Buscar

o contador e a ética profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

O CONTADOR E A ÉTICA PROFISSIONAL
Habilidades necessárias ao contador: de comunicação; Habilidades computacionais; Habilidades analíticas; intelectuais; Habilidades multidisciplinares e interdisciplinares; Conhecimentos de assuntos globais; Qualidades pessoais; Pensamento crítico. 
há duas funções exercidas pela contabilidade: a função administrativa (controla o patrimônio da entidade, sob dois prismas, verificar a situação patrimonial em determinado momento (estático) e registrar as alterações patrimoniais de ordem qualitativa e quantitativa (dinâmico); função econômica (apuração do resultado do exercício, contempla aferição de lucros ou prejuízos em dado período)
Bifurcações: escrituração, demonstrações financeiras, auditoria e análise das demonstrações contábeis. 
O Balanço Social (BS) apresenta um rol de informações que evidenciam o compromisso da entidade com a sociedade, de forma a divulgar sua gestão econômico-social. Tal relatório visa demonstrar à comunidade que o compromisso final da organização não é apenas com aferição de lucros, mas também com o desempenho social.
(DVA). O objetivo desse demonstrativo financeiro, também chamado de Demonstração do Valor Agregado, consiste, segundo FERRARI (2012, p. 916) em “evidenciar a riqueza criada por uma empresa ao longo do exercício social e a forma como essa riqueza foi distribuída”.
Oportunidades para o profissional de contabilidade, separando-as nas seguintes áreas: empresa, autônomo, ensino e órgãos públicos. Atuando como analista, assessor, auditor (interno ou externo), conselheiro consultor, controller, professor, perito, pesquisador.
Ética (ethos-costumes) (quero, posso, devo?) conjunto de regras acerca de um determinado assunto, orientam o comportamento do ser humano para com os outros. Ética empresarial conjunto de valores e filosofias que norteiam a conduta dos envolvidos na empresa para a boa convivência. As reflexões da ética compreendem pontos da vida pública e das
leis estabelecidas no plano social para a existência humana
Moral conjunto de hábitos e costumes vivenciados por um grupo humano passados de geração em geração.
Direito acordo de caráter obrigatório exige um contrato entre pessoas.
A moralidade é um conjunto de regras que agem de fora, ou a partir do inconsciente, sendo uma motivação extrínseca à consciência do sujeito. Ética influencia o comportamento de uma pessoa, mas a partir de sua própria consciência e vontade.
Virtude aspectos individuais que servem como alicerce das ações humanas, constitui a cultura de um grupo social.
Código de ética empresarial: protege as relações entre os envolvidos com a empresa. Princípios: uniformidade da conduta do grupo, base de resolução de conflitos éticos, regulamento pré-convencional. Programas de ética formais utilizados pela empresa.
Sustentabilidade significa sobrevivência, perenidade dos empreendimentos humanos e do planeta. 
Revista Exame divulgou uma matéria com relação às 10 práticas de sustentabilidade empresariais mais valorizadas pelos consumidores
1. Não ao trabalho infantil e escravo 
2. Igualdade de oportunidade 
3. Remuneração justa 
4. Cuidados com o bem-estar 
5. Respeito ao trabalho terceirizado 
6. Economia de água 
7. Investir em especialização 
8. Preocupação com reciclagem 
9. Formar consumidores conscientes 
10. Orientar sobre uso e descarte
O ISE é “um índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&FBOVESPA com as melhores práticas em sustentabilidade” Uma das dimensões do ISE fundamenta-se no Tripple Bottom Line que prevê três esferas: 
a) econômica; b) social e c) ambiental.
Pilar Econômico 
Envolve o desenvolvimento do mercado, mediante oferta de produtos e serviços que levem benefícios à sociedade, bem como geração de riqueza e empregos, em harmonia com a boa prática das ações concernentes aos pilares social e ambiental.
Pilar Social 
Refere-se a ações que beneficiem a sociedade como um todo e ao combate de práticas que representem risco a qualquer grupo social, como exploração de trabalho infantil ou escravo.
CCDD – Centro de Criação e Desenvolvimento Dialógico 
Pilar Ambiental 
Envolve práticas que tragam benefícios à natureza e que possam reduzir ou eliminar os impactos ambientais causados pela ação de empresas e de pessoas.
Desenvolvimento sustentável é aquele capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”.
Sustentabilidade ambiental Consiste na manutenção das funções e componentes dos ecossistemas para assegurar que continuem viáveis – capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações, para manter a sua variedade biológica.
Sustentabilidade econômica Conjunto de medidas e políticas que visam a incorporação de preocupações, conceitos ambientais e sociais.
Sustentabilidade sociopolítica Orientada para o desenvolvimento humano, a estabilidade das instituições públicas e culturais, bem como a redução de conflitos sociais. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais.
Sustentabilidade cultural 
Leva em consideração como os povos encaram os seus recursos naturais, e sobretudo como são construídas e tratadas as relações com outros povos a curto e longo prazo, com vista à criação de um mundo mais sustentável a todos os níveis sociais.
Instituto Ethos perspectivas (eixo de práticas): direitos humanos, público interno, meio ambiente, cadeia de valor, comunidade e sociedade, governo, mercado, governança. 
7 perspectivas: 
1. Público Interno 2. Meio Ambiente 3. Fornecedores 4. Consumidores e Clientes 5. Comunidade 6. Governo e Sociedade 
ABNT ISO 26000 7 responsabilidades: Accountability, Transparência, Comportamento ético, Respeito aos interesses das partes interessadas, Respeito pelo estado de direito, Respeito às normas internacionais de comportamento, Respeito pelos direitos humanos.
ABNT NBR 16001 – Nacional 
Dispõe sobre a responsabilidade social e sistemas de gestão, sua primeira edição foi publicada em novembro de 2004 e sua segunda versão em julho de 2014. A NBR 16001 representa uma norma de sistema de gestão, podendo ser auditada e permitindo que a organização busque a certificação por uma terceira parte.
26000 diretrizes de responsabilidade social: 
Conceitos, termos e definições referentes à responsabilidade social. 
 Histórico, tendências e características da responsabilidade social. 
 Princípios e práticas relativas à responsabilidade social. 
 Os temas centrais e as questões referentes à responsabilidade social. 
Integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência. 
 Identificação e engajamento de partes interessadas. 
 Comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social. 
CCDD – Centro de Criação e Desenvolvimento Dialógico 25 
 Integração, implementação e promoção de comportamento socialmente responsável em toda a organização e por meio de suas políticas e práticas dentro de sua esfera de influência. 
 Identificação e engajamento de partes interessadas. 
 Comunicação de compromissos, desempenho e outras informações referentes a responsabilidade social. 
A ISO 26000 é uma norma de diretrizes e de uso voluntário; não visa nem é apropriada para fins de certificação.
SA 8000 – Internacional 
Esta norma especifica requisitos de responsabilidade social para possibilitar a uma empresa: 
a) desenvolver, manter e executar políticas e procedimentos com o objetivo de gerenciar aqueles temas os quais ela possa controlar ou influenciar; 
b) demonstrar para as partes interessadas que as políticas, procedimentos e práticas estão em conformidade com os requisitos desta norma. os requisitos da S 8000, de acordo com aEcordar Brasil: trabalho infantil, trabalho forçado, saúde e segurança, liberdade de associação e reinvindicações coletivas, discriminação, práticas disciplinares, horas de trabalho, remuneração, sistemas de gestão.
O Código de Ética Profissional do Contador trata de princípios, tais como deveres e proibições, valor dos honorários contábeis, conduta em relação à categoria profissional e penalidades inerentes às transgressões profissionais dos contadores. Os profissionais da contabilidade devem exercer suas atividades com zelo, diligência, honestidade e capacidade técnica.
Princípios ou elementos considerados indispensáveis ao desempenho satisfatório do serviço prestado pelos profissionais contabilistas: 
Competência. Sigilo. Integridade (confiança e credibilidade). Objetividade(compreensão da inf.)
o art. 12 do CEPC prevê três possibilidades: 
I. advertência reservada; II. censura reservada; III. censura pública. 
 
O comportamento frente aos colegas da categoria deve amparar-se em quatro aspectos: consideração; respeito; apreço e solidariedade.
Escolha contábil é qualquer decisão que tem o propósito de influenciar (tanto a forma como a essência) o resultado do sistema contábil de forma particular, incluindo não apenas as Demonstrações Contábeis publicadas de acordo com os princípios contábeis, assim como as informações preparadas para fins tributários ou exigências regulatórias
As práticas contábeis irão influenciar o gerenciamento de resultados, então esse gerenciamento poderá ser feito por meio de mudanças do método contábil: método de depreciação, regime para reconhecimento de receitas e despesas, método para avaliação de estoques. O gerenciamento de resultados é oriundo do comportamento oportunístico do gestor. Ocorre quando os administradores usam julgamento sob a informação financeira e sobre as atividades operacionais para alterar informações financeiras, ou iludir investidores sobre o desempenho econômico da companhia. Ou ainda, para influenciar resultados contratuais que dependam dos números contábeis informados. O gerenciamento de resultados é uma intervenção proposital no processo de elaboração das demonstrações financeiras externas, com a intenção de obter algum benefício particular (oposto ao processo neutro de reportar os resultados contábeis)
A atuação do gerenciamento de resultados é dentro de certos limites da legislação, observando as normas contábeis que facultam certas escolhas discricionárias. Estas escolhas são decorrentes de regras igualmente aceitas ou do julgamento e estimativas exigidas em normatizações.
Auditoria externa, como fonte confiável que examina e emite pareceres técnicos acerca das Demonstrações e procedimentos contábeis realizados pelas organizações.
Auditoria é uma tecnologia contábil aplicada ao sistemático exame dos registros, demonstrações e de quais quer informes ou elementos de consideração contábil, visando a apresentar opiniões, conclusões, críticas e orientações sobre situações ou fenômenos patrimoniais da riqueza aziendal, pública ou privada, quer ocorridos, quer por ocorrer ou prospectados ou diagnosticados.
O termo fraude refere-se a ato intencional de omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis; fraude é uma ação premeditada para lesar alguém. Termo erro refere-se a ato não-intencional na elaboração de registros e demonstrações contábeis, que resulte em incorreções deles; erro é uma ação involuntária, sem o intuito de causar dano.

Outros materiais