Buscar

Geomatica - Conceitos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GEOMÁTICA 
TOPOGRAFIA I
DEFINIÇÃO:- 
Conforme a definição da International Standards Organization, consiste em um campo de atividades que integra todos os meios utilizados para a aquisição e gerenciamento de dados espaciais necessários às operações científicas, administrativas, legais e técnicas envolvidas no processo de produção e gerenciamento da informação espacial.
GEOMÁTICA 
O termo Geomática, embora relativamente novo, representa a evolução do campo de atividades de levantamento e mapeamento, congregando as atividades mais tradicionais como topografia, cartografia, hidrografia, geodésia, fotogrametria, com as novas tecnologias e os novos campos de aplicação como sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica e sistemas de posicionamento global por satélite.
A Geomática lida com dados coletados por sensores orbitais e aerotransportados, por instrumentos acoplados em embarcações ou instalados sobre a Terra. Estes dados uma vez processados e manipulados, com o uso de equipamentos e programas, geram produtos que podem constituir mapas dos mais diversos tipos ou base de dados digitais.
GEOMÁTICA
Topografia:- pode ser definida como a ciência aplicada com princípios, métodos e instrumentos empregados na determinação da posição relativa de elementos e pontos de uma porção da superfície terrestre, bem como sua representação gráfica detalhada, sem considerar a sua curvatura. A palavra "Topografia" deriva do grego TOPOS (lugar) + GRAPHEIN (descrição). 
GEOMÁTICA
A topografia se originou entre os povos da antiguidade (egípcios, gregos, romanos e árabes) que nos legaram instrumentos e processos para descrever, delimitar e avaliar áreas e propriedades rurais com finalidades cadastrais. Devido ao notável desenvolvimento da matemática, da física e do aperfeiçoamento da mecânica de precisão, nos últimos séculos, a topografia obteve determinadas orientações, passando do empirismo "as bases de uma autêntica ciência. 
 
GEOMÁTICA
A topografia tem por objetivo a realização e o estudo dos procedimentos necessários ao levantamento e representação gráfica detalhada de uma parte da superfície terrestre. 
Fazer um levantamento é proceder a todas as operações necessárias para alcançar os objetivos da topografia, isto é, medição de ângulos e distâncias e a execução de cálculos e desenhos indispensáveis para representar, no papel, os elementos colhidos no terreno. 
A topografia tem fundamental importância em muitos trabalhos ou projetos relacionados às áreas de engenharia, arquitetura e agronomia, uma vez que fornece dados e informações "a cerca da área a ser trabalhada", facilitando o planejamento e a execução das ações a serem implementadas (locações de obras, demarcações de terras, loteamentos etc). 
 Obs:-Os trabalhos topográficos abrangem uma extensão máxima aproximada de 50 km devido a erros relacionados com a curvatura da Terra. A Geodésia, porém, considera a curvatura da Terra.
GEOMÁTICA
Geodésia é a ciência que estuda a forma e as dimensões da Terra buscando determinar, também, o seu campo externo de gravidade. Em suas aplicações considera a curvatura da Terra na busca do melhor referencial de pontos de coordenadas conhecidas, permitindo a melhor definição da superfície terrestre e do seu campo de gravidade.
A geodésia pode ser subdividida em: 
Geodésia Geométrica: ocupa-se na localização precisa de pontos sobre a superfície terrestre a partir de medições angulares e de distâncias em grandes extensões de terra, proporcionando o estabelecimento de uma rede de pontos fundamentais que serve de base para levantamentos topográficos
GEOMÁTICA
Geodésia Física: desenvolve estudos sobre o desvio da vertical e de anomalias da gravidade terrestre, possibilitando a determinação da figura geométrica que melhor corresponda à superfície terrestre
Geodésia Celeste (forma alternativa: Geodésia por Satélite): proporciona o posicionamento de pontos sobre a superfície terrestre a partir de medidas efetuadas por estrelas ou satélites artificiais, permitindo o desenvolvimento de sistemas de posicionamento terrestre. Atualmente, a utilização de satélites artificiais vêm tornando essa área bastante conhecida, através do Sistema de Posicionamento Global (NAVSTAR/GPS), que é um sistema de rádio-navegação por satélite que permite o posicionamento de pontos em terra, mar ou ar.
GEOMÁTICA
As aplicações da Geodésia são bastante diversificadas: toda ação que exija o estabelecimento de posições absolutas ou relativas na superfície terrestre; obras vinculadas ao meio-ambiente, monitoramento contínuo; demarcação de terras extensas; locação de barragens ou obras de engenharia; atividades cadastrais (limites de propriedades, municípios); apoio a cartografia etc;
GEOMÁTICA
Cartografia pode ser definida como a ciência, técnica e arte que se ocupa na elaboração de mapas de toda espécie, através do estudo e representação das situações espaciais da superfície terrestre. Objetiva a reunião e análise de dados e medidas de diversas regiões da Terra e representação gráfica de elementos que possam ser claramente visíveis. 
É portanto, responsável pela produção de mapas, cartas, globos e modelos de relevo que representem a expressão do conhecimento sobre a superfície terrestre a partir da utilização de um simbologia apropriada.
GEOMÁTICA
Um mapa, sob o ponto de vista gráfico, é um conjunto de sinais e de cores que traduz as mensagens para as quais foi executado. Os objetos "cartografados", materiais ou conceituais, são transcritos através de grafismos ou símbolos, que se encontram relacionados na legenda do mapa. 
Cartografia, num conceito moderno, pode ser entendida com a organização, comunicação, apresentação e utilização da geo-informação nas formas visual, digital ou táctil, que inclui todos os processos de preparação de dados, no emprego e estudo de todo e qualquer tipo de mapa.
GEOMÁTICA
A Fotogrametria pode ser definida como a ciência, arte e tecnologia de medição de precisão sobre fotografias. 
Sua evolução foi impulsionada pelas grandes guerras mundiais, por meio da tecnologia de obtenção de mapas por fotografias aéreas, devido a invenção do avião.
A fotogrametria pode ser dividida em: 
Fotogrametria Terrestre ou a Curta-Distância: utiliza câmaras terrestres para obtenção de fotografias horizontais usadas na restauração de monumentos históricos, edifícios etc;
GEOMÁTICA
Fotogrametria Espacial: utiliza estações espaciais com câmaras para obtenção de fotografias verticais, usadas para ser ter uma visão macro de uma região;
Fotogrametria Aérea: utiliza câmaras aéreas em aviões para obtenção de fotografias verticais, usadas para mapeamento de grandes áreas, interpretação de feições superficiais e projetos diversos.
Entre diversas aplicações, pode-se citar:
Geologia: estudo de formações rochosas, falhas etc
Agricultura: medição de propriedades agrícolas, estudo do uso atual da terra, tipo e qualidade do solo, planejamento e controle da poluição;
Hidrologia: drenagem e cursos d’água
GEOMÁTICA
Geoprocessamento pode ser entendido como o conjunto de ferramentas que integram coleta e processamento de dados espaciais e não espaciais a cerca da Terra. Envolve ferramentas de sensoriamento remoto (imagens de satélite e fotografias aéreas), geodésia por satélite (posicionamento de precisão), cartografia digital, topografia automatizada, sistemas de informação geográfica, manuseio de banco de dados etc. 
Essa tecnologia de última geração exige especialização profissional. A quantidade de dados coletados em campo e o controle dos mesmos para obtenção de resultados otimizados vem se tornando cada vez uma necessidade. 
GEOMÁTICA
Pode-se dividir as ferramentas de Geoprocessamento em duas etapas: coleta e processamento de dados.
 
A coleta de dados pode ser feita por meio de equipamentos e materiais envolvendo imagens digitais de satélite (Landsat-7 TM, SPOT, CBERS); posicionamento geodésico de precisão (NAVSTAR/GPS, GLONASS); topografia automatizada etc.
 
A etapa de processamento
dos dados pode ser feita através de Sistemas de Informação Geográfica, CAD's (Desenho Auxiliado por Computador), Processamento Digital de Imagens etc.
Da manipulação destas informações resulta materiais descritivos (relatórios, novos mapas impressos atualizados), cartografia digital (mapas digitais), possibilidade de análises e diagnósticos a cerca de uma determinada área estudada etc.
GEOMÁTICA
GEOMÁTICA
GEOMÁTICA

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais