Buscar

ZOOLOGIA AQUÁTICA ESTUDO DIRIGIDO CNIDARIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DISCIPLINA DE ZOOLOGIA AQUÁTICA
PROFESSORA: MARIA DO SOCORRO RIBEIRO FREIRE CACHO 
ALUNO: Laryssa Teles Vieira DATA: 05/08/17 
CURSO: ENGENHARIA DE PESCA
ESTUDO DIRIGIDO
O esquema representa o ciclo de vida de um invertebrado:
a) A que filo esse animal pertence? Filo dos Cnidários.
b) Discuta três características que o diferenciam de um porífero. Os cnidários possuem sistema nervoso difuso e os poríferas não têm sistema nervoso; Os cnidários formam tecidos e os poríferas não são constituídos de tecidos e por fim, os cnidários tem sistema digestório incompleto contendo só o anus e os poríferas não tem sistema digestório, sendo intracelular realizado pelos coanócitos.
Os celenterados ou cnidários são animais aquáticos que apresentam formas diferentes de acordo com o modo de vida. Estas formas estão esquematizadas em corte longitudinal mediano.
Como são denominadas as formas I e II? 
I – São os pólipos e o II – são as medusas.
Dê exemplos de um animal que apresente a forma de corpo I e de um animal que apresente a forma II.
 I – Hydra e o II – Água Viva.
Como eles capturam seu alimento? 
Capturam o alimento através dos tentáculos que possuem cnidócitos (célula urtigante) nas extremidades. Essa célula também serve para a defesa do animal, além da captura. Ela penetra a boca do animal e chega até a cavidade digestiva, onde o alimento é parcialmente digerido e depois absorvido por certas células.
Discuta a estratégia para a obtenção de alimentos e incorporação de nutrientes, entre estes invertebrados que apresentam dois folhetos durante o seu desenvolvimento embrionário. 
Por não dispor de muitos elementos na sua estrutura, a forma de obtenção de alimentos dos cnidários é desleal para as presas, pois é por meio de venenos, e resulta numa digestão extracelular feita na cavidade digestiva e também intracelular feita no interior das células.
O que são cnidoblastos? Em que Filo animal aparece? Quais as suas funções?
Cnidoblastos ou Cnidócitos são células características do filo Cnidárias. Tem função de defesa e também de captura de alimentos dos cnidários, e ficam localizados nos tentáculos.
 A "Grande Barreira de Recifes" se estende mais de 2000 km ao longo da costa nordeste da Austrália e é considerada uma das maiores estruturas construídas por seres vivos. Quais são esses organismos e como eles formam essa estrutura? 
São os pólipos do filo cnidária, que produzem um esqueleto de cálcio que resistem após sua morte. Fica acumulado na mesogleia as substâncias calcárias que fornecem sustentação esquelética.
Alguns hidrozoários coloniais, como a Obelia sp, ocorrem na natureza sob forma de pólipos e medusas:
Como uma colônia destes hidrozoários se origina? E como esta colônia dá origem a novas colônias?
Originam-se por meio da reprodução assexuada (geralmente brotamento) do pólipo. Uma colônia dá origem a outra colônia por metagênese. Na metagênese as medusas se formam através de reprodução assexuada (gemiparidade) que ocorre nos pólipos. Por reprodução sexuada, as medusas formam o zigoto e deste origina-se a larva plânula a qual dá origem a um novo pólipo.
Que estrutura comum aos pólipos e medusas é encontrada somente neste filo? Qual sua função?
Estrutura dos Cnidoblastos ou Cnidócitos, que são células urticantes dos cnidários. Sua função é de defesa e captura dos alimentos.
Com base nos conhecimentos que você adquiriu sobre os cnidários que características são importantes para distingui-los dos outros Filos?
A presença da sua célula característica os cnidócitos, formas de pólipos e medusas e a divisão da pele, por ectoderme (externa), mesogleia (camada gelatinosa abaixo da pele) e a gastroderme que é a própria pele.
Dê nomes e faça a distinção entre as classes do Filo Cnidária.
Anthozoa – as anêmonas-do-mar e corais verdadeiros.
Scyphozoa- as verdadeiras água-vivas.
Cubozoa – as medusas em forma de cubo.
Hydrozoa – as hidras, algumas medusas, a garrafa-azul e os corais-de-fogo.
Staurozoa – as medusas que habitam as profundezas do oceano e estão fixas pelos tentáculos.
Explique o mecanismo de disparo dos nematocistos.
O filamento fica em uma micro cápsula, nele há espinhos, onde é fechada pelo opérculo. Contém um cílio, que funciona como gatilho para disparar o veneno na presa, e isso é o que estimula a nadada da presa.
Defina o seguinte com respeito aos hidróides:
Hidrorriza – “Raíz” presa no substrato, o estolão.
Manúbrio – Elevação com a boca (disco oral) no ápice. 
Hidrante – Pólipos de alimentação.
Hidrocaule – Vários ramos, formados do tecido Cenossarco (vivo) e é protegido pelos Perissarco (parte morta). 
Estatocisto – Órgãos de equilíbrio.
Descreva três interações específicas de anêmonas com organismos que não sejam suas presas.
Muitas espécies abrigam algas simbióticas (zooxantelas) dentro de seus tecidos, semelhante à associação com zooxantelas dos corais pétreos, e as anêmonas lucram do produto da fotossíntese da alga. Então mantém relação de protocooperação com uma espécie de caranguejo, o paguro, que incentiva a relação, ajudando a anêmona a se fixar na concha. A anêmona colabora se fixando na superfície externa da concha protegendo o caranguejo de predadores por conter toxinas urticantes - o que é uma característica geral de seu filo, cnidária - e em troca, o caranguejo ajuda na sua obtenção de alimento através da locomoção. A anêmona também ajuda peixes da família Pomacentridae, ou seja, o peixe palhaço, que vive protegido nas anêmonas em troca de seus restos alimentares.
Os recifes de corais estão geralmente limitados em distribuição geográfica às zonas marinhas rasas. Como você explica isso?
Os Recifes de corais tem animais muito suscetíveis à mudanças ambientais, então eles precisam de ambientes com poucas oscilações e encontram esse ambiente em águas rasas nos quais a temperatura se mantém numa faixa constante. Eles também são dependentes do movimento das águas para trazer seu alimento, em água parada, em ambientes fundos, não conseguiriam se alimentar adequadamente. Além disso, há grande formação de carbonato de cálcio, produzidos mais pelos corais hermatípicos e as algas coralíneas, o que mantém a precipitação para unir os corais.

Outros materiais