Buscar

Questionário 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questionário 2
1-Defina potencial de ação?
É quando a membrana de uma célula excitável realmente se excita, uma sucessão de eventos fisiológicos ocorre através da tal membrana. Tais fenômenos, em conjunto, produzem aquilo que chamamos de POTENCIAL DE AÇÃO. Geralmente a excitação ocorre no momento em que a membrana recebe um determinado estímulo. Estes estímulos podem ser: calor, frio, solução salina hipertônica ou hipotônica, ácidos, bases, corrente elétrica, pressão, etc. Algumas células desencadeiam o Potencial de Ação sem a necessidade de receberem estímulos, devido a uma alta excitabilidade que as mesmas apresentam. Tais células são denominadas auto excitáveis, e os potenciais por elas gerados são denominados de POTENCIAIS ESPONTÂNEOS.
2- Como se dá a condução do potencial de ação com a importância da bomba de Na e K?
A membrana celular é muito mais permeável ao íon potássio K+ do que ao íon sódio Na+. Como os íons tendem a se mover para estabelecer um equilíbrio, parte dos íons de potássio movem-se para uma área onde a sua concentração é menor: fora da célula. O sódio, move-se em menor quantidade para dentro da célula (cerca de 100 vezes menos que o potássio). Devido a essa difusão os gradientes de concentração desses íons devem diminuir, isso acarretaria uma perda do potencial de membrana negativo. Para impedir que isso ocorra, a membrana celular possui uma bomba de sódio/potássio que utiliza energia da ATP para manter as concentrações intra e extracelular, bombeando três íons de sódio para fora da célula e dois íons de potássio para seu interior. O resultado final é que mais íons carregados positivamente encontram-se fora da célula do que no seu interior, mantendo o potencial de repouso da membrana.
3- Defina polarização e despolarização da membrana?
Despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples.
Repolarização é o processo pelo qual se reestabelece a polaridade normal da membrana, antes da despolarização, ou seja, o interior da membrana volta a ficar com carga eletronegativa e o exterior com carga eletropositiva.
4- Defina o princípio de tudo ou nada?
O princípio do tudo ou nada se aplica a todos os tecidos excitáveis normais e ocorre da seguinte forma: uma vez desencadeado um potencial de ação em qualquer ponto de uma fibra normal, o processo de despolarização vai trafegar por toda a membrana, caso as condições sejam adequadas, ou não o fará se forem inadequadas (GUYTON E HALL, 1996).
Um neurônio só consegue enviar um impulso se a intensidade do impulso for acima de um determinado nível, fazendo com que a sua membrana seja despolarizada e repolarizada. Este valor mínimo que permite a transmissão do potencial de ação é conhecido como potencial limiar. Os valores abaixo do potencial limiar são conhecidos como sublimiares, e cada célula possui um valor característico de potencial limiar.
5-O que é período refratário relativo e absoluto?
Período refratário é quando um segundo estímulo limiar for aplicado, enquanto o primeiro PA já está em curso, não será possível desencadear outro PA, pois os canais de Na (sódio) não estarão completamente inativados, isto é, fechados. Este período corresponde ao período refratário absoluto (PRA).
A aplicação de um estímulo limiar em uma fase posterior, no curso final da repolarização será possível desencadear um PA, ainda que de menor amplitude. A este período denominamos período refratário relativo (PRR).
6- Descreva as diferentes partes do encéfalo humano com suas respetivas funções?
O cérebro está estruturado da seguinte forma:
Córtex cerebral: O córtex cerebral é a maior parte do cérebro humano, e está associado com funções cerebrais superiores, como o pensamento e a ação. O córtex cerebral é dividido em quatro seções, chamadas lóbulos:
1. Lóbulo Frontal. Está associado com o raciocínio e o planejamento, e com as partes da fala, as emoções, os movimentos e a solução de problemas.
2. Lóbulo Temporal. Está associado com a percepção e o reconhecimento dos estímulos auditivos, da memória e da linguagem.
3. Lóbulo Parietal. Está associado com o movimento, o reconhecimento, a orientação e a percepção dos estímulos.
4. Lóbulo Occipital. Está associado com o processamento visual.
O cérebro é dividido em duas metades por um sulco profundo, conhecidos como o hemisfério direito e esquerdo, e embora sejam principalmente simétricos, mostrou-se que cada um deles é ligeiramente diferente e têm diferentes funções.
O hemisfério direito está associado à criatividade e o hemisfério esquerdo está associado com as habilidades lógicas, e ambos os hemisférios são conectados pelo corpo caloso.
Funções Do Cérebro
Processa a informação sensorial, controla e coordena o movimento e o comportamento. Pode chegar a priorizar as funções corporais homeostáticas, como os batimentos cardíacos, o balanço hídrico, a temperatura corporal e a pressão arterial. É responsável pela cognição, aprendizagem, memória e emoções.
Cerebelo: A estrutura do cerebelo é semelhante a do cérebro, já que tem dois hemisférios e tem um córtex altamente dobrado, o qual está associado com a regulação e a coordenação dos movimentos, a postura e o equilíbrio.
Funções Do Cerebelo Organiza a informação complexa recebida pelo cérebro, e recebe informação a partir do ouvido interno, dos nervos sensoriais e do sistema visual auditivo. Coordena os movimentos motores e os processos de memória e aprendizagem básica. Desempenha um papel fundamental na coordenação dos movimentos voluntários motores, do equilíbrio e dos tônus musculares.
Sistema Límbico: O sistema límbico, também conhecido como o cérebro emocional, se encontra enterrado no cérebro, e contém o tálamo, hipotálamo, amígdala e hipocampo.
Funções Do Hipotálamo
Tálamo: É uma massa de substância cinzenta localizada profundamente no cérebro anterior na parte mais alta do diencéfalo e possui funções sensoriais e motoras.
Hipotálamo: Esta região é parte do diencéfalo, e está localizada abaixo do tálamo. A estrutura está envolvida em funções tais como a homeostase, a emoção, a sede, a fome, os ritmos circadianos, e controle do sistema nervoso autônomo, além de controlar a pituitária.
Amígdala: A amígdala é uma parte do telencéfalo, e se encontra no lóbulo temporal. Está relacionada com a memória, a emoção e o medo.
Hipocampo: Esta área está relacionada com o córtex cerebral e está localizada no interior do lóbulo temporal. É importante para o aprendizado e a memória, para a conversão da memória de curto prazo e para recordar as relações espaciais no mundo ao nosso redor.
Tronco Cerebral: Sob o sistema límbico se encontra o tronco do encéfalo, que é responsável pelas funções vitais, como respiração, batimentos cardíacos e pressão arterial. O tronco cerebral é formado pelo mesencéfalo, ponte de Varolio e medula.
Cérebro Posterior: Medula, que se encontra na parte superior da medula espinhal; Ponte de Varolio, serve como um conector para unir a medula e o cérebro; Formação reticular, é formada por uma rede neural.
Cérebro Médio: Tecum, é o teto do mesencéfalo; Tegmento, é a área do tronco cerebral que forma a base do mesencéfalo; Pedúnculos cerebrais, que se encontram no mesencéfalo.
Tronco Cerebral
Principalmente, sua mais importante função é controlar e regular os processos motores e sensoriais do corpo. As funções do tronco cerebral incluem atenção, estado de alerta, a respiração, a frequência cardíaca, a pressão arterial, transmissão de informações e sinais entre os nervos periféricos e a medula espinhal com o cérebro superior e outras funções autônomas, como a salivação, a digestão, a sudorese, a contração e a dilatação das pupilas e a urina, entre outras.
7 – Descreva como se dá a transmissão do impulso em um arco reflexo?
O arco reflexoé a resposta imediata à excitação de um nervo, sem a vontade ou consciência do animal, ou seja, é um estímulo que não chega até o encéfalo, ele recebe resposta na medula.

Outros materiais