Buscar

LIVRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Quem é a personagem Deborah ? O que há em comum entre ela e você?
 Deborah uma adolescente de 16 anos, de origem judia, bonita, inteligente e está sendo levada pelos pais para um hospital psiquiátrico, com o diagnóstico de esquizofrenia. Percebe-se que a família da adolescente teve forte participação no desenvolvimento da doença desencadeada pela adolescente, um avô autoritário e orgulhoso que não a permitia expressar seus sentimentos, o ambiente escolar e os amigos que a hostilizavam por ser de origem judia, levando-se em conta as mudanças típicas da fase de adolescência.
 O que há em comum entre eu e a personagem Deborah é que em algumas situações, me questiono em relação aos motivos pelos quais sinto algo incomodando dentro de mim. Algumas vezes sinto uma angustia, por não sabermos lidar com estes sentimentos, sensações, medos, vazios, perdas, mas consigo ir em frente. Assim como era a personagem Deborah.
Que relações você consegue estabelecer entre a história do livro e a disciplina de Psicopatologia? 
 O livro tem tudo haver com a disciplina de Psicopatologia, pois aborda sobre o transtorno Esquizofrenia, um transtorno mental que tem como característica a desintegração dos processos de pensamento e a capacidade de resposta emocional. É a cisão do mundo interno e externo, causa muito sofrimento e uma extrema dificuldade em lidar com a realidade.
 A arte era um recurso que a personagem do livro Deborah possuía para promover sua sanidade, com o seu talento ela resistiu às piores fases da doença. A arte é como uma vocação criativa, que poderia fazer com que ela crescesse e se desenvolvesse. Dessa, forma, tem toda relação com a disciplina de Psicopatologia, pois já estudamos sobre várias pessoas que também sofriam de algum tipo de transtorno e que também se destacavam na arte, como pinturas, desenhos, músicas, etc. 
 O fim do livro também nos faz lembrar assim como propõe o título, ou seja, pode não existir um jardim de rosas ou uma cura específica para o doente mental, mas podem-se construir possibilidades de melhoras para suas vidas.

Outros materiais