motivar seduzir, significado das palavras. 
Problematização: descobrir o significado do conhecimento para a vida.
Construção de Ambiente Motivador 
Dessa perspectiva teórica, Freire chama nossa atenção para as necessidades sócio emocionais dos alunos: é essencial a construção de um ambiente educacional den potencial motivador, principalmente por parte de professores e administradores escolares.
O que é Necessário para Aprender? 
O conhecimento das condições de satisfação das necessidades psicológicas básicas indicariam as características dos contextos facilitadores da 
1) motivação, 
2) desenvolvimento e 
3) desempenho.
A Disciplina em Sala de Aula 
Em relação ao ensino o termo disciplina é um conjunto de conhecimentos. 
Em relação ao indivíduo, disciplina é regra, conduta, conjunto de normas (autonomia).
Autodisciplina Construção
O que é Autodisciplina? 
Autodisciplina é a disciplina interior que cada sujeito constrói a partir das vivências com os outros e com o mundo, importante para a vida e o relacionamento com outras pessoas, necessária na escola, pois possibilita mais facilmente a aprendizagem.
Gestão do Comportamento em Sala de Aula e Autodisciplina
Construção conjunta de normas de conduta. 
Procedimentos positivos (autoconceito). 
Explicar a razão de ser das regras.
Direção de Classe e Autodisciplina
Respeitar a história pessoal do aluno. 
Incentivar a participação dos alunos na organização da sala de aula
 Atividades desafiadoras, trabalhos em grupo, atividade de expressão oral, divisão de tarefas.
O que é Motivação?
Motivação é o processo psicológico e energético, interno e profundo, que impele o sujeito para a ação, determinando a direção do comportamento. 
O incentivo provém do ambiente e só é operante se é transformado em motivação.
Ambiente Estimulador e Aprendizagem
Articule o ensino e a aprendizagem com a realidade. 
Problematize ao iniciar um conteúdo. 
Respeite o desenvolvimento dos alunos.
Aprendendo com Motivação
Planeje as atividades com os alunos. 
Exponha os objetivos claramente, a fim de criar um clima agradável em sala de aula. 
Partilhecom os alunos os resultados.
O que é Gestão de Classe?
É a organização e apresentação das situações de ensino e aprendizagem que ajudam o aluno a construir seu conhecimento
Para que serve a Gestão de Classe?
É necessária como forma de organizar e proporcionar atividades de ensino e aprendizagem, visando a consecução de objetivos (intervenções).
O que supõe a Gestão de Classe?
Planejamento. 
Seleção e estudo dos conteúdos. 
Utilização dos materiais de apoio corretos. 
Organização de atividades interessantes. 
Avaliação contínua da aprendizagem.
Para que a Aula dê CERTO
Planejamento ajuda a atingir objetivos: PLANEJE
Parcerias levam ao sucesso: INCENTIVE
Objetivos claros despertam interesse: EXPONHA
A posição dialógica constrói conhecimentos: CONVERSE
Reconheça que as atividades-problemas levam ao conhecimento: DESAFIE
 Experiências anteriores produzem saber: INVESTIGUE 
Professor e Aluno – Interação
Antes de ser professor seja um educador. 
O diálogo entre o professor e o aluno leva ao aproveitamento das aptidões individuais e sociais. 
E a autoridade do professor que incentiva e orienta a aprendizagem do aluno.
O Mestre é o Exemplo
A disciplina é orientada pela postura do professor em sala de aula. Encorajar elogiando muitas vezes ajuda muito. 
Discutir as formas de aprender com os alunos proporciona mais interesse nos conteúdos.
Novas Formas de Ensinar e Aprender
O professor deve incentivar o aluno a procurar sua forma de aprender, utilizando recursos incentivadores durante o decorrer das aulas.
A importância da Direção de Classe
A gestão de classe dependerá do fazer do professor, que deve se utilizar de métodos ativos e operativos a fim de despertar para a cognição e as operações mentais (Piaget, Psicologia e Pedagogia, 1980).
Os verdadeiros mestres de um homem nem sempre são os seus professores, mas todos aqueles de quem, nos casos da vida, recebe exemplo e lição.” 
Teorias do Currículo 
Caderno de Atividades
 Questão 1: Após ler o texto, responda a questão que segue: Não é de hoje que os educadores de diversos países se perguntam o que as crianças e os jovens devem aprender em sala de aula. Antigamente não havia dúvida: era preciso transmitir aos alunos os saberes que a humanidade acumulou nos últimos 10 mil anos em Ciências, Matemática, Literatura, Arte e as demais áreas do conhecimento. Sim, era uma grande pretensão, mas ninguém duvidava de que esse era o papel da escola. Na contemporaneidade, essas certezas ruíram. Novas necessidades de aprendizagem foram surgindo ao mesmo tempo em que outras demandas sociais e culturais apareciam. Por uma série de motivos, a escola foi aos poucos tomando para si a responsabilidade pelo ensino de tudo o que uma pessoa precisa aprender durante a sua formação. Como bem compara o educador português António Nóvoa, muita gente toma essa instituição como um pote, em que são colocadas diversas coisas: além das que já estão lá - as diversas disciplinas -, se juntam também aulas de cidadania e meio ambiente, atitudes para prevenir a aids, a violência sexual e os acidentes de trânsito, noções de higiene pessoal e de saúde pública etc., etc., etc. (ALMEIDA, 2012, s.p.). Com base no excerto apresentado e na sociedade atual, quais critérios devem ser considerados na seleção dos conteúdos que formarão os currículos escolares? 
Questão 2: O currículo é analisado com diferentes enfoques, de acordo com a teoria que o embase. A teoria que define currículo como o conjunto de conceitos e habilidades organizadas na escola sob a orientação do professor, delimitando o que deve ser ensinado, é denominada: 
Teoria Crítica. 
Teoria Tradicional. 
Teoria Pós-Crítica. 
Teoria do Social. 
Pedagogia do Oprimido. 
Questão 3: Podem ser apresentados como critérios básicos para a organização dos conteúdos curriculares: 
A adequação dos conteúdos à idade dos alunos, a graduação dos conteúdos e o contexto social dos alunos. 
A graduação dos conteúdos, a necessidade de cumprir o programa de ensino radicalmente e a vontade dos responsáveis. 
A adequação dos conteúdos, a necessidade de memorização dos conteúdos e o contexto social. 
A adequação dos conteúdos à idade escolar dos alunos e a facilidade de leitura dos livros didáticos
O contexto social dos alunos, pois os que são mais carentes têm sua capacidade de aprender anulada. 
Questão 4: As principais Teorias do Currículo são: 
Teorias Sociointeracionistas, Teorias Críticas e Teorias Tradicionais. 
Teorias Reprodutivistas, Teorias Tradicionais e Teoria Epistemológica. 
Teorias Tradicionais, Teorias Críticas e Teorias Pós-Críticas. 
Teorias Críticas, Teorias Sociais e Teoria da Reprodução de Conteúdos. 
Teorias Tradicionais, Teorias históricosociais e Teoria Piagetiana.
Questão 5: As Teorias Tradicionais organizam os conteúdos como em uma fábrica, ordenam as etapas que devem ser seguidas, assim como o resultado que deve ser avaliado no final. Porque: Elas surgiram em uma época na qual as ideias tayloristas estavam em alta e influenciaram o campo educativo. 
A primeira afirmação é falsa e não justifica a segunda. 
A primeira afirmação é verdadeira, mas a segunda é falsa. 
As duas afirmações estão incorretas. 
A primeira afirmação é verdadeira, mas a segunda é falsa. 
A primeira afirmação é verdadeira e justifica a segunda afirmação. 
Questão 6: A partir das leituras realizadas, defina com suas palavras o conceito de currículo. 
Questão 7: Após a leitura do texto, responda a pergunta: Para o educador-educando, dialógico, problematizador, o conteúdo programático da educação não é uma doação ou uma imposição – um conjunto de informes a ser depositado nos educandos –, mas a devolução organizada, sistematizada e acrescentada ao povo daqueles elementos que este lhe entregou de forma desestruturada (FREIRE, 2005, p. 96-97). Paulo Freire representa qual tipo de Teoria Curricular em seu discurso? Identifique-o e escreva um pequeno texto, de até 10 linhas, sobre ele.
Questão 8: É importante para o professor o momento da seleção dos conteúdos. Em dado momento do planejamento de ensino, ele deverá realizar essa tarefa. Escreva os crité- rios que o professor deve ter ao selecionar conteúdos de ensino. 
Questão 9: Leia o seguinte caso e responda a questão proposta: Na escola de Daise, é comemorado o dia da consciência negra. Para essa comemoração é destinada uma semana de atividades diferenciadas, em que a cultura e a história dos negros no Brasil é contemplada nas salas de aula da escola. Depois, todos os trabalhos são expostos no pátio, onde também ocorrem apresentações de dan- ças e músicas, típicas da cultura negra. Segundo a Teoria Curricular Pós-Crítica, essa atividade desenvolvida na escola contempla as ideias de um currículo multicultural? Explique sua resposta. 
Questão 10: Escreva um pequeno texto, de até 10 linhas, conceituando currículo multicultural e crie um exemplo de um conteúdo que deveria ser contemplado em um currículo de acordo com as Teorias Pós-Críticas do Currículo.
Gabarito
Resposta: Para selecionar o conteúdo, o professor deverá considerar alguns aspectos como: a adequação do conteúdo à idade de seus alunos, a atualidade científica e a utilidade prática na resolução de problemas. É importante que os conteúdos sejam desafiadores e que estimulem o progresso contínuo dos alunos. É preciso considerar, ainda, a realidade da comunidade escolar.
Alternativa B
Alternativa A
Alternativa C
Alternativa E
Resposta: O conceito de currículo sempre envolve as ações de organização e seleção de conteúdos, assim como de experiências, habilidades e conceitos que são desenvolvidos na escola ou sob sua orientação. 
Resposta: A grande contribuição de Paulo Freire no Brasil foi a de questionar o papel da educação como legitimadora do status quo. Em Pedagogia do Oprimido, ele reflete sobre a possibilidade de uma educação emancipadora, na qual os conteúdos escolares seriam mediados para o conhecimento do mundo e emancipação cultural. Paulo Freire fala sobre o processo de conscientizaçãona educação, mas considera importante a transmissão dos conteúdos sistematizados. O ponto focal aqui, entretanto, é a forma como se chegará a essa sistematização. 
 Resposta: Os conteúdos devem ser organizados, ainda segundo Haydt (2006), considerando-se a continuidade, a sequência e a integração. Devem ser organizados do mais simples para o complexo e com nível crescente de dificuldade. Os conteúdos devem estar integrados com a realidade e entre si. Para organizar os conteúdos, existem diferentes formas. Eles podem ser organizados por tópicos, por temas, por unidades, por módulos e, ainda, por projetos de atividade. 
 Resposta: As atividades que ocorrem apenas uma vez no ano não contemplam a ideia de um currículo multicultural, pois sustentam a noção de tolerância e respeito. Os conteúdos referentes à cultura negra deveriam fazer parte do conjunto de conhecimentos desenvolvidos na escola durante todo o ano
Resposta: As Teorias Pós-Críticas, segundo Silva (2003), acrescentam às discussões sobre currículo temas atuais como: multiculturalismo, identidade, alteridade, subjetividade, saber-poder e sexualidade, etnia, entre outros. Os estudos Pós-Críticos surgiram nos Estados Unidos, no meio universitário, como uma contestação ao conteúdo que era ensinado. Por exemplo, consideraram que a estética e a literatura que faziam parte do currículo representavam um grupo dominante formado por homens brancos. Assim, consideraram que os grupos sociais dominados deveriam ser representados em suas contribuições culturais. O aluno poderá construir seu exemplo abordando um caso que inclua a temática de gênero, etnia, raça, sexualidade.
Planejamento de Ensino
O que é PLANEJAR?
Planejar é analisar dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados.
Portanto, o planejamento é um processo mental que envolve:
PLANEJAR
Conjunto de elementos que compõem o planejamento (Lück, 2009, p. 37): 
O quê: conteúdo da ação. 
Porque: pressupostos da ação. 
Para que: objetivos da ação. 
Como: métodos, técnicas, procedimentos e passos da ação. 
Quando: tempo necessário para que se dê a ação. 
Onde: circunstâncias de espaço da ação. 
Com quem: pessoas envolvidas como agentes. Para quem: beneficiário da ação.
Importância de Planejar
Evita a improvisação. 
Ajuda a prever e superar dificuldades. 
Contribui para a consecução dos objetivos propostos. 
Economiza tempo e garante mais eficiência na ação.
Características de um bom Planejamento
Coerência e unidade. 
Continuidade e sequência. 
Flexibilidade, objetividade e funcionalidade. 
Clareza e precisão
Tipos de Planejamento
Planejamento de um sistema educacional: nacional, estadual e municipal: define prioridades. 
Planejamento da escola: participativo. Tipos de Planejamento 
Planejamento de currículo: prevê os componentes curriculares desenvolvidos ao longo do curso, com definição dos objetivos e a previsão de conteúdos programáticos. Elaborado pela escola seguindo as determinações dos Conselhos.
Planejamento didático/de ensino: previsão de ações e procedimentos que o professor realiza junto aos alunos, visando atingir os objetivos pretendidos. 
Divide-se em: 
 De curso.
 De unidade didática. 
 De aula.
O que nos interessa – DOCÊNCIA
O Planejamento de Ensino deve estar assegurado pelo PPP, além de atender às definições estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais determinadas para os níveis de ensino ao qual se destina o plano.
Planejamento de CURSO 
Previsão dos conhecimentos desenvolvidos em classe, por tempo determinado (semestre ou ano letivo). 
Passos do Planejamento de CURSO
Levantamento de dados dos alunos. 
Proposição de objetivos. Indicação de conteúdos. 
Propostas de atividades. Seleção de recursos. 
Escolha do sistema de avaliação
Planejamento de UNIDADE DIDÁTICA
Reunião dos conteúdos que serão abordados em determinada unidade, a fim de que se processe a aprendizagem.
O Planejamento da Unidade Didática, segundo Claudino Piletti, divide-se em: 
Apresentação: sondagem de experiências dos alunos e apresentação do material. 
Desenvolvimento: organização do assunto, estimulando a participação. 
Integração: síntese dos alunos sobre o conteúdo estudado.
Planejamento de AULA 
Sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia letivo e deve estar adaptado às reais condições dos alunos: suas potencialidades, necessidades e interesses.
No Planejamento de AULA, o professor
Prevê os objetivos a serem alcançados.
Especifica os conteúdos trabalhados.
Define e organiza fazeres e atividades.
Indica recursos.
Estabelece como ocorrerá a avaliação.
Planejar para não Errar
Planejar pressupõe análise, reflexão e previsão. 
O Plano é o resultado físico do Planejamento. 
O trabalho planejado diminui a possibilidade de erro.
Planejamento: Professor + Alunos
Um bom plano auxilia tanto no ensino quanto na aprendizagem.
O aluno em Primeiro Lugar
Estabelecer metas levando em consideração as necessidades e os interesses dos alunos é o objetivo principal de um bom Planejamento.
Segundo Madalena Freire:
O planejamento é um processo ininterrupto, processual, organizador da conquista prazerosa dos nossos desejos onde o esforço, a perseverança, a disciplina são armas de luta cotidiana para a mudançapedagógica.”
Planejar é uma atividade tipicamente humana, e está presente na vida de todos os indivíduos, nos mais variados momentos.”
Planejamento de Ensino
Cadernos de Atividades
Questão 1: Leia o excerto e, em seguida, responda a questão proposta: 
[...] O construtivismo não é um método. É uma teoria sobre o aprendizado infantil posta de pé nos anos 20 do século passado pelo psicólogo suíço Jean Piaget. A teoria do suíço deu credibilidade à concepção segundo a qual a construção do conhecimento pelas crianças é um processo diretamente relacionado à sua experiência no mundo real. Ponto. A aplicação prática feita nas escolas brasileiras tem apenas o mesmo nome da teoria de Piaget. O construtivismo tornou-se uma interpretação livre de um conceito originalmente racional e coerente. Ele adquiriu várias facetas no Brasil. Unifica-as o primado da realidade da criança sobre os conceitos básicos das disciplinas tradicionais. [...] A experiência mostra que as interpretações livres do construtivismo podem ser desastrosas – especialmente quando a escola adota suas versões mais radicais. Nelas, as metas de aprendizado são simplesmente abolidas. O doutor em educação João Batista Oliveira explica: “O construtivismo pode se tornar sinônimo de ausência de parâmetros para a educação, deixando o professor sem norte e o aluno à mercê de suas próprias conjecturas” (BORTOLOTI, 2010, s.p.) 
Com base no texto apresentado, construa um texto sobre a importância do planejamento educacional para a concretização de uma educação de qualidade.
Questão 2: Os objetivos educacionais são extremamente importantes para traçar o planejamento. Existem dois tipos de objetivos que podem ser traçados quando se planeja, são eles respectivamente:
Tradicionais e Técnicos.
Gerais e Específicos.
Internos e Abrangentes.
Operacionais e Específicos.
Dialógicos e Operacionais.
Questão 3: Podem ser classificados como objetivos operacionais aqueles que:
Apresentam as condições necessárias para a realização das tarefas e podem ser alcançados a longo prazo.
Sempre descrevem o tempo que a tarefa deve levar.
Ajudam o professor a organizar as aulas, porque ele poderá prever absolutamente tudo.
Determinam a sequência dos fatos e do planejamento curricular.
Descrevem a tarefa a ser realizada, o tempo para tal, o que será avaliado e os meios oferecidos.
Questão 4: O tipo de planejamento realizado em nível macro, no qual estão envolvidos os Sistemas Estaduais e Municipais de Educação, é denominado:
Planejamento de atividade.
Planejamento Nacional Curricular.
Planejamento de um Sistema Educacional.
Planejamento de Ensino.
Projeto Político-Pedagógico.Questão 5: O planejamento precisa estar de acordo com a realidade da comunidade escolar e dos alunos. São características de um planejamento coerente:
Apresentar uma sequência interna; ser flexível, permitindo improvisações e modificações; ser exequível, ou seja, ter condições práticas para ser realizado.
Objetivos bem definidos, inflexibilidade e possibilitar uma avaliação final.
Ser realizado em grupo. É preciso que tenha uma sequência interna e que seja inflexível. O planejamento precisa ser exequível, ou seja, precisa ter condições práticas para ser realizado.
Obedecer às normas do método construtivista, ser flexível e ser exequível.
Questão 6: O planejamento educacional é diferenciado, pois abrange inúmeras instâncias na definição de metas. Com base em seus estudos, escreva um texto dissertativo definindo o conceito de planejamento de ensino. 
Questão 7: Os objetivos podem ser classificados como gerais, quando são mais abrangentes, e operacionais, quando se referem a habilidades mais imediatas. Trace um objetivo geral e um objetivo operacional correspondente para alunos de 6 anos que estão em processo de alfabetização/leiturização. 
Questão 8: Para realizar um Planejamento de Aula, o professor deve registrar algumas informações imprescindíveis. Descreva, em tópicos, quais são as informações indispensáveis para a realização desse tipo de planejamento. 
Questão 9: Existem diferentes tipos de planejamento. Escreva um pequeno texto definindo as características do Planejamento geral das atividades de uma escola. 
Questão 10: Leia o caso a seguir e responda a questão proposta: Adriana é professora de uma turma de Ensino Fundamental em uma escola municipal urbana. Seus alunos sabem ler, mas não têm o hábito de leitura. Eles não têm familiaridade com livros, revistas ou jornais. Quais ações Adriana poderia implementar em seu planejamento de ensino para sanar este problema? Elabore um planejamento de um dia de aula pensando na turma de Adriana.
Gabarito
Resposta: Quando o professor não planeja, alegando querer manter a espontaneidade e a criatividade, ele corre o risco de ficar perdido no trabalho pedagógico. Ser espontaneísta não é ser criativo. O planejamento tem várias vantagens, como propiciar melhor aproveitamento do tempo e dar mais segurança ao professor.
Alternativa B.
Alternativa E.
Alternativa C.
Alternativa A.
Resposta: O planejamento didático é realizado pelo professor. É feito com base nos outros tipos de planejamentos (Educacional, Curricular, da Escola). Entretanto, ele delimita o que será trabalhado no dia a dia escolar. É uma junção de conteúdos, objetivos, técnicas, métodos e materiais pedagógicos. Deve levar em consideração o contexto do grupo de alunos e da comunidade escolar.
Resposta: A resposta é aberta, pois cada aluno poderá traçar um objetivo educacional a sua livre escolha.
Resposta: Os tópicos são: curso, aluno, nome do professor, disciplina, objetivos, introdução ao tema, desenvolvimento da atividade, materiais utilizados e avaliação.
Resposta: O planejamento das atividades da escola deve ser realizado de forma participativa por todos os elementos da comunidade escolar. Atualmente, o planejamento da escola é denominado Projeto Político-Pedagógico. Além do planejamento pedagógico, toda escola deve ter o Regimento Escolar, que define as normas da escola.
Resposta: A resposta é aberta. Os alunos irão criar um planejamento para solucionar o caso.
Contextualizando os Métodos de Ensino: a Organização do Trabalho Pedagógico
 
Contextualizando os Métodos de Ensino: a Organização do Trabalho Pedagógico
Caderno de Atividade
Questão 1: A aula expositiva dogmática é um dos procedimentos de ensino individualizantes que pode ser relacionado com a educação bancária, criticada por Paulo Freire. Leia o texto a seguir e responda a questão proposta: Em lugar de comunicar-se, o educador faz “comunicados” e depósitos que os educandos, meras incidências, recebem pacientemente, memorizam e repetem. Eis aí a concepção bancária da educação, em que a única margem de ação que se oferece aos educandos é a de receberem os depósitos, guardá- los e arquivá-los. Margem para serem colecionadores ou fichadores das coisas que arquivam. No fundo, porém, os grandes arquivados são os homens, nesta [...] equivocada concepção ‘bancária’ da educação. Arquivados, porém, fora da busca, fora da práxis não podem ser. Na visão “bancária” da educação, o “saber” é uma doação dos que se julgam sábios aos que julguem nada saber. Doação que se funda numa das manifestações instrumentais da ideologia da opressão - a absolutização da ignorância, segundo a qual esta se encontra sempre no outro (FREIRE, 2005). Escreva um pequeno texto comentando como o professor pode realizar exposições orais de forma não dogmática. 
Questão 2: Os centros de interesse foram idealizados pelo educador Ovide Decroly e apresentam três etapas fundamentais, descritas a seguir: 
Observação (os alunos entram em contato com os fatos ou conhecimentos); associação (os alunos relacionam os novos conhecimentos); expressão (os alunos utilizam diferentes linguagens para comunicar o que aprenderam sobre o assunto). 
Interação (os alunos discutem os conhecimentos); associação (os alunos relacionam os novos conhecimentos); expressão (os alunos utilizam diferentes linguagens para comunicar o que aprenderam sobre o assunto). 
Observação (os alunos entram em contato com os fatos ou conhecimentos); Discussão (os alunos relacionam os novos conhecimentos); Memorização (os alunos utilizam as mesmas linguagens para comunicar o que aprenderam sobre o assunto). 
Interação com o meio (o professor lista os fatos ou conhecimentos); associação (os alunos relacionam os novos conhecimentos); expressão (os alunos utilizam diferentes linguagens para comunicar o que aprenderam sobre o assunto). 
Nenhuma das alternativas apresentadas.
 Questão 3: Entre as contribuições de Maria Montessori para o campo educativo, pode-se destacar que ela: 
Instituiu uma educação apenas para crianças consideradas especiais. 
Criticou as aulas expositivas dogmáticas, criando o conceito de educação bancária. 
Reconheceu a importância de um mobiliário especial para alunos da Educação Infantil. 
Nenhuma das anteriores. 
Questão 4: Segundo Haydt (2006), os objetivos do estudo dirigido são: 
Desenvolver o hábito de estudo e contribuir para a memorização dos conteúdos apresentados. 
Dar ao aluno o tempo que ele quiser para realizar a atividade quando for do interesse dele. 
Dar oportunidade para que o aluno discuta suas opiniões em grupo. 
Contribuir para o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos, proporcionando discussões em grupo. 
Desenvolver o hábito e a autonomia de estudo, contribuir para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e respeitar o ritmo individual do aluno, que poderá solucionar os roteiros em ritmo próprio e adequado. 
Questão 5: Haydt (2006) classifica os métodos de ensino como: 
Sociointeracionistas, Socializantes e Individuais.
Interacionistas, Individualistas e Sociais. 
Individualizantes, Socializantes e Socioindividualizantes. 
Construtivistas, Interacionistas e Socioindividualizantes. 
Interacionistas, Históricos e Ativos. 
Questão 6: Leia o texto a seguir e responda a questão proposta: Para discutir o Método Paulo Freire, citarei a definição de método do Dicionário de Filosofia. Lalande (1999, p.678), define etmologicamente, como “demanda” e, por consequência, esforço para atingir um fim, investigação, estudo. Este conceito sobre método vem desde Aristóteles como investigação. Acredito que tenha sido o que Freire observou, de como se aprende e como se ensina de forma crítica a partir da realidade do/a educando/a, consequentemente surgindo o seu método (RAMEH, 2005). Escreva um texto definindo o que é método de ensino. 
Questão 7: A aula expositiva pode ser dogmática ou pode apresentar uma dimensão ativa. Escreva um texto diferenciando os dois enfoques para aulas expositivas. 
Questão 8: A aula expositivaé um recurso muito utilizado nas escolas. Comente os cuidados e os recursos que o professor deve ter no momento em que for realizar uma aula expositiva. 
Questão 9: Para selecionar o método, é importante considerar a realidade dos alunos. Comente quais são os cuidados que o educador deve ter no momento de selecionar os métodos de ensino. 
Questão 10: Para a construção das fichas de estudo dirigido, o professor deverá seguir certos critérios. É importante considerar o tempo e o espaço pedagógico para tal. Comente os critérios norteadores para a confecção das fichas e organização da sala de aula durante o desenvolvimento do estudo dirigido.
GABARITO
Resposta: O aluno pode escrever um texto falando sobre a necessidade de o professor criar situações participativas durante suas aulas, evitando exposições orais prolongadas. O aluno é o centro do saber e aprende de forma ativa, e não apenas observando e ouvindo.
Alternativa A
Alternativa C
Alternativa E
Alternativa C
Resposta: “(...) método de ensino é um procedimento didático caracterizado por certas fases e operações para alcançar um objetivo previsto” (HAYDT, p. 144, 2006).
Resposta: Em uma concepção mais dogmática, a aula expositiva representa a visão de que o educando nada sabe, mas será iluminado pelo saber do professor. E, nesse caso, deverá reproduzir todas as informações que forem apresentadas pelo professor. Essa metodologia de ensino, no caso dogmático, entende que o aluno reproduzirá exatamente os conhecimentos que lhe forem passados e inibe a ideia de interação para a construção do conhecimento.A aula expositiva pode ser mais aberta quando permite participação dos alunos, dúvidas e contestações. 
 Resposta: Um recurso importante durante exposições orais é o uso do quadro de giz ou slides. O professor poderá, durante a exposição, incentivar a participação dos alunos, propondo a solução de problemas, respondendo dúvidas etc. O professor poderá também utilizar diferentes materiais durante sua exposição, como: pequenos textos para leitura em conjunto, vídeos ou músicas. 
Resposta: Para selecionar o método é importante refletir sobre a realidade dos alunos e seu contexto social, ou seja, a faixa etária dos alunos, os recursos da escola, o tempo de duração do curso. Além disso, é importante refletir sobre os conteúdos e objetivos que estão em questão. Por exemplo, o Método Kumon foi desenvolvido por Toru Kumon, em 1954, com o objetivo de ensinar matemática para o seu filho. O método foi tão eficiente que chamou a atenção dos outros pais e logo se espalhou pelo Japão e depois pelo mundo. A metodologia tem sempre por objetivo propiciar a aprendizagem dos alunos. 
Resposta: É importante ressaltar, por exemplo, que para a realização do estudo dirigido a sala pode estar dividida em estações de trabalho. As estações de trabalho são espaços organizados, com mesas dispostas formando um grupo, no qual os alunos poderão circular pela sala e trocar de grupos. Eles poderão ficar nas estações de trabalho o tempo suficiente para a realização da atividade proposta para aquele tempo/espaço. Quando se fala de estudo dirigido, sugere-se a utilização de diferentes fichas de trabalho com os alunos, ou seja, os alunos realizarão o mesmo tipo de prática individualizante, mas estarão trabalhando atividades diferenciadas. O ideal é que o aluno utilize as fichas para orientação, mas não escreva nas fichas. Essa prática é muito enriquecedora, pois permite que cada aluno trabalhe de acordo com seus interesses e habilidades. É importante, durante essa prática, que o professor perceba o que cada aluno está fazendo e interfira quando julgar necessário.
Organizando Atividades Socializadoras
Procedimentos socializantes
Para Vygotsky o homem é um ser social, sendo a principal função da educação para crianças: “[...] assegurar o desenvolvimento, proporcionando-lhe os instrumentos, as técnicas interiores, as operações intelectuais.” (COELHO, 2010, p. 31).
O Papel da Escola na Socialização
Por meio da interação e da mediação do adulto, ou outra criança, o aluno pode dar saltos qualitativos no desenvolvimento de conceitos que não atingiria sozinho. Vygotsky define as zonas de desenvolvimento Proximal e Real.
Teoria Histórico-Social – Vygotsky
Zona de desenvolvimento real: é aquilo que a criança realmente sabe e é capaz de realizar sozinha. 
Zona de desenvolvimento proximal: é aquilo que a criança é capaz de aprender com a ajuda de um par mais capaz.
1 - O jogo: por que o jogo é importante
O jogo é uma atividade física ou mental organizada por um sistema de regras. Ele cria uma atmosfera de motivação. 
O jogo integra aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais. 
As crianças ordenam o mundo à sua volta.
Jogando e evoluindo
Jogando a criança resolve desafios e pensa hipóteses e soluções para seus problemas. Isso se dá porque evolui a partir de suas ações, podendo brincar, testar hipóteses, explorar a sua criatividade.
2. Dramatização: representar é importante
Dramatizar consiste na representação de um fato ou fenômeno, de forma espontânea ou planejada. 
É uma técnica ativa e socializada, pois integra as dimensões cognitiva e afetiva do processo educacional e instrucional.
O Teatro na Apreensão dos Conteúdos
A dramatização melhora a apreensão dos conteúdos, promove a socialização, aumenta a criatividade, a memorização, entre outros fatores positivos que constroem conhecimento.
O que avaliar com a dramatização
O professor pode avaliar as posturas dos alunos, ligadas ao comportamento coletivo ou individual. Atividades como essa atraem “alunos problemas”, pois muitos possuem potenciais nesse seguimento que podem ser explorados.
3.Trabalho em grupo: socializando
Facilita a construção do conhecimento. 
Permite a troca de ideias e opiniões. 
Possibilita a prática da cooperação para atingir um fim comum.
A Cooperação no trabalho em grupo
Favorece o desenvolvimento de hábitos de convivência social, como cooperação, planejamento, participação, exposição de opinião, aceitação de críticas, respeito à opinião do outro, acatamento da decisão da maioria.
4.Estudo de casos: recortes reais
Consiste em apresentar uma situação real para que seja analisada e, se necessário, propor alternativas de solução. 
É uma forma de aplicar os conhecimentos teóricos a situações práticas.
Como o professor deve orientar os alunos no estudo de caso:
Apresentar um caso real ou simulado; 
Analisar do caso com os alunos; 
Incentivar a apresentação de soluções, sugestões e críticas; 
Mediar a discussão, sem interferências
5. Estudo do meio: experienciar
É uma prática educativa que se utiliza de entrevistas, excursões e visitas como forma de observar e pesquisar diretamente a realidade, coletando dados e informações para posterior análise e interpretação.
Proporciona a Interdisciplinaridade
O Estudo do Meio permite aos alunos:
Entrar em contato com a realidade em volta;
Adquirir conhecimentos diversificados;
Desenvolver o senso crítico;
Aprender a pesquisar;
Desenvolver a cidadania;
Desenvolver habilidades.
Procedimentos do professor
Planejar
Definindo o objetivo, conhecimentos e habilidades. 
Selecionando dados a partir da realidade. 
Prevendo o tempo a ser utilizado até a finalização do trabalho.
Executar
Explicando o desenvolvimento da técnica. 
Apresentando o caso por escrito ou por um filme. 
Solicitando uma síntese e resultados encontrados.
O que promove a socialização
Participação ativa na escola e sala de aula.
Convivência fora da aula (corredor, receio).
Trabalho em equipe (trabalho em grupo).
Recreação: escotismo, acampamentos.
Histórias de companheirismo, exemplo:
Os três mosqueteiros.
Formação de coral, grupos de jogral.
Comemorações em sala de aula.
Jogos didáticos: competições no quadro negro, dominó de letras, loto, cruzadinhas, telefone sem fio etc.
Festas juninas, danças no final do ano etc. 
Jornal de classe (circulante). Jornal mural com artigos e sugestões. 
Excursões, passeios Interessantes: teatros, museus, com fins didáticos…Instituições escolares: biblioteca, horta, etc. 
Comissão interna de alunos para promover festa, encontros culturais. 
Participação na comunidade.
Método e construção do conhecimento
A função dos procedimentos de ensino é facilitar o processo de construção de conhecimento do aluno, a partir da organização de procedimentos didáticos que conduzem a aprendizagem do aluno.
Os métodos sociais de interação
O uso de jogos ajuda a motivação, pois o educando ordena e assimila informações, incorporando atitudes e valores.
Objetivos: geral e específicos
Enquanto os objetivos gerais fornecem diretrizes para a ação educativa como um todo, os objetivos específicos norteiam, de forma mais direta, o processo de ensino aprendizagem.
“O mais importante e bonito, do mundo, é que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando.”
Organizando Atividades Socializadoras
Cadernos de Atividades
Questão 1: Leia o texto que segue e responda a questão proposta.
O ensino, para Vygotsky, deve se antecipar ao que o aluno ainda não sabe nem é capaz de aprender sozinho, porque, na relação entre aprendizado e desenvolvimento, o primeiro vem antes. É a isso que se refere um de seus principais conceitos, o de zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela tem o potencial de aprender – potencial que é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto. Em outras palavras, a zona de desenvolvimento proximal é o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha. Saber identificar essas duas capacidades e trabalhar o percurso de cada aluno entre ambas são as duas principais habilidades que um professor precisa ter, segundo Vygotsky. (Revista Nova Escola online. Disponível em:http://revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagogica/lev-vygotskyteorico-423354.shtml?page=2 .Acesso em: 1 dez. 2013).
Defina o conceito de zona de desenvolvimento proximal.
Questão 2: O estudo do meio é uma atividade integradora e socializante. O melhor conceito pra estudo de meio é:
É uma atividade que permite aos alunos o contato com o ambiente, por meio de vídeos, para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares.
É uma atividade que privilegia o debate e o trabalho em grupo.
É uma atividade que permite aos alunos o contato direto com o meio natural e social e o desenvolvimento de atividades interdisciplinares.
É uma atividade individualizante, por meio da qual os alunos interagem com o meio social e com a natureza.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 3: O jogo é uma atividade socializadora que mobiliza os alunos em virtude do seu caráter lúdico. Segundo Haydt (2006), enquanto participam de jogos, as crianças:
Trabalham seu lado afetivo, cognitivo e social. Os jogos não devem incentivar a competitividade entre os alunos, mas sim uma convivência sadia.
Trabalham seu lado afetivo, cognitivo e social. Os jogos devem incentivar a competitividade entre os alunos.
Trabalham a afetividade dos alunos e são tarefas que devem ser utilizadas apenas em momentos lúdicos.
Trabalham a memorização de novos conceitos e devem incentivar o lado cognitivo nos alunos.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 4: Vygotsky desenvolveu uma teoria que tem como conceitos básicos a sociabilidade humana, o desenvolvimento real e proximal e as funções psicológicas superiores. Essa teoria foi denominada como:
Teoria Construtivista.
Teoria Histórico-Cultural.
Teoria Psicogenética.
Teoria Epistemológica.
Teoria da Gestalt.
Questão 5: Entre as técnicas socializadoras, que privilegiam a interação entre os alunos, é possível destacar as seguintes:
Atividade em Grupo, Estudo do Meio e Aula Expositiva.
Atividade em Grupo, Estudo Dirigido e Estudo de Casos.
Atividade em Grupo, Aula Expositiva e Estudo Dirigido.
Estudo do Meio, Aula Expositiva e Estudo de Casos.
Estudo do Meio, Estudo de Casos e Dramatização.
Questão 6: Leia o caso apresentado e responda a questão proposta.
Aline é uma professora experiente, formada em Geografia e Pedagogia e atua como professora do ensino fundamental em uma turma de alfabetização. Aline está se sentindo frustrada, pois avalia que sua atividade com crianças está rotineira. Ela utiliza o mesmo planejamento que fez há dois anos; e gostaria de realizar atividades interativas e motivadoras com seus alunos.
Apresente no mínimo duas estratégias e ensino que a professora Aline pode realizar com seus alunos para uma prática pedagógica interativa e motivadora.
Questão 7: O estudo de caso tem como finalidade a proposição de uma situação verossímil para que os alunos analisem. Escreva um pequeno texto propondo um estudo de caso para seus alunos. Defina a faixa etária dos mesmos e os conteúdos que serão abordados. Defina também quais serão as etapas para a execução do mesmo.
Questão 8: Entre as atividades socializadoras está a dramatização. Escreva um pequeno texto definindo o conceito de dramatização na escola.
Questão 9: O jogo é uma atividade socializadora que mobiliza os alunos em virtude do seu caráter lúdico. Segundo Haydt (2006), enquanto participam de jogos, as crianças trabalham seu lado afetivo, cognitivo e social. Liste as etapas que o professor deverá seguir quando for planejar uma atividade utilizando o jogo.
Questão 10: Leia o caso a seguir e responda a questão proposta.
A turma de BII é formada por adolescentes muito competitivos. Para eles, o que importa são as notas. Os professores de Língua Portuguesa, Educação Física e História do Brasil perceberam essa motivação na turma e ficaram muito preocupados. Eles temem que a competitividade excessiva prejudique a aprendizagem dos alunos e crie problemas afetivos e de sociabilidade. Quais seriam os procedimentos possíveis para que esses professores solucionassem ou amenizassem esse problema?
GABARITO
Resposta: A zona de desenvolvimento proximal é o caminho entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela está perto de conseguir fazer sozinha.
Alternativa C.
Alternativa A.
Alternativa B.
Alternativa E.
Resposta: Você pode planejar a atividade propondo: estudo de caso, estudo de meio, dramatização ou jogos.
Resposta: Resposta aberta, respeitando a seguinte definição: O estudo de caso é uma técnica por meio da qual é apresentado um problema verossímil aos alunos, na qual os mesmos deverão aplicar conceitos teóricos. O estudo de caso pode ser apresentado individualmente, mas é importante que exista discussão em grupo para socializar e confrontar as hipóteses levantadas para a solução dos problemas.
Resposta: A dramatização é uma opção de atividade socializadora que permite perceber a analisar situações de vida, motivar os alunos e comunicar situações problemáticas. Haydt (2006) define que a dramatização pode ser espontânea ou planejada. Para a dramatização planejada a autora define as seguintes fases de execução: caracterização da situação (definição da situação e dos personagens); representação (fase em que ocorre a dramatização); Discussão (consiste em pensar sobre a atividade que foi desenvolvida).
Resposta: É importante, ainda segundo Haydt (2006), que ao escolher um jogo o professor defina os objetivos que quer atingir, os conteúdos que pretende trabalhar, formule regras, prepare o material que pretenda utilizar, defina claramente as regras do jogo e que, ao final, proponha uma exposição oral, na qual os alunos poderão falar sobre o que aprenderam ou avaliar a atividade. 
Resposta: Resposta aberta. Os alunos poderão solucionar a situação problema utilizando diferentes técnicas socializadoras como: dramatização, estudo do meio, trabalho em grupo, jogos.
A Pedagogia de Projetos em Célestin Freinet
Célestin Freinet – Educar e Inovar
Esse educador francês (1896-1966) possuia paixão pelo diálogo com as crianças e aversão a qualquer forma de autoritarismo e de ‘didatismo’ falsos.
Célestin Freinet e sua Teoria
Para Freineta prática é muito importante.
Os alunos devem ser orientados pelo professor de forma que obtenham sucesso em suas tarefas. 
As tarefas devem associar o intelectual com a atividade constante.
Freinet e a Liberdade do Pensamento
A Pedagogia Freinet é uma prática libertadora, já que incita a discutir os problemas da vida e da prática social em grupo, avaliando-os em cooperação para realizar e reorganizar o trabalho em conjunto.
São Princípios da Pedagogia de Freinet
Desenvolver o senso de responsabilidade;
Incentivar o senso de cooperação;
Estimular a sociabilidade e a autonomia;
Promover a comunicação;
Instigar à criatividade;
Fomentar a reflexão e o julgamento pessoal.
Contribuição de Freinet à Educação
Imprensa escolar;
Correio escolar (que incentiva a escrita de carta entre alunos de diferentes escolas);
Aulas passeios (estudos do meio) e
Cantinhos temáticos (organizam o tempo escolar).
A expressão (texto) livre;
A roda de conversa;
O uso de fichários para consulta;
A imprensa escolar;
O correio escolar (que incentiva a escrita de carta entre alunos de diferentes escolas);
As aulas passeios (estudos do meio);
Os cantinhos temáticos;
A bilioteca de classe;
O Livro da vida etc.
Procedimentos socioindividualizantes
Método da Descoberta. 
Método de Solução de Problemas. 
Método de Projetos. 
Unidade Didática. 
Cantinho Temático.
Movimento Freinet: expressar-se, colaborar, comunicar, corresponder.
1.Método da Descoberta
O professor organiza situações nas quais os alunos observam, realizam experiências, coletam dados e chegam às próprias conclusões.
Componentes do Método da Descoberta
Utiliza o método indutivo, 
Há participação ativa do aluno, 
O erro é educativo, pois ensina um novo caminho a ser seguido.
2. Método da Solução de Problemas
Consiste em apresentar ao aluno uma situação problemática para que ele proponha uma solução satisfatória utilizando os conhecimentos de que já dispõe ou buscando novas informações através de pesquisas. (HAYDYT, 2006, p. 209)
Aprender a Aprender – Resolver Problemas
Nesse método o aluno precisa buscar suas próprias soluções nos conhecimentos que possui, devendo executar uma programação, levantar dados do problema e traçar um plano de ação. E, por fim, avaliar os resultados.
3.Método de Projetos em Sala de Aula
Os projetos podem ser vistos como uma nova forma de organizar a educação escolar. 
Para traçar os objetivos de um projeto, é preciso perguntar onde se está e onde se quer chegar.
Em Busca de Respostas e Soluções
O método de utilizar projetos em sala de aula é uma atividade que se dá a partir do levantamento de um problema concreto e se efetiva na busca de soluções práticas para ele.
4.Método da Unidade Didática
Esse método organiza e desenvolve o conhecimento, integrando conteúdos de várias disciplinas, visando a aprendizagem de aspectos relevantes e a aplicação no cotidiano.
Valorizando os Conceitos Prévios
Nesse método, os conteúdos são traduzidos em atividades individuais e coletivas de aprendizagem significativa, que permitem aos alunos vivenciar experiências, investigar, observar, expor, tomar decisões etc.
5. Método do Cantinho Temático
São espaços que comportam poucas crianças, o que faz com que elas tenham que se organizar para socializar todos os espaços. É necessário haver interação e organização do espaço escolar de forma diferenciada, a fim de dar asas à criatividade infantil.
Importância dos Cantinhos Temáticos
Possibilita a interação com diferentes linguagens; 
Ensina a usar coletivamente os espaços;
Estimula explorar ativamente o ambiente; 
Promove a manipulação, o jogo e a experimentação.
A Escolha do Método
Segundo Freinet, todo método de ensino é o conjunto organizado de procedimentos didáticos para conduzir a aprendizagem do aluno, visando alcançar os objetivos do processo educacional.
É necessário conhecer os alunos
Constituem critérios para seleção de um método: adequação, natureza do conhecimento, característica dos alunos, condições em que se dá a aprendizagem e tempo.
O Professor é o Responsável
Cabe ao professor selecionar, aplicar e adequar as situações de aprendizagem, de acordo com os objetivos.
Métodos Socioindividualizantes
Esses métodos procuram intercalar momentos em que acontecem atividades individualizadas e socializadas em sala de aula.
Socioindividualizar é Preciso
Os métodos de ensino sócio-individualizantes procuram equilibrar a ação grupal com o esforço individual, no sentido de promover a adaptação do ensino ao educando e o ajustamento deste ao meio social.
Para que a contradição se converta na força motriz da aprendizagem, o aluno tem que compreender as dificuldades e as necessidades de superá-las, (...) a contradição (...) tem que ser descoberta e interiorizada pelo próprio aluno, o que o impulsiona na busca de sua solução” Danilov (1984: 285)
A Pedagogia de Projetos em Célestin Freinet 
Caderno de Atividades
Questão 1: Leia o texto que segue e responda a questão.
E como a pedagogia Freinet consegue que, a um só tempo, as crianças tenham uma produção individual significativa, respeitando o ritmo de trabalho de cada uma delas e cooperem com os colegas na produção destes? Segundo Rosa Sampaio ela o faz desenvolvendo (SAMPAIO, 1989):
o senso de responsabilidade
o senso cooperativo
a sociabilidade
o julgamento pessoal
a reflexão individual e coletiva
a criatividade
a expressão
a comunicação
o saber fazer (know how)
os conhecimentos úteis
a capacidade de reduzir os pontos de desigualdades socioculturais
Para garantir o desenvolvimento das capacidades acima foram propostas as “Técnicas Freinet” e enunciada uma série de princípios, as “Invariantes Pedagógicas”, que dão suporte para o professor utilizar as técnicas. (Disponível em: <http://linguaportuguesafacil.wordpress.com/um-passeio-pelo-mundo-da-pedagogiafreinet/>. Acesso em: 1 dez. 2013).
Escreva um texto sobre as técnicas de Freinet que você conhece, descrevendo-as.
Questão 2: Segundo Haydt (2006), o método da descoberta apresenta três características básicas, descritas a seguir:
É participativo, prevê aulas expositivas dogmáticas e trabalha principalmente organizado por disciplinas.
Utiliza o método indutivo, o aluno participa ativamente e o erro é educativo, pois ensinará um novo caminho a ser seguido.
Utiliza o método psicogenético, o aluno participa quando solicitado e o erro é incentivado, pois ensinará um novo caminho a ser seguido.
É participativo, prevê aulas expositivas participativas e questionários para memorização e trabalha principalmente organizado por disciplinas.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 3: Segundo Haydt (2006), o método da solução de problemas pode ser definido da seguinte forma:
Apresentação de uma situação sem problemas para que o aluno a problematize.
Apresentação de uma situação, por meio oral, na qual o aluno levante hipóteses e reflita em grupo o que acha melhor.
Apresentação oral de um problema matemático envolvendo cálculos complexos e textos de Língua Portuguesa bem elaborados.
Apresentação de uma situação problema e votação, pela turma, da solução que parecer mais fácil.
Apresentação de uma situação problemática para que o aluno elabore uma proposição satisfatória.
Questão 4: Para solucionar o problema, o aluno deverá executar um plano de resposta, uma programação. Marque a opção que descreve as fases de solução de um problema:
O aluno deverá levantar os dados referentes ao problema, traçar um plano de ação e seguir as orientações dadas pelo professor.
O aluno deverá inventar o problema e um plano de ação. Para solucionar um problema é necessário ter criatividade e trabalhar de forma individual.
O aluno deverá levantar os dados referentes ao problema e traçar um plano de ação. Para solucionar um problema é necessário fazer uma investigação, traçar um plano de ação, desenvolver o mesmo e, por fim, avaliar os resultados.
O aluno deverá discutir problemas gerais em grupo. É muito importante que a vontade de cada indivíduo prevaleçasobre o grupo. E, ao final, o aluno deverá escrever um jornal escolar com os resultados mais brilhantes.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 5: Geraldo é professor de uma turma de Educação de Jovens e Adultos. Ele gostaria de criar um projeto com os seus alunos para motivar a escrita. Leu sobre Célestin Freinet e ficou motivado pela experiência do educador que durante a Primeira Guerra Mundial ensinou adultos a escrever cartas para seus familiares. As técnicas que Geraldo poderia utilizar no projeto que está elaborando devem:
Estimular a cópia de cartas antigas, para que os alunos entendam a importância da escrita durante a Primeira Guerra Mundial.
Ensinar as novas regras de gramática para os alunos, pois só assim poderão escrever.
Partir da realidade dos alunos e dos seus interesses, propiciando atividades significativas nas quais a escrita expresse uma intenção comunicativa, e não apenas uma escrita delimitada à escola.
Listar todo o conteúdo que deverá ser trabalhado no ano e pedir que os alunos escrevam uma carta por conteúdo disciplinar.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 6: A correspondência escolar é uma técnica que visa motivar a livre expressão dos alunos.
Crie uma situação motivadora para a proposição da escrita de cartas para uma classe de alunos.
Questão 7: Segundo Hernadez (1998), os projetos não buscam apenas novas formas metodológicas, mas buscam a construção de uma nova escola. Não existe um único método que dê conta da realidade da sala de aula. Para concretizar uma educação de qualidade, é necessário fazer uso da criatividade. Escreva um texto dissertativo sobre como pode ser vista a Pedagogia dos Projetos e quais suas contribuições para a educação escolar.
Questão 8: O método da descoberta é definido como uma importante atividade para motivar e propiciar uma aprendizagem ativa. Escreva um pequeno texto conceituando o método em questão.
Questão 9: Leia o texto que segue e responda a questão proposta. Freinet propõe a montagem de uma tipografia 3 na escola que deve ser utilizada e manuseada pelos alunos para imprimir seus textos, permitindo assim que os enviem a outras escolas, a seus pais e aos demais membros da comunidade. A produção de um material impresso valoriza o registro do pensamento da criança. Além disso, o ato de imprimir um texto para ser lido por terceiros traz para este texto exigências de qualidade que, de outra forma pareceriam exigências infundadas e maçantes por parte do professor (“afinal ele não entendeu o que eu queria dizer?”). (Disponível em: <http://linguaportuguesafacil.wordpress.com/um-passeio-pelomundo-da-pedagogia-freinet/>. Acesso em: 1 dez. 2013). Após a leitura do texto, escreva um texto, de até 10 linhas, refletindo sobre a importância do desenvolvimento da imprensa escolar nas escolas.
Questão 10: Freinet desenvolveu uma atividade denominada cantinhos temáticos, que consiste na organização do espaço da sala de aula em diferentes atividades e temas, a fim de estimular a autonomia e livre iniciativa. Escreva um pequeno texto dissertativo conceituando e enfatizando as vantagens de trabalhar com centros de interesse.
GABARITO
Resposta: Entre as mais conhecidas práticas de Freinet estão a imprensa escolar, o correio escolar (que incentiva a escrita de carta entre alunos de diferentes escolas), aulas passeios (que podem ser entendidas como os estudos do meio) e os cantinhos temáticos (que permitem aos alunos maior autonomia para a organização do tempo escolar).
Alternativa B.
Alternativa E.
Alternativa C.
Alternativa C.
Resposta: Deverão ser propostas situações que incentivem a escrita. Será preciso definir a faixa etária dos alunos, características da comunidade escolar e projeto que estará em questão. Situação exemplo: uma turma de alfabetização de jovens e adultos, formada por alunos que migraram de outro estado, deverá escrever cartas para os seus familiares. No trimestre a turma estará trabalhando no Projeto Brasil de múltiplas facetas e durante a atividade poderão expressar também as diferenças regionais, além de ir até o correio para enviar as cartas. É importante que na descrição da atividade estejam explícitos objetivos, conteúdos e quais recursos e metodologias serão utilizados para incentivar a turma na produção da atividade.
Resposta: Os projetos podem ser vistos como uma nova forma de organizar a educação escolar. Eles abordam além das relações da sala de aula, pois na elaboração de projetos importa o entorno escolar, a realidade dos alunos, os desejos e as necessidades dos envolvidos na questão educativa.
Resposta: No método da descoberta o professor não transmite o conhecimento de forma dogmática. Segundo Haydt (2006), o professor organiza situações nas quais os alunos observam, realizam experiências, coletam dados e chegam as suas próprias conclusões.
Resposta: O uso da imprensa tem ainda outras razões: não se pretende que cada aluno se torne um tipógrafo, mas que eles desmistifiquem o texto impresso em livros, jornais e revistas. Um livreto impresso pelos alunos passa a ter o mesmo status dos textos profissionais.
Resposta: Os cantinhos temáticos, segundo Sampaio (s/d), permitem um número limitado de crianças em um determinado espaço da sala de aula, que pode ser o canto da cozinha, da biblioteca, da marcenaria, podem ser tantos quanto o espaço físico e o interesse e idade das crianças possibilitarem. Os cantinhos não comportam muitas crianças, o que faz com que elas tenham que se organizar para socializar todos os espaços. Outro aspecto importante é que o professor não poderá dar atenção a todas as crianças de igual forma, permitindo uma liberdade e interação maiores nesses momentos. O espaço escolar é organizado de formas diferenciadas para que possa dar asas ao projeto de atividade infantil.
O problema da indisciplina escolar
A indisciplina na escola
[...] a indisciplina escolar pode ser atribuída a fatores externos à escola e/ou a fatores que envolvem a conduta do professor, sua prática pedagógica e até mesmo, práticas da própriaescola que podem ser excludentes. (ZANDONATO, s/d)
Relação: indisciplina e autoritarismo
Quando o professor mantém uma postura inflexível e dogmática a tendência é que enfrente problemas de indisciplina na sala de aula
Regras de conduta: impor ou acordar
Quando o professor impõe regras de conduta que considera corretas, pode encontrar resistência por parte de alguns alunos. Impor uma regra de conduta ligada só à vontade do educador e à passividade dos alunos é garantia de comportamentos inadequados.
Focault e a disciplina na escola
Escola: espaço de sujeição – horários para comer, brincar, sair da sala de aula, falar. 
Rotina de quase todas as escolas. 
Organização que subjuga a uma vontade maior: a da organização social. 
A escola é vista como um maquinário do poder.
Noção e papel da autoridade na escola
Em oposição ao conceito de autoritarismo, há a noção da autoridade, que é a valorização de regras benéficas para o desenvolvimento do trabalho, conquistadas, muitas vezes, somente com diálogo.
O diálogo resolvendo problemas
O diálogo é o caminho apontado por muitos educadores para que se possa conquistar uma disciplina necessária para o trabalho.
Paulo Freire e o diálogo
Para Paulo Freire, o diálogo deve ser pautado no respeito mútuo e é um caminho que o professor escolhe para minimizar o problema da indisciplina.
A disciplina e a conduta em sala de aula
Em relação ao ensino, a disciplina é um conjunto de conhecimentos. 
Em relação ao indivíduo é regra, conduta, conjunto de normas (autonomia). 
Autodisciplina: ação sempre em construção.
Autodisciplina – ação individual
A disciplina interior é muito importante para a vida e no relacionamento com outras pessoas e é necessária, também, em sala de aula, pois possibilita a aprendizagem.
O professor e a disciplina escolar
Ao professor cabe a organização e apresentação das situações de ensino e aprendizagem que auxiliarão o aluno no processo da construção do conhecimento.
Direção de classeA importância de o professor manter em suas mãos a direção da classe é porque isso organiza e proporciona atividades de ensino e aprendizagem que visam à consecução de objetivos (intervenções).
A direção de classe implica em:
Planejamento.
Seleção e estudo dos conteúdos.
Utilização dos materiais de apoio corretos.
Organização de atividades interessantes.
Avaliação contínua da aprendizagem.
Direção de classe e autodisciplina
Ajudam a construir em conjunto as normas de conduta.
Estimulam os procedimentos positivos em relação ao autoconceito.
Explicam a razão de ser das regras.
Respeitam a história pessoal do aluno.
Incentivam a participação dos alunos na organização da sala de aula.
Propõem atividades desafiadoras, trabalhos em grupo, atividade de expressão oral, divisão de tarefas.
O que é motivação?
É o processo psicológico e energético, interno e profundo, que impele o indivíduo para a ação, determinando a direção do comportamento.
Como se dá a motivação
O incentivo provém do ambiente e pode ser proporcionado pelo professor, e só é operante se é transformado em motivação pela vontade do aluno.
O que fazer para manter a disciplina:
Planejamento leva aos objetivos: planeje.
Parcerias levam ao sucesso: incentive.
Clareza desperta interesse: exponha.
O diálogo constrói conhecimentos: converse.
Problemas geram conhecimento: desafie. 
Experiências aproximam: investigue. 
Atividade constante é igual a disciplina: ocupe. 
Feedbacks demonstram preocupação: explique.
O erro é o início do acerto: avalie.
Autoavaliação leva à responsabilidade: critique. 
Elogio é sinônimo de acerto e progresso: valorize.
A divisão de funções e a monitoria estimulama cooperação: distribua.
Professor e/ou educador?
Antes de ser um professor seja um educador. O diálogo entre o professor e o aluno leva ao aproveitamento das aptidões individuais.
Exemplificando com disciplina
É a autoridade do professor que incentiva e orienta a aprendizagem do aluno. 
A disciplina é orientada pela postura do professor em sala de aula. 
Elogiar sempre ajuda.
Os acordos em sala de aula
Discutir as formas de aprender com os alunos proporciona mais interesse na aprendizagem.
Incentivando a aprender
O professor deve motivar o aluno a procurar sua forma de aprender, utilizando recursos incentivadores durante as aulas.
Direção de classe
A direção de classe dependerá do fazer do professor, que deve se utilizar de método ativo e operativo a fim de despertar para a cognição e as operações mentais.
O sujeito flexível
Na busca de maior eficácia para atingir seus objetivos, o sujeito flexível apresenta comportamentos adaptativos e está sempre preparado para mudar de rumo, de modo a enfrentar melhor as mudanças.” (VEIGA-NETO, 2008, p. 54-55)
O Problema da Indisciplina Escolar 
Caderno de Atividades
Questão 1: Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta: O educador, num primeiro momento, pode assumir a responsabilidade pela disciplina, enquanto articulador da proposta, levando no entanto a classe a assumi-la progressivamente. Tem como parâmetro não a sua pessoa (“autoridade”) mas as necessárias condições para o trabalho coletivo em sala de aula (VASCONCELLOS, 1995, p. 41). Escreva um pequeno texto de até dez linhas refletindo sobre boas atitudes para a concretização da disciplina na sala de aula. 
Questão 2: Diante da crise da disciplina, o professor autoritário pode ter mais dificuldade de manter sua turma na ordem que deseja. Marque a alternativa que define o que significa uma postura autoritária:
O professor dialoga e discute as regras de conduta com os alunos da turma, com quem tem uma excelente ralação.
O professor define todas as regras da turma, vigia os alunos e pune oralmente ou por outros meios aqueles que desacatam suas ordens já preestabelecidas.
O professor organiza a turma por projetos de trabalho e leva em consideração que a disciplina é fruto do envolvimento de todos nas atividades escolares.
O professor programa aulas de acordo com a realidade sociocultural de seus alunos e realiza diálogos constantes de avaliação dos trabalhos com a turma.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 3: Atualmente, a sociedade vive o que se pode chamar de crise da disciplina escolar.
A escola precisa encontrar uma maneira de gerir a disciplina. Segundo Veiga-Neto (2008), há duas saídas para o problema em questão:
Reforço da disciplina tradicional, centrada na figura do professor, de caráter autoritário; ou criação de novas formas de lidar com o problema, modificando o planejamento dos conteúdos e sua avaliação. Isso significa, em outras palavras, abrandar as técnicas de vigilância e punição pelas técnicas de controle.
Reforço da disciplina tradicional, centrada na figura do professor, de caráter autoritário; ou criação de novas formas de lidar com o problema, modificando o planejamento dos conteúdos e sua avaliação. Isso significa, em outras palavras, deixar que os alunos façam apenas o que lhes der vontade.
Reforço da figura do professor, de caráter dialógico; ou criação de novas formas de lidar com o problema, intensificando os conteúdos e a avaliação. Isso significa, em outras palavras, que o professor deve ter sempre a palavra final quando o assunto é disciplina.
Reforço da disciplina laissez faire, centrada na figura do professor, de caráter autoritário; ou criação de novas formas de lidar com o problema, modificando o planejamento dos conteúdos e sua avaliação. Isso significa, em outras palavras, abrandar as técnicas de vigilância e punição pelas técnicas de controle.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 4: Leia o texto a seguir: Hoje em dia, é comum encontramos pessoas que contestam a autoridade do professor em sala de aula não em nome do bom senso, mas sim em nome de um falso humanismo e de um modismo chamado laisse-faire ou não diretividade, que geram um voluntarismo espontaneísta e confundem erroneamente autoridade com autoritarismo. Ora, o bom senso pedagógico nos mostra que a autoridade do professor é um fato, pois ele é inerente a sua própria função docente (HAYDT, 2006, p. 62). Pode-se considerar professor não autoritário:
Aquele que respeita a oposição de interesse que tem com os alunos e procura agir democraticamente.
Aquele que considera o aluno um ser ativo, dialoga sempre e consegue uma disciplina resultante de cooperação com os alunos para a realização das atividades.
Aquele que expõe as regras que devem ser seguidas em função do que considera correto e não conversa com os alunos, procurando estabelecer uma atitude democrática.
Aquele que define punições para os alunos que não agem de acordo com as regras que definiu para a classe.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 5: Leia o trecho a seguir e responda a questão proposta:
Se pretendermos que nossos alunos dirijam sua conduta de acordo com princípios coerentemente estabelecidos, devemos trabalhar em sala de aula no sentido de desenvolver a autodisciplina (HAYDT, 2006, p. 67). Uma das formas de o professor conseguir a disciplina desejada na sala de aula é:
Manter os alunos sentados em fila desenvolvendo atividades no livro didático.
Estimular atividades individualizantes que possibilitem silêncio constante na turma.
Estimular as decisões do professor para que as punições sejam definidas e aplicadas sempre que o professor julgar necessário.
Estimular o diálogo constante com os alunos sobre as normas de conduta, planejando atividades desafiadoras e avaliando constantemente as regras criadas e discutidas pelo grupo.
Nenhuma das alternativas apresentadas.
Questão 6: Assista ao vídeo Mantendo a disciplina em sala de aula (http://www.youtube.com/watch?v=cgtN7_6x3hU). Em seguida, escreva um pequeno texto comentando o comportamento do professor e as possíveis soluções para os problemas de disciplina que enfrenta em sua classe.
Questão 7: Leia o texto a seguir:
A disciplina, na maneira como é entendida por Foucault, nada tem de ofensiva! Ela é produtiva, isto é, produz determinadas subjetividades,

Outros materiais

Perguntas Recentes