Buscar

Tecido epitelial; Tecido Muscular; Tecido Nervoso; Tecido Conjutivo e suas especializações;

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Tecido epitelial
-Pouca quantidade de material intercelularne células justapostas
-Avascular, sendo que sua nutrição e oxigenação, assim como a remoção de detritos, são feitas através de capilares do tecido conjuntivo adjacente.
-Funções: proteção, absorção, secreção e excreção.
-Responsável pela formação das glândulas
-Origem: pode ser a partir do ectoderma, mesoderma ou endoderma.
-Membrana basal: uma estrutura que atua na proteção do tecido conjuntivo subjacente.
-Na superfície livre: microvilosida-des e cílios
De acordo com a forma, o tecido epitelial é classificado em:
- Pavimentoso: Nesse tipo de tecido epitelial, as células apresentam-se achatadas. É encontrado, por exemplo, formando a epiderme;
- Cúbico: As células, nesse tipo de tecido, caracterizam-se pelo formato de cubo. Esse epitélio é encontrado em cinco locais básicos: ductos e ácinos das glândulas, túbulos renais, epitélio germinativo do ovário e na retina;
- Prismático: São células altas e retangulares. Esse tipo de tecido epitelial pode ser encontrado na mucosa do estômago, nos ductos biliares, nas tubas uterinas, entre outros locais.
De acordo com o arranjo, podemos classificar o tecido epitelial em:
- Simples: Nesse tipo de epitélio, o tecido apresenta-se com apenas uma camada de células;
- Estratificado: O arranjo, nesse tipo de epitélio, apresenta-se com várias camadas de células;
- Pseudoestratificado: Aparentemente apresenta mais de uma camada, entretanto, todas as células estão ancoradas na membrana basal;
- Transição: Encontrado no sistema excretor, esse epitélio caracteriza-se por sua grande capacidade de distensão e por ser formado por várias camadas de células.
De acordo com sua função, o tecido epitelial é classificado em:
- Revestimento: Responsável por revestir o corpo externamente, bem como órgãos e algumas cavidades corporais. Atua protegendo o corpo contra a entrada de organismos patogênicos e evita perda excessiva de água;
- Glandular: É o tecido epitelial responsável pela síntese de substâncias. Podemos classificar o tecido glandular em: glândulas exócrinas, endócrinas e mistas. 
- Glândulas exócrinas: apresentam ductos excretores que lançam sua secreção para fora do corpo ou para o interior de cavidades de órgãos. 
- Glândulas endócrinas: lançam sua secreção no sangue e não possuem ductos excretores. Esse último tipo de glândula é responsável pela produção de hormônios. 
-Glândulas mistas: apresentam regiões endócrinas e exócrinas ao mesmo tempo.
Tecido Muscular
-Função: movimento, locomoção.
-Origem: mesodérmica.
-Células musculares, fibras muscu-lares ou miócitos.
-Miofibrilas ou miofilamentos, são compostos por diversos tipos de proteínas, sendo a actina e a miosina os filamentos encontrados em maior quantidade.
-O citoplasma das células musculares se chama sarcoplasma; os retículos endoplas-máticos lisos que encontramos no interior das células musculares se chamam retículo sarcoplasmático; e a membrana plasmática das células musculares é chamada de sarcolema.
- Tecido muscular estriado esque-lético: se prende aos nossos ossos e tem contração voluntária, ou seja, esses músculos são contraídos somente quando nós queremos.
- Tecido muscular estriado cardíaco: é encontrado no coração e, diferentemente do tecido muscular estriado esquelético, não possui movimentos voluntários, e sim involuntários, contraindo-se de forma rápida e ritmada.  
- Tecido muscular liso: assim como o tecido muscular estriado cardíaco, tem contração involuntária e pode ser encontrado nas paredes dos órgãos internos como intestino, útero, estômago, etc.
Tecido conjuntivo
- Componentes básicos: células, fibras e substância fundamental. 
- Função: Sustentação de tecidos e órgãos; Preenchimento de espaço entre os tecidos; Nutrição dos tecidos epiteliais; Proteção de órgãos internos; Reserva energética (células adiposas); Defesa contra organismos patogênicos; Produção de células sanguíneas.
- Origem: Mesoderma
- Matriz extracelular (MEC)- composta por proteínas fibrosas e uma substância viscosa, denominada de substância fundamental, que é formada basicamente por glicosaminoglicanas e proteoglicanas.
- Classificação dos tecidos conjuntivos
Os tecidos conjuntivos podem ser classificados de diversas formas. Veja na ilustração a seguir a classificação dos principais tipos:
- Tecido conjutivo frouxo: apresenta fibras que não estão firmemente arranjadas, assim contendo mais células. 
- Tecido conjuntivo denso: possui grande quantidade de fibras intimamente entrelaçadas, assim contendo menos células pode ser ainda classificado em modelado e não modelado.
- Não modelado: apresenta fibras dispostas de maneira desordenada.
- Modelado: as fibras estão orientadas de forma paralela.
Tecido hematopoiético (Sanguineo)
- Formado por fibras e tipos celulares que dão suporte às células formadoras do tecido sanguíneo (células pluripotentes). Assim, hemácias, plaquetas e glóbulos brancos (neutrófilos, basófilos, monócitos e eosinófilos), além de linfócitos, são produzidos.
- Está localizado na medula óssea (tecido mieloide), em costelas, vértebras, ossos do crânio e extremidades do fêmur e úmero, caracterizando a medula óssea vermelha.  É encontrado também em órgãos linfáticos, como baço, timo, linfonodos, nódulos linfáticos e tonsilas palatinas: tecido linfático ou linfoide. Esse último é também responsável pela remoção de detritos e células sanguíneas debilitadas.
Tecido adiposo
- Função: Isolante térmico, deposito de energia, modelação corporal, produção de hormonios (Leptina). 
- É pobre em matriz, no microscopio parece uma teia de aranha 
- É responsável pelo armazenamento de gordura, em células diferenciadas denominadas adiposas ou adipócitos.
Tecido cartilaginoso
- Função: Sustentação de tecidos moles;
Atuação na formação e crescimento de ossos; Revestimento de superfícies articulares, facilitando o deslizamento dos ossos; Absorção de impactos.
- Avascular, é irrigada por vasos sanguineos do pericôndro, que é uma membrana de revestimento das cartilagens hialina e elástica.
- Tipos de células: Condrócitos (fica dentro das lacunas); Condroblastos (células jovens, fica na periferia); Grupo Isogênico;
- Matriz do tecido cartilaginoso (MEC): é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.
Tipos de cartilagem:
- Cartilagem hialina: Cartilagem que apresenta matriz formada principalmente por fibrilas de colágeno tipo II e é circundada pelo pericôndrio. Essa é a cartilagem que forma o esqueleto do feto, esqueleto esse que é posteriormente substituído por ossos em um processo denominado de ossificação endocondral. A cartilagem hialina pode ser observada também no nariz, traqueia e brônquios.
- Cartilagem elástica: Cartilagem que se destaca por apresentar grande quantidade de fibras elásticas e poucas fibrilas de colágeno, além de ser revestida por pericôndrio. Em virtude da presença de fibras elásticas, essa cartilagem possui grande elasticidade. Ela é encontrada no pavilhão auditivo, na laringe e na epiglote.
- Cartilagem fibrosa ou fibrocartilagem: Cartilagem que apresenta quantidade relativamente grande de fibras de colágeno tipo I. Diferentemente das outras cartilagens, esta não apresenta pericôndrio. A cartilagem fibrosa pode ser observada nos discos intervertebrais, nos discos articulares das articulações dos joelhos e na ligação entre tendões e ossos.
Tecido ósseo 
- Função: sustentação e proteção.
- É constituído, além de fibras colágenas e vasos sanguíneos, de sais de cálcio, fós-foro e magnésio, ele mantém constante a concentração desses minerais no corpo.
- Matriz óssea: é constituída por matéria inorgânica, tendo presentes bicarbonato, magnésio, potássio, sódio, citrato e íons fosfato e cálcio, sendo estes dois os mais freqüentes. 
- Osteócitos: são achatados e se localizam no interior da matriz óssea, em lacunas. São via de transportede nutrientes e metabólitos entre os vasos sanguíneos e a morte destes confere a reabsorção da matriz.
- Osteoblastos: sintetizam a região orgânica da matriz óssea e participam da mineralização da matriz, uma vez que possuem capacidade de concentrar fosfato de cálcio. Aprisionados pela matriz recém-sintetizada, passam a ser chamado de osteócitos.
-Osteoclastos: são células gigantes, móveis e ramificadas irregularmente, com vários núcleos. Secretam substâncias como colagenase, que digerem a matriz orgânica e dissolvem sais de cálcio.
- Endósteo: é formado por uma camada de células achatadas e reveste algumas regiões e o periósteo possui fibras colágenas e fibroblastos e células que se multiplicam por mitose, auxiliando no crescimento de ossos e reparação de fraturas.
Tecido nervoso
- Função: receber informações do ambiente externo e do meio interno, processá-las e elaborar uma resposta.
- Componentes do tecido nervoso:
O tecido nervoso é composto por diferentes tipos celulares, além, é claro, da matriz extracelular. Essa matriz, no entanto, é pouco abundante e não apresenta fibras. Entre os tipos celulares, temos os neurônios e as chamadas células da neuróglia ou glia.
-Neurônios: São as células mais conhecidas do tecido nervoso e são responsáveis pela transmissão do impulso nervoso.  Essa transmissão é feita graças à diferença de potencial em sua membrana.
Os neurônios apresentam um corpo celular de onde partem prolongamentos chamados de dendritos e axônios. No corpo celular, está presente o núcleo, bem como outras organelas celulares. A forma dessa parte do neurônio é variável e relaciona-se com sua atividade funcional.
O axônio é um prolongamento do neurônio que se destaca por ser mais delgado, mais longo e apresentar menos ramificações do que o dendrito. Existem axônios que atingem até 1,5 m de comprimento. Esses prolongamentos são os responsáveis pela condução dos impulsos nervosos até a próxima célula por meio das sinapses, que transformam os impulsos nervosos em sinais químicos para a outra célula. Os dendritos, por sua vez, são responsáveis por receber os estímulos do meio.
No sistema nervoso central, é possível perceber duas regiões distintas: a substância cinzenta e a substância branca. A região cinzenta é o local onde estão situados os corpos celulares dos neurônios. Já a substância branca apresenta apenas os prolongamentos de neurônios. A coloração esbranquiçada dessa região deve-se à presença da bainha de mielina, que envolve o axônio e está relacionada com o aumento da velocidade do impulso nervoso.
De acordo com sua função, podemos classificar os neurônios em sensoriais, interneurônios e motores. Os sensoriais são aqueles que recebem os estímulos do meio interno ou externo e levam a informação até o sistema nervoso central. Os interneurônios conectam um neurônio a outro. Por fim, temos os motores, que partem do sistema nervoso central e conduzem a resposta para determinado estímulo.
- Células da neuróglia ou glia:
As células da neuróglia, também chamadas de células da glia, estão relacionadas com várias funções, tais como suporte e nutrição dos neurônios e reparação do tecido nervoso. São exemplos dessas células os oligodendrócitos, as células da micróglia, os astrócitos, as células ependimárias, as células satélites e as células de Schwann, sendo essas duas últimas encontradas no sistema nervoso periférico, e as primeiras, no sistema nervoso central.
Os astrócitos são as células da glia mais numerosas do sistema nervoso central, estando relacionados com o suporte físico e metabólico dos neurônios. Os oligodendrócitos estão relacionados com a formação da bainha de mielina, estrutura localizada em volta do axônio e constituída pela membrana plasmática dessas células, que se enrolam várias vezes sobre o prolongamento. As células da micróglia são as menores células da glia e possuem ação fagocitária. As células ependimárias, por sua vez, revestem os ventrículos do cérebro e o canal da medula espinhal.
As células satélites e as células de Schwann estão localizadas no sistema nervoso periférico. As células satélites promovem um isolamento elétrico em torno do neurônio e constituem uma via para trocas metabólicas. Já as células de Schwannsão responsáveis pela formação da fibra nervosa mielínica nos neurônios presentes no sistema nervoso periférico.

Outros materiais