Buscar

Usina de Reciclagem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Usina de Reciclagem
Alunos: Lucas Medeiros, Luiz Eduardo, Matheus Garcia, Nathalia Frutuoso e Vinícius Gabriel.
Curso: Aprendizagem Industrial – Eletricista de Manutenção.
Disciplina: Ética, Cidadania e Meio Ambiente.
Introdução
 Montar uma usina de reciclagem é uma oportunidade de melhorar a aparência da cidade e tem como causa a preocupação com o meio ambiente, pois são várias as pessoas que se preocupam com o futuro do planeta ou que vivem da coleta de lixo reaproveitável. É importante ressaltar que a consciência sobre a necessidade que o projeto possui para as cidades como manutenção da qualidade de vida.
Como iniciar?
 Para montar uma usina de reciclagem o processo é mais amplo e complexo do que se imagina, pois passa pela conscientização da população em separar o lixo reciclável, conscientização das comunidades coletoras sobre a importância de seu papel, como também a valorização desse personagem de força de trabalho tão essencial. As usinas de reciclagem constituem uma importante oportunidade de inserção no mercado de trabalho para catadores que podem se profissionalizar e trabalhar dignamente, com um salário no fim do mês.
Produtos Recicláveis
 Recicláveis – existe uma infinidade de produtos que podem ser reciclados, entre eles estão plásticos, vidros, alumínio, madeira e papel que são produtos que podem ser transformados em outros produtos através de processamento.
 Os papéis que podem ser reaproveitados são papéis para impressão, papéis para embalagem, papéis cartões, tipo kraft, heliográfico e outras variedades.
 Os plásticos reciclados podem ser extraídos de embalagens de xampus, detergentes, produtos de limpeza, refrigerantes e outros produtos, que uma vez processadas, podem se transformar em outros produtos prontos para consumo.
 Outros produtos que podem ser reciclados são as lâmpadas, pneus, pilhas e baterias. Há ainda os tubos PVC, cujas possibilidades de transformação e reutilização e fabricação são enormes. Entre os materiais transformados pelo PVC está a bolsa de PVC desenvolvida por designers.
Qual a importância?
 Ambientalmente, os benefícios da reciclagem são muitos, a começar pela redução da
poluição do ar, das águas e do solo, ao passo em que, com a maior adesão da população
à coleta seletiva e à reciclagem, há também uma importante diminuição do volume de
resíduos despejados diariamente em ruas e terrenos, bem como em lixões, depósitos de
lixo e aterros, chegando, em localidades onde a adesão da população à coleta e à
reciclagem é grande, a não haver mais necessidade de criação ou manutenção destes.
Como ocorre o processo:
 Após a triagem, o material a ser reciclado é separado e depois prensado. Depois disso, finalmente o material é direcionado ou vendido para diferentes empresas que atuam em setores diversos e necessitam desse material para a fabricação de seus produtos.
 É importante salientar que esse processo de reciclagem se torna muito mais eficiente quando o lixo a ser coletado já está devidamente separado da forma correta.
 Infelizmente muitos dos produtos que podem ser reciclados acabam sendo descartados no processo de triagem por razões como excesso de sujeira, presença de resíduos orgânicos e misturados com óleo, etc.
 Para que o processo de reciclagem nas usinas seja cada vez mais eficiente é necessário uma maior conscientização da população quanto a separação de seu lixo de forma correta, assim como dos materiais que podem ou não ser reciclados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes