Buscar

RESUMO TEORIAS ECONOMICAS NA CONT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TEORIAS ECONOMICAS APLICADAS A CONTABILIDADE
Uma definição formal de economia nos diz que é a ciência que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem (escolhem) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas. 
O objeto da Economia é o estudo dos fenômenos que envolvem a escassez. 
I. O que produzir: Uma questão econômica 
II. Como produzir: Uma questão tecnológica 
III. Para quem produzir: Uma questão social 
Com o Regime Militar a partir do ano de 1964, as medidas produtivas tiveram novos rumos, como a intensificação da entrada de empresas e capitais de origem estrangeira.
Economias Descentralizadas ou Economias Capitalistas, são caracterizadas por um sistema de organização econômica baseado na propriedade privada dos meios de produção. O lucro determina o investimento.
Nas Economias Centralizadas há problemas básicos do que, quanto, como e para quem produzir são determinados pelos órgãos planejadores centrais, e não pelo sistema de preços como nas economias de mercado.
Escassez gera problema social e de mercado. Necessidade e desejo é ponto de vista. 
Macroeconomia é geral
Microeconomia é específico
2019 vai voltar a crescer e alguns produtos vão custar mais caro, 2020 tudo voltará ao normal.
Custo de oportunidade é o sacrifício de uma produção para produzir outra.
Ociosidade 
Usar todos os recursos disponíveis e necessários.
Lei da demanda: quanto maior o preço do bem, menor será sua procura na perspectiva do preço.
Lei da oferta: aumenta o preço diminui a procura
Ponto de equilíbrio: mesma quantia de demanda e oferta.
Monopólio de um lado um único empresário dominando inteiramente a oferta e, de outro, todos os consumidores, sem capacidade de influir nas decisões da empresa monopolista. Não há, dessa forma, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. O preço de equilíbrio de mercado é determinado pela oferta e pela capacidade de produção.
Oligopólio estrutura de mercado normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam o mercado, ou ainda, onde pode haver um grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado.
Cartel é uma associação de produtores, dentro de um setor que, determinam os preços para todas as empresas daquele setor.
 Liderança de Preços: é um modelo de formação de preços, onde uma empresa líder que, via de regra, fixa o preço, respeitando as estruturas de custos das demais, e há empresas satélites que seguem as regras ditadas pelas líderes.
Empresa Líder Fixa o preço respeitando a estrutura de custos das demais empresas. 
Empresa Satélite Seguem as regras ditadas pela empresa líder.
Monopsônio Quando há somente um comprador para muitos vendedores de produtos e serviços 
Oligopsônio Quando há poucos compradores negociando com muitos vendedores
Monopólio Bilateral 
Ocorre quando um comprador defronta com um único vendedor. (ambos são monopolistas) 
Teoria da Procura 
Segundo essa teoria, quanto maior o preço de um bem, menor será a quantidade demandada desse mesmo bem. 
Teoria da Oferta 
Quanto maior o preço de um bem maior, será a quantidade oferecida.
Regulação econômica: Processo pelo qual o governo intervém no mercado com o objetivo de assegurar a livre concorrência entre as empresas, e por consequência aumentar o bem-estar social, através da redução do preço e aumento da quantidade ofertada.
Condutas analisadas por agências reguladoras 
Concentração vertical: fusão de empresas em diferentes estágios da cadeia produtiva. 
Concentração horizontal: fusão entre concorrentes (Ambev). 
Conglomeração: associação entre empresas que atuam em diferentes setores da economia. 
Lei 8884/1994, que concede poder de decisão ao CADE (Conselho de Defesa da Concorrência) nos assuntos relativos a aquisições/fusões, regulando as práticas concorrenciais. + q 20% do mercado relevante é controlado pelo CADE.
A Macroeconomia estuda o funcionamento da economia como um todo, procurando identificar e medir as variáveis que determinam o crescimento econômico, o nível de emprego e o nível geral de preços do sistema econômico.
E tudo o mais que se produziu durante o ano expressos em reais e dividido por cada brasileiro. Assim, o Produto Interno Bruto per capita (ou por pessoa) mede quanto, do total produzido, 'cabe' a cada brasileiro se todos tivessem partes iguais.
Os instrumentos de atuação da política macroeconômica são: 
I. Instrumentos Fiscais Tributação direta: incide direto na fonte, é mais coercitiva sobre a renda. IR
Indireta: gera menos pressão por não ser coercitiva, mas todos pagam, característica de países subdesenvolvidos, ICMS.
II. Instrumentos Monetários O objetivo é o da “condução” dos índices econômicos, e tem como missão básica a rolagem da dívida interna do Tesouro Nacional, e o controle do processo inflacionário.
III. Instrumentos Cambiais 
Microeconomia, que se ocupa da análise individual das unidades econômicas, como as famílias, ou consumidores, e as empresas.
A moeda pode ser definida como sendo a unidade representativa de valor aceita como instrumento de troca numa comunidade, esta possui três funções: 
 Meio de troca – intermediário entre as mercadorias (com a moeda, você adquire o que deseja, ou seja, ela é universalmente aceita nas transações econômicas); 
 Unidade de conta – ser o referencial das trocas, o instrumento pelo qual as mercadorias são cotadas. O valor de um bem é a expressão numérica de sua quantificação em moeda; 
 Reserva de valor – poder de compra que se mantém no tempo, ou seja, com uma determinada quantidade de moeda você poderá comprar um bem hoje, amanhã ou no próximo mês, pois a moeda mantém seu poder de compra no tempo. 
Instrumentos de política monetária 
O objetivo desses instrumentos é a “condução” dos índices econômicos, e tem como missão básica a rolagem da dívida interna do Tesouro Nacional e o controle do processo inflacionário, através de quatro diretrizes: 
a) Depósito compulsório 
São recolhimentos obrigatórios de recursos (dinheiro depositado) que as instituições financeiras fazem ao Banco Central. A sua composição é basicamente de duas formas:
b) Redesconto bancário 
Instrumento pelo qual o qual o Banco Central concede “empréstimos” aos bancos comerciais a taxas acima das praticadas no mercado.
c) Mercado aberto de títulos públicos 
Os títulos públicos são ativos de renda fixa que têm por finalidade captar recursos para o financiamento da dívida pública e financiar atividades do Governo Federal, como educação, saúde e infraestrutura. Emitidos pelo Tesouro Nacional para financiar a dívida pública nacional, representam a disponibilidade financeira do governo federal brasileiro.
Inflação é a alta constante do nível de preços, que provoca a redução do poder aquisitivo da moeda. Deflação é a redução generalizada de preços, que provoca o aumento do poder aquisitivo da moeda. A inflação sempre foi considerada um mal para a sociedade, não só por representar um imposto disfarçado, generalizadamente cobrado de todos os cidadãos, mas principalmente porque a desvalorização da moeda dificulta a previsão econômica e provoca a perda do poder aquisitivo de pessoas físicas e jurídicas.
Aceleração inflacionária: é a elevação da taxa de inflação; 
 Hiperinflação: termo utilizada para designar aumentos muito grandes de preços. 
O comércio internacional ou comércio exterior é a troca de bens e serviços através de fronteiras internacionais ou territórios.
Modelo ricardiano: focar a produção naquilo que faz melhor e com menor custo para o comércio exterior, também conhecido como “teoria das vantagens comparativas”, na qual os países devem especializar-se na produção daqueles bens que o façam com maior eficiência, isto é, com menores custos relativos.
Taxa de câmbio é uma relação entre moedas de dois países, resultante da medição do preço de uma moeda em relação a outra. Portanto, para as transações
comerciais internacionais poderem ser efetivadas, requer compatibilização entre diferentes tipos de valores de moedas, o que resulta no conceito de taxa de câmbio.
Mercado cambial é o mercado em que as moedas dos diferentes países são transacionadas. 
Desvalorização acontece quando a moeda nacional passa a valer menos em moeda estrangeira.
Valorização acontece quando a moeda nacional passa a valer mais em moeda estrangeira.
Saldo da Balança Comercial = Exportações – Importações
O superávit é um fator positivo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando (vendendo) mais bens e serviços do que está importando (comprando).
O déficit é um fator negativo na economia de um país, já que mostra que o mesmo está exportando (vendendo) menos bens e serviços do que está importando (comprando).
A razão entre o total de exportações e importações de um país indica a taxa de cobertura das importações pelas exportações, que mostra a percentagem das exportações que pagam as importações. A taxa de cobertura é importante, pois proporciona a noção exata do grau de dependência ou independência comercial de um país em relação ao mercado externo.
PIB soma de todos os bens e serviços do país dividido pela população.
O crescimento econômico é o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, uma elevação da produção do país. O PIB é calculado através da soma, a preços correntes, de todos os produtos e serviços finais de um país em um determinado período. O conceito de desenvolvimento econômico está relacionado à melhoria do bem-estar da população.
Atualmente, o cálculo do IDH é efetuado a partir de três aspectos principais da população: renda, educação e saúde. Assim, quanto mais esses três aspectos apresentarem melhorias, melhor será o IDH. O resultado varia de 0 a 1, de forma que, quanto mais próximo do valor máximo, maior é o desenvolvimento humano de uma determinada localidade. 
IDH baixo – reúne todos os países que apresentam IDH abaixo de 0,500; 
 IDH médio – países com IDH entre 0,500 e 0,799; 
 IDH alto – países com desenvolvimento humano entre 0,800 e 0,899; 
 IDH muito alto – países cujo índice encontra-se igual ou acima de 0,900. 
Países subdesenvolvidos 	
 Exportam produtos primários 
 Importam produtos acabados / manufaturados
 Importam tecnologia 
Países desenvolvidos
 Importa produtos primários 
 Exportam produtos acabados 
 Exportam tecnologia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais