Buscar

ED TSP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“Nossa meta neste livro não é colocar teorias complexas em pequenos compartimentos, mas, em vez disso, fornecer exame meticuloso dos diferentes e significativos tipos de insights sobre a natureza da personalidade, desenvolvidas ao longo do século XX. Qual das perspectivas sobre a personalidade está correta? As pessoas são governadas por traços, hormônios, motivos inconscientes ou nobreza de espírito? Essa pergunta é fácil de responder: todas (...) estão corretas, no sentido de que todas oferecem alguns insigths psicológicos importantes sobre o que significa ser uma pessoa. Em outras palavras, podemos tirar proveito do aprendizado das potencialidades (e das fragilidades) de todas as oito perspectivas.
Esta resposta não é uma evasiva ou artimanha. A natureza humana é tremendamente complexa e necessita ser examinada de várias perspectivas. Na verdade, confiar sobremaneira em uma única abordagem e ignorar os valiosos insights oferecidos por outras perspectivas e investigações científicas é uma estratégia efêmera. É fundamental lembrar que cada uma dessas perspectivas enriquece nossa compreensão da personalidade. Entretanto, não é apropriado perpetuar idéias que não são sustentadas por evidências” (FRIEDMAN, H.S. & SCHUSTACK, M.W.Teorias da personalidade. São Paulo: Prentice Hall, 2004, 2ª. ed., p.7).
O trecho transcrito acima é coerente com a proposta de Figueiredo, no que diz respeito à diversidade teórica e prática da psicologia? Por que?
I) Não. O trecho apresenta uma proposta que contraria a de Figueiredo, na medida em que supõe a possibilidade de complementaridade entre teorias diferentes. 
II) Não. O trecho apresenta uma proposta que contraria a de Figueiredo, na medida em que sugere que  a diversidade de concepções teóricas advém da complexidade da personalidade humana.
III) Sim. O trecho apresenta uma proposta semelhante à de Figueiredo, na medida em que supõe a possibilidade de complementaridade entre teorias diferentes. 
IV) Sim. O trecho apresenta uma proposta semelhante à de Figueiredo, na medida em que sugere que  a diversidade de concepções teóricas advém da complexidade da personalidade humana.
 
Responda: É verdadeiro o que se afirma em:
	A
	I e II, apenas.
	B
	II e III, apenas.
	C
	III e IV, apenas.
	D
	I, IV apenas.
	E
	II e III, apenas.
Você já respondeu e acertou esse exercício. 
A resposta correta é: A.
	Sobre as diferenças entre o Behaviorismo Metodológico de J. B. Watson e o Behaviorismo Radical de B. F. Skinner, 
leia o trecho abaixo e assinale a alternativa que indica o autor e a explicação correta.
  
O comportamento que opera sobre o ambiente para produzir consequências pode ser estudado através da disposição de ambientes 
dos quais dependam consequências específicas. As contingências investigadas têm-se tomado cada vez mais complexas, e uma a uma vão assumindo as funções explicativas anteriormente atribuídas a personalidades, 
estados de espírito, sentimentos, traços de caráter, propósitos e intenções.
	A
	O trecho acima pode ser atribuído a Skinner, pois para esse autor a causalidade dos comportamentos deixa de ser explicada em termos 
de causa e efeito e passa a ser explicada a partir da seleção por consequências que opera sobre o comportamento.
	B
	O trecho acima pode ser atribuído a Watson, pois, para esse autor, a compreensão do comportamento deve valorizar
apenas o ambiente imediato em que o estímulo é emitido.
	C
	O trecho acima pode ser atribuído a Watson, pois esse autor considera as características da espécie, a história de
vida do indivíduo e as práticas culturais vigentes na sociedade como determinantes do comportamento.
	D
	O trecho acima pode ser atribuído a Skinner, pois nele é evidente a valorização de conceitos mentalistas na explicação do comportamento.
	E
	O trecho acima pode ser atribuído a Watson, pois, para esse autor, o comportamento deve ser explicado a partir do caráter funcional que este assume no conjunto de comportamentos de um organismo.
Você já respondeu e acertou esse exercício. 
A resposta correta é: A.
	   Sobre a forma de compreender a interferência  das cognições na determinação dos comportamentos, assinale a alternativa incorreta.
	A
	Watson não aceitava que o estudo das cognições fosse competência da psicologia. Entendia que, para ser reconhecidamente uma ciência, a psicologia deveria se limitar ao estudo de fatos públicos
	B
	Para Watson, aquilo que não pudesse ser objeto de observação consensual (isto é, que não fosse observável por pelo menos duas pessoas) não poderia ser objeto da psicologia. Portanto, as cognições, que só podem ser percebidas pelo próprio sujeito que pensa não podem ser objeto de estudo da psicologia.
	C
	No Behaviorismo Radical de Skinner, o homem se comporta com o objetivo de obter as ocorrências que seguem seu comportamento. Em outras palavras, o homem se comporta para obter o reforçamento.
	D
	Skinner aceitava estudar todos os fenômenos comportamentais. Na sua concepção de comportamento, estavam incluídos tanto os eventos externos quanto os eventos internos (pensamentos, emoções, sensações etc..), que deveriam ser compreendidos como sendo controlados pela história genética e ambiental do indivíduo e não pela própria pessoa, como agente criador, dotado de vontade e propósitos.
	E
	O Behaviorismo Cognitivo parte da premissa de que existem processos internos de cognição, que exercem mediação entre os estímulos do ambiente e a emissão do comportamento pelo indivíduo
Você já respondeu e acertou esse exercício. 
A resposta correta é: C.

Outros materiais