Buscar

VI SEMINARIO UNOPAR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

VI Seminário Interdisciplinar de Serviço Social e Processo de Trabalho,Direito e Legislação Social, e Estágio em Serviço Social II.
“POLITICA DE PROTEÇÃO A PESSOA IDOSA”
Riachão do Jacuípe, 24 de Novembro de 2017
Unopar – Universidade
 Norte do Paraná
POLITICA DE PROTEÇÃO A PESSOA IDOSA
Serviços e benefícios assistenciais para idoso
O Benefício Assistencial ao Idoso é a garantia de um salário mínimo mensal ao cidadão com 65 anos ou mais que não possui renda suficiente para manter a si mesmo, nem de ser sustentado por sua família, conforme os critérios definidos na legislação.
Além de comprovar a idade mínima, para ter direito é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja inferior a 1/4 do salário-mínimo. Esta renda será avaliada considerando-se o salário do beneficiário, do esposo(a) ou companheiro(a), dos pais, da madrasta ou do padrasto, dos irmãos solteiros, dos filhos e enteados solteiros e os menores tutelados, desde que residam na mesma casa.
A Proteção do Idoso nas desavenças familiar
A proteção ao idoso foi garantida, neste caso, com fulcro precipuamente nos seguintes dispositivos:
        Constituição da República Federativa do Brasil:
 
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida.
Lei Federal nº 10.741/03 – Estatuto do Idoso:
 
Art. 37.O idoso tem direito a moradia digna, no seio da família natural ou substituta, ou desacompanhado de seus familiares, quando assim o desejar, ou, ainda, em instituição pública ou privada.
Art. 43.As medidas de proteção ao idoso são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:(...)
II – por falta, omissão ou abuso da família, curador ou entidade de atendimento;
Estatuto do idoso
O Estatuto do Idoso  foi aprovado pela Câmara dos Deputados  que definiu medidas de proteção às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos de idade, regulamenta esses direitos, determina obrigações das entidades de atendimento a essa faixa etária e caracteriza as situações nas quais caberão penalidades
Adriana Pereira de Oliveira
Fernanda NAtaly Mendes Barreto carneiro
tatiana cruz de almeida
tatiane santos lopes
valeria pereira dos santos
Tutora:
Jaqueline Oliveira Santos Roma
EQUIPE:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais