Buscar

APOL 5 SISTEMAS OPERACIONAIS NOTA 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistemas Operacionais
Mesmo com o aumento da eficiência da multiprogramação e, particularmente, da gerência de memória, muitas vezes um programa não podia ser executado por falta de uma partição livre disponível. A técnica de swapping foi introduzida para contornar o problema da insuficiência da memória principal. Quanto à técnica de swapping, assinale a alternativa correta.
	
	A
	O sistema escolhe um processo residente, que é transferido da memória principal para a memória secundária (swap out), geralmente em disco. Posteriormente, o processo é carregado de volta da memória secundária para memória principal (swap in) e pode continuar sua execução.
	
	B
	Na técnica de swapping as partições são criadas sob demanda e os programas utilizam apenas os espaços de que necessitam, eliminando o problema da fragmentação interna.
	
	C
	Nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a memória era dividida em pedaços de tamanho fixo, denominados swapping.
	
	D
	Na alocação particionada dinâmica os programas só podiam ser carregados e executados em apenas uma partição específica, denominada de técnica de swapping.
Questão 2/5 - Sistemas Operacionais
Considere um sistema que possua as seguintes áreas livres na memória principal, ordenadas crescentemente: 10kb, 4 kb, 20 kb, 18kb, 7 kb, 9 kb, 12 kb e 15 kb. Assinale a alternativa que apresenta em qual dessas partições livres seria alocado um programa de 12 kb utilizando Best-Fit.
	
	A
	Na partição de 12 kb.
	
	B
	Na partição de 9 kb.
	
	C
	Na partição de 10 kb.
	
	D
	Na partição de 20 kb.
Questão 3/5 - Sistemas Operacionais
Para implementação da multiprogramação é necessário que diversos programas estejam na memória principal ao mesmo tempo e que novas formas de gerência da memória sejam implementadas para aumentar a concorrência e o compartilhamento de recursos computacionais. A solução para permitir a multiprogramação foi o particionamento da memória principal.
I) Nos primeiros sistemas multiprogramáveis, a memória era dividida em pedaços de tamanho fixo, chamados partições. O tamanho das partições era definido na inicialização do sistema em função do tamanho dos programas a serem executados e a alteração do tamanho das partições só era possível com a reinicialização do sistema.
II) Na alocação particionada estática absoluta os programas só podiam ser carregados e executados em apenas uma partição específica, mesmo se outras estivessem disponíveis.
III) Na alocação particionada estática relocável, os programas podiam ser executados em uma única partição, previamente definida.
Assinale a alternativa que apresenta o(s) item(ns) correto(s):
	
	A
	Somente o item I está correto.
	
	B
	Somente o item II está correto.
	
	C
	Somente os itens I e II estão corretos.
	
	D
	Somente os itens II e III estão corretos.
Questão 4/5 - Sistemas Operacionais
Considere um sistema computacional com 40kb de memória principal e que utilize um sistema operacional de 10kb que implemente alocação contígua de memória. Assinale a alternativa que apresenta a taxa de subutilização da memória principal para um programa que ocupe 20kb de memória.
	
	A
	50%
	
	B
	10%
	
	C
	25%
	
	D
	15%
Questão 5/5 - Sistemas Operacionais
A alocação particionada dinâmica resolve o problema da fragmentação interna e cria um novo problema para ser gerenciado, a fragmentação externa. Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Fragmentação externa são os espaços em branco que sobram entre as partições e que são cada vez menores não sendo possível o ingresso de novos programas.
	
	B
	Fragmentação externa são os espaços não ocupados pelos programas carregados em partições maiores que o tamanho do programa.
	
	C
	Fragmentação externa são os espaços deixados pelos programas dentro das partições que são criadas dinamicamente.
	
	D
	Fragmentação externa são os espaços deixados pelos processos do tipo CPU-bound pelas constantes trocas de contexto.
	1A
	2A
	3C
	4C
	5A

Outros materiais