Buscar

APS UMA QUESTÃO DE HONRA

Prévia do material em texto

FICHA PARA RELATÓRIO 
DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA – APS 2017/2º
Campus: Ano: 2017
1.Aluno: 
2. Turma: RA: 
3. Título do trabalho: Filme “ UMA QUESTÃO DE HONRA “
4. Data da Atividade 04/12/2017
5. Relatório da Atividade:
O filme conta a história sobre dois fuzileiros atacam, na calada da noite, um colega de pelotão William Santiago, tendo em razão disso ocorrido a morte do fuzileiro, tudo ocorreu na base militar de Guantánamo, em Cuba onde os três serviam. Com a morte do fuzileiro Willian, o soldado “Louden Downey” e o Cabo “Harold Dawson” são responsabilizados pela morte do companheiro de base, sendo levados a julgamento pela Justiça Militar por assassinato.Com isso, o tenente Daniel Kaffee é designado para atuar como advogado dos acusados, propondo inicialmente um acordo para que ambos confessem serem culpados da morte do colega, podendo receber a pena mínima. Porém, os acusados recusam a proposta do advogado, afirmando que para ele provar a inocência seria mais que uma questão de honra, já que ambos apenas cumpriram ordens.
Assim, inicia o período de investigação, durante as investigações Kaffee acredita que o fuzileiro morreu devido um “código vermelho” que foi aplicado pelos companheiros de base, Dawson e Downey. Tal código, apesar de ilegal, é aplicado e praticado no meio militar como uma medida disciplinar imposta aos fuzileiros da base, cuja conduta é considerada insatisfatória perante seus colegas e/ou superiores. A hipótese de Kaffee é de que os acusados teriam cumprido ordens ao aplicar o código, ordens que teriam vindo diretamente do coronel Nathan Jessep, comandante da base. Santiago teria morrido em consequência de problemas de saúde agravados pela punição, o que tornaria o coronel Jessep responsável direto por sua morte, já que os acusados não teriam outra alternativa a não ser cumprir a ordem recebida. 
No decorrer do filme, Kaffee se convence que a única forma de provar a culpa do coronel Jessep é conseguindo a absolvição de seus clientes, fazendo com que o coronel confesse que dera a ordem de para aplicar o “Código Vermelho” contra o fuzileiro Santiago.Desta forma, Kaffee passa a colocar seu plano em prática, solicitando a intimação do coronel Jessep, no intuito de provoca-lo na corte a ponto de fazê-lo confessar. Após um forte debate e interrogatório, Kaffee utiliza sua estratégia, resultando em êxito, fazendo com que o coronel assumisse a responsabilidade da ordem aplicada de interpor o código contra o fuzileiro morto.
O filme demonstra o grau de arbitrariedade aplicada pela alta patente militar americana diante dos seus subordinados. Salientando também, os procedimentos aplicados aqueles que não cumprem as expectativas de seus colegas de trabalho e superiores. Além disso, colocam em tese os movimentos ilegais adotados nas bases militares, que são aplicados de forma aleatória, conforme demonstrado sobre o fuzileiro morto, podendo causar danos irreversíveis.
Vale ressaltar no filme que o julgamento dos fuzileiros Dawson e Downey se da na Corte marcial, nome do tribunal militar que determina punições a membros das Forças Armadas submetidos às leis do direito militar. Virtualmente todas as forças armadas do mundo mantém um sistema de corte marcial para o julgamento de militares que quebrem de algum modo a disciplina, a hierarquia ou as regras militares. Além disso, pode ser usada para julgar e processar inimigos prisioneiros de guerra por crimes de guerra ou contra a humanidade.
O filme questão de honra, aponta também cenas uma possível forma de exclusão de ilicitude. O Código Penal Brasileiro no art.23 e o Código Penal Militar em seu art. 42, adota a expressão “não há crime” quando o agente pratica a conduta mediante o estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento de dever legal e exercício regular de direito. De maneira sintética, pode-se conceituar tal excludente legal de ilicitude como: a lei não pode punir a quem cumpre um dever que ela impõe, ou seja, Quem pratica uma ação em cumprimento de dever imposto pela lei não comete crime. Ocorrem situações em que a lei impõe determinada conduta e, em face da qual, embora típica, não será ilícita, ainda que cause lesão a um bem juridicamente tutelado. No filme questão de honra também aponta a hipótese de aplicação do Código Penal Militar, que preceitua em seu Art. 38. Não é culpado quem comete o crime:  pela Obediência hierárquica 
b) em estrita obediência a ordem direta de superior hierárquico, em matéria de serviços.
        § 1° Responde pelo crime o autor da coação ou da ordem.
        § 2° Se a ordem do superior tem por objeto a prática de ato manifestamente criminoso, ou há excesso nos atos ou na forma da execução, é punível também o inferior.
Sendo assim, pode se observar que fica evidente no filme que há uma possível causa de exclusão de ilicitude. Mas também há conduta do “código vermelho” aplicada pelo soldado “Louden Downey” e o Cabo “Harold Dawson”, se enquadra perfeitamente no § 2° do Art. 38 do CPM. Que ambos, tinham total conhecimento que apesar do “código vermelho” ser comumente aplicada no meio militar, tal conduta é ilegal.

Outros materiais