Buscar

TEXTO 00 AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA INTRODUÇÃO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá
Curso de Psicologia
Professora - Hillevi Soares 
TEXTO 00 - AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: INTRODUÇÃO
Qual a diferença entre a avaliação não-profissional e a avaliação profissional?
 
Para Pasquali (2001), a avaliação não-profissional é o tipo de avaliação que todos nós fazemos e que constitui uma habilidade necessária para a própria sobrevivência. Ou seja, a habilidade para interpretar o comportamento dos outros, a partir da decodificação do comportamento verbal e não-verbal relacionando-os dentro de categorias de como as pessoas devam se comportar. 
Ex: em uma festa você vê alguém com um copo na mão, cara vermelha e cambaleando, você de imediato o classifica na categoria dos beberrões.
 
Na avaliação profissional, são as avaliações mais formais, elas são confiáveis porque têm base em instrumentos e procedimentos adequados. Para Pasquali (2001), com a diversificação das necessidades e das tecnologias de avaliação, tornou-se necessária e existência de um perito na área: o psicólogo. Assim, a avaliação passou a ser uma habilidade primordial do profissional psicólogo.
Avaliação Psicológica
 
A avaliação é a atribuição de qualidade aos valores numéricos obtidos através da medida. Envolve sempre um juízo de valor. A avaliação de indivíduos sem a utilização de técnicas e instrumentos adequados é praticamente impossível. 
 
Técnicas de avaliação:
São os métodos utilizados para se obter as informações desejadas.
 
Instrumento de avaliação:
É o recurso usado para o fim da avaliação.
Avaliação, em Psicologia, refere-se à coleta e interpretação de informações psicológicas, resultantes de um conjunto de procedimentos confiáveis que permitam ao Psicólogo avaliar o comportamento.
 
A avaliação psicológica é uma função privativa do Psicólogo e, como tal, se encontra definida na Lei N.º 4.119 de 27/08/62 (alínea “a”, do parágrafo 1° do artigo 13).

Outros materiais