Buscar

Disc. Filosf Prag.Filos. Anal.

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES Filosf. Anal. Prag.
Qual a novidade no critério de verdade no pragmatismo?
Resposta
Os filósofos contemporâneo, especialmente os pragmáticos, não compreendiam a verdade como pronta e acabada,nem como algo imutável. A verdade passou a ser vista como algo utilitário, algo para ser aplicado, que tivesse valor prático. A verdade é inatingível, verdade é uma concepção. Não há verdade absoluta, definitiva. A verdade é relativa, (a alguma coisa), relativa à utilidade, resultado, não há verdade absoluta.Conhecimento verdadeiro, se tiver implicações práticas, se concordar com a realidade.
O que o pragmatismo inovou no campo da educação?
Resposta
A grande questão colocada para a educação foi acerca do conhecimento, que precisa ter um sentido prático, utilitário, deve estar ligado à realidade dos educandos. O ensino pautado em conteúdos desvinculados da realidade, não tem sentido algum, não desperta interesse, entusiasmo. O que dá sentido à educação é desafio, é a provocação, são as perguntas que despertam interesse. A escola deveria se transformar num espaço científico, onde a metodologia usada fosse a problematização . Os assuntos trabalhados devem estar ligados aos interesses dos alunos, devem mostrar a sua utilidade na vida prática. 
Qual a questão central da filosofia da linguagem?
Resposta
A linguagem é instrumento para construção da minha subjetividade, e da minha interação com o meio e com o mundo. É correspondência entre o mundo e o pensamento. Se me expresso pouco, ou se me expresso mal, é porque o meu campo linguístico é reduzido, não domino os signos, os significados da minha cultura. A linguagem é instrumento de compreensão do mundo, e de interação com o mundo. Pensamento e linguagem são indissociáveis, pois ela é o meio pelo qual me expresso. Os limites do meu mundo, são os limites da minha linguagem.
Anisio Teixeira sofreu influencias de qual corrente filosófica? Qual foi sua contribuição para a educação no Brasil?
Resposta
ANÍSIO TEXEIRA
Brasil, início do séc. XX , início dos anos 1930, MOVIMENTO ESCOLA NOVA. 
MOVIMENTO ESCOLA NOVA, sofreu influencia de Dewey, PRAGMATISTA, segundo a qual os conteúdos, os conhecimentos ensinados precisam apresentar com sentido prático, precisa ter ligação com a realidade. Os alunos precisam ser movidos pela curiosidade de aprender, precisam ser incitados à investigação.
Pioneiro educação nova no Brasil, combatia herança pedagógica dos Jesuítas, bem como positivismo pedagógico, propunha educação orientada para a vida dos alunos, criticava autoritarismo e aspectos arcaicos da educação tradicional. Contra educação dual, uma para as elites, de outro, educação popular.
A educação deve ser para todos, caso contrário, contribuirá para manter elitismo, autoritarismo e desigualdade social. 
Ferrenho defensor do ensino público, gratuito e de qualidade para todos.
Participante do MANIFESTO DA EDUCAÇÃO NOVA, educação, responsabilidade da família e Estado, criticava ingerência da igreja católica.
Sofreu críticas de intelectuais de esquerda.
A educação no Brasil, deveria agir contra as instituições antidemocrática no Brasil,.
. Defensor da filosofia e da arte na prática pedagógica.

Outros materiais