Buscar

TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desenvolvimento da Linguagem Oral e Escrita
Resumo (Revisão)
Teoria das Inteligências Múltiplas
O cientista norte americano Howard Gardner formado em psicologia e neurologia, trouxe no início da década de 1980 a Teoria das Inteligências Múltiplas que foi de grande avanço na transformação da educação. 
Na Teoria de Gardner, todos os indivíduos possuem como parte de sua bagagem genética, certas habilidades básicas em todas as inteligências. Portanto o desenvolvimento de cada inteligência será determinado tanto por fatores genéticos e neurobiológicos quanto por fatores ambientais (GAMA 1998). Cada uma destas inteligências tem sua forma própria de pensamento ou de processamento de informações, além do sistema simbólico que estabelece o contato entre aspectos básicos da cognição e a variedade de papéis e funções culturais; Ele também sugere que alguns talentos só se desenvolvem porque são valorizados pelo ambiente.
Sendo que cada cultura valoriza certos talentos, no qual são dominados por vários indivíduos e depois passados para a geração seguinte. 
Para Gardner a inteligência ou o domínio é uma sequência de estágios; sendo que os indivíduos normais possuem os estágios mais básicos em todas as inteligências, enquanto que os estágios mais sofisticados dependem de maior trabalho ou aprendizado.
Ressalta-se que jamais haverá uma lista única e universalmente aceita de inteligências humanas, mas, inevitavelmente, uma teoria de inteligências múltiplas precisa captar uma gama razoavelmente completa dos tipos de competências valorizados pelas culturas humanas.
Segundo a Teoria das IM, a gama de capacidades dos seres humanos, podem ser agrupadas em categorias ou inteligências abrangentes (Armstrong, 2001, p. 14-15), são elas:
Inteligência linguística: a capacidade de usar as palavras de forma efetiva quer oralmente, quer escrevendo.
Inteligência interpessoal: a capacidade de perceber e fazer distinções no humor, intenções, motivações e sentimentos de outras pessoas.
Inteligência intrapessoal: o autoconhecimento e a capacidade de agir adaptativamente com base neste conhecimento.
Inteligência lógico-matemática: a capacidade de usar os números de forma efetiva e de racionar bem.
Inteligência musical: a capacidade de perceber (por exemplo, como aficionado por música), discriminar (como um crítico de música), transforma (como compositor) e expressar (como musicista) formas musicais. Esta inteligência inclui sensibilidade ao ritmo, tom ou melodia e timbre de uma peça musical. Podemos ter um entendimento figural ou geral da música (global, intuitivo), um entendimento formal ou detalhado (analítico, técnico), ou ambos.
Inteligência espacial: a capacidade de perceber com precisão o mundo visuo-espacial (por exemplo, como caçador, escoteiro ou guia) e de realizar transformações sobre essas percepções (por exemplo, como decorador de interiores, arquiteto, artista ou inventor). Esta inteligência envolve sensibilidade à cor, linha, forma, configuração e espaço. Inclui também, a capacidade de visualizar, de representar graficamente ideias visuais e de orientar-se apropriadamente em uma matriz espacial.
Inteligência corporal-cinestésica: perícia no uso do corpo todo para expressar ideias e sentimentos (por exemplo, como ator, mímico, atleta ou dançarino) e facilidade no uso das mãos para produzir ou transformar coisas (por exemplo, como artesão, escultor, mecânico ou cirurgião). Esta inteligência inclui habilidades físicas específicas, tais como coordenação, equilíbrio, destreza, força, flexibilidade e velocidade, assim como capacidades proprioceptivas e táteis (tato).
Inteligência Naturalista: O indivíduo tem uma ligação forte com os animais, as plantas, compreendem os hábitos de espécies e ecossistemas mesmo que não domine cientificamente esses conceitos. A Inteligência Biológica ou Ecológica se manifesta acentuadamente dos dois ou três anos de idade através do encantamento com animais ou vegetais, podendo se acentuar em idades posteriores e conservando-se intensa e ativa pela vida inteira. 
Alfabetização e Letramento
 Alfabetização: Ação de tornar o indivíduo capaz de ler e escrever
Juntar as letras, formar as palavras e entender.
Letramento: Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais da leitura e escrita.
Utilizar a alfabetização no dia-a-dia, de aplicar, de colocar uma função social na leitura e escrita.
• Indivíduo Alfabetizado: Pessoa que sabe ler e escrever.
 • Indivíduo Letrado: Sabe ler e escrever, e usa socialmente a leitura e a escrita, respondendo as demandas sociais relacionadas a leitura e escrita.

Outros materiais