Buscar

a2 corrigida

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1- Sobre os temas sistemas tributários nacional e espécies tributarias 
a) É legitima a institucional de taxa pela prestação de serviço de asfaltamento de via pública. 
2- Com relação á duplicata, assinale a alternativa correta
a) se a remessa de duplicata for feita por intermédio de representantes, instituições financeiras, procuradores ou correspondentes, esses deverão apresentar o título ao comprador dentro de 10 dias, contados de seu recebimento na praça de pagamento.
3- o artigo nº 148 da constituição federal outorgou competência para a criação de empréstimos compulsórios que poderão ser exigidos em situações excepcionais, indique de quem é a competência e quais são as situações excepcionais que autorizam a administração instituir e exigir o sobredito empréstimo, nos termos do artigo nº 15 do código tributário nacional.
b) a competência para instituir empréstimo compulsório é exclusiva da união e ao mesmo poderá ser instituído ante guerra externa, ou sua eminência, calamidade pública que exija auxilio federal impossível de atender com os recursos orçamentários disponíveis: conjuntura que exija a absorção temporária de poder aquisitivo.
4- no que diz respeito ao stn..
a) sempre que for possível, os impostos terão caráter pessoal, facultado a administração tributaria identificar o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte.
5- de acordo com as disposições constitucionais e legais aplicáveis á espécie, a contribuição de melhoria
b)pode ser instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado. 
6- a respeito do poder trbutario do estado, é correto afirmar
a) a tributação tem por papel determinar qual proporção dos recursos da sociedade ficará sob o controle do governo para ser gasta de acordo com algum procedimento de decisão coletiva, e qual proporção será deixada, na qualidade de propriedade pessoal, sob o arbítrio de particulares.
7- “ as taxas cobradas pela união, pelos estados, pelo distrito federal ou pelos municípios no âmbito de suas respectivas atribuições, tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço publico específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto á sua disposição.” ( adaptado) 
8- em sede de ilícito penal e ilícito administrativo, é correto afirmar:
c) para que seja possível ação penal que tenha por objeto crime contra a ordem tributaria é necessário que tenha havido completo exaurimento do procedimento administrativo que decida pela existência fiscal do crédito tributário.
9- Caio emitiu em 29 de abril de 2011 uma nota promissória em favor de ticio no valor de R$ 100.000,00, com vencimento para 29 de setembro de 2011. Na véspera do vencimento ticio endossou a nota promissória para Griselda, menos impúbere, a qual, ainda na véspera do vencimento, endossou-a parcialmente para Felipe, endosso este no valor de R$ 6.500,00. A endossante Griselda foi avalizada por paulo, maior e capaz. Face ás características cambiais dessa nota promissória, é correto afirmar que:
D) o endossatário Felipe poderá propor ação cambial em face de Paulo pelo valor do aval por ele prestado
10- A CF-88 positivou o poder de instituir tributos dos entes federados e definiu os seguintes tributos: impostos: taxas e contribuição de melhoria, decorrente de obras públicas, determinando que as taxas podem ter base de calculo própria de impostos e que cave á lei complementar; dispor sobre conflitos de competência, em matéria tributaria, entre união, os estados, o distrito federal e os municipos; regular as limitações constitucionais ao poder de tributar; estabelecer normas gerais em matéria de legislação tributaria, especialmente sobre: definição de tributos e de suas espécies, bem como, em relação aos impostos discriminados nesta constituição, a dos respectivos fatos geradores, bases de calculo e contribuintes; obrigação, lançamento, credito, prescrição e decadência tributários, adequado tratamento tributário ao ato cooperativo praticado pelas sociedades cooperativas e definição de tratamento diferenciado e favorecido para as microempresas e para as empresas de pequeno porte, inclusive regimes especiais ou simplicados.
D) há apenas uma informação errada

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais