Buscar

trabaho societaria 1

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio Unidade de Belém	
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
	
ICMS – ATIVIDADE DE INDUSTRIA 
“O aumento do ICMS no Brasil e o impacto para as industrias”
(Discente do 6º período do Curso de Ciências Contábeis Faculdade Estácio de Belém – Estácio Belém) 
 (Discente do 6º período do Curso de Ciências Contábeis Faculdade Estácio de Belém – Estácio Belém
(Discente do 6º período do Curso de Ciências Contábeis 
Faculdade Estácio de Belém – Estácio Belém) 
(Discente do 6º período do Curso de Ciências Contábeis Faculdade Estácio de Belém – Estácio Belém) 
(Discente do 6º período do Curso de Ciências Contábeis Faculdade Estácio de Belém – Estácio Belém) 
ABRIL DE 2017
ICMS – ATIVIDADE DE INDUSTRIA 
	Pesquisa realizada por alunos do 6º período de Ciências Contábeis, Disciplina, Contabilidade e Gestão Tributaria II, da Faculdade Estácio de Belém. O trabaho tem como objeto de estudo o ICMS na a atividade industria.
Orientador: Prof. M. Sc. Wolmer
INTRODUÇÃO
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) como o proprio nome já diz é o imposto sobre o produto que circula entre cidades ou entre estados, ele pode ter um percentual embutido no seu preço final. Ele é incluido em todo tipo de produtos através de alíquotas que variam de estado para estado, entre os principais produtos estão os eletrodomésticos, alimentos, serviços de comunicação e transporte intermunicipal e interestadual, entre outros. 
A industria brasileira é umas das principais contribuentes do ICMS, pois, para que os produtos fabricados circulem pelos territorios nacionais é preciso o pagamento desse imposto, influenciando diretamente o preço de venda final para o consumidor. Nosso trabalho tem como objetivo demostra de que forma o ICMS influencia na atividade industrial e como ele estimula o diremente o mercado. 
O AUMENTO DO ICMS E O IMPACTO NEGATIVO PARA AS INDUSTRIAS E O CONSUMIDOR
	Com perdas na arrecadação, o governo federal e a maior parte dos estados e capitais elevaram seus principais tributos em 2017, o em questão é o ICMS. Essa foi uma decisão polemica do STF (Supremo Tribunal Federal), juntamente com o gorveno dos estados. A alteração do ICMS, significa o aumento nos custos de produção e consequentemente um aumento direto de itens como roupas, gasolina, artigos de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos.
Segue abaixo os estados que aumentaram o ICMS em 2017 e a nova tabela:
Um dos estados afetados com o aumento do ICMS foi o estado do Amazonas que teve um aumento de 2% em sua alíquota (o percentual usado para calcular quanto o contribuinte vai pagar de imposto sobre o valor, em reais, de determinado produto, serviço ou bem) através da lei nº 4.454. No amazonas houve críticas do setor industrial, do comércio e de protestos da população. Entidades e parlamentares entraram na Justiça contra o aumento. Ainda no estado do Amazonas segue abaixo os setores industrias que foram mais afetados com o aumento do imposto:
1 - Tabaco, charutos, cigarrilhas e cigarros;
2 - Bebidas alcoólicas, inclusive cerveja e chope;
3 – Armas e munições, suas partes e acessórios;
4 – Artefatos de joalheria e ourivesaria e suas partes;
5 – Perfumes, águas-de-colônia, produtos de perfumaria ou de toucador e preparações cosméticas, produtos de beleza ou de maquiagem;
6 – Iates, barcos a remos, canoas, motos aquáticas e outros barcos e embarcações de recreio, esporte ou lazer;
7 - Aeronaves de recreio, esporte ou lazer;
8 – Veículos automotores terrestres importados do exterior;
9 – Veículos automotores terrestres nacionais com capacidade superior a 2.000 c.c. (dois mil centímetros cúbicos);
10 - Combustíveis líquidos e gasosos derivados ou não de petróleo, exceto querosene de aviação - QAV, gasolina de aviação – GAV e gás de cozinha;
11 – Óleo diesel;
12 – Concentrado, base edulcorante para concentrado e extrato para bebidas não alcoólicas.
O ESPAÇO INDUSTRIAL NO BRASIL ATUALMENTE
	O cenario industral no Brasil abriga em sua maioria a concentração de industrias na regiões Sudeste e Sul, além do Nordeste em menor escala – deve-se às heranças econômicas e também políticas do país. Porém, o que está havendo atualmente é um processo de desindustralização, que vem contribuindo para mudar esse cenário da indústria brasileira. O que é isso e o que tem haver com o tema em questão? A desindustralização no Brasil nada mais é que uma gerra de fiscal, ou seja, uma redução ou isenção de impostos, além de melhores benefícios e infraestruturas que facilitem o escoamento da produção.
ICMS E A DESINDUSTRIALIZAÇÃO NO PAÍS
 De um estado para o outro há uma discrepância nas alíquotas interestaduais, que criaram condições desiguais de competição e levam o país à famigerada guerra fiscal. De um estado para o outro as alíquotas internas são diferenciadas com base no tipo de fato de gerador (tipo de produto ou serviço). Com isso o aumento do ICMS atrapalhou no processo de desindustralização e desenvolvimento do país, pois, as industrias acabam não migrando e ficando restrista somente em alguns estados.
Atualmente o ICMS é a maior fonte de receita para os 26 estados brasileiros e para o Distrito Federal. De acordo com o Ministério da Fazenda, a arrecadação é de mais de R$ 320 bilhões por ano, valor superior ao Imposto de Renda. No entanto, é um tributo de aplicação complexa, que cria uma grande burocracia para as industrias brasileiras gera uma certa “rivalidade” nas relações entre os estados.

Outros materiais